Tendência são veículos que misturam características

Detroit 2000 - Híbridos são o futuro
  1. Home
  2. Bolso
  3. Tendência são veículos que misturam características
Marcelo Prado
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Salão de Detroit começou há poucos instantes, nos Estados Unidos, com as primeiras entrevistas coletivas reservadas à imprensa mundial. Mas você, que é o usuário mais bem informado da Internet brasileira, não vai perder nenhum detalhe, em tempo real, do que acontece neste que é o primeiro evento automobilístico de caráter mundial do ano 2000. E o salão abre suas portas com uma certeza, uma nova tendência para os próximos anos: os veículos híbridos são, cada vez mais, a principal tendência de mercado.

As maiores indústrias automobilísticas mundiais travam uma corrida desenfreada pela criação de modelos de difícil definição: trata-se de uma van? uma picape? uma perua? um off-road? ou tudo junto?. Se você tiver essa dúvida ao avistar um desses carros, as montadoras irão agradecer.

Esses modelos híbridos, que na verdade não são realmente uma novidade de mercado, vide o Subaru Outback, conseguem juntar, sobre uma mesma plataforma, uma, duas ou mais características de um utilitário-esportivo, o conforto e o espaço das vans, a versatilidade dos carros de passeio e a força das picapes. Parece impossível? Para montadoras como a Ford e a General Motors, que juntas desembolsaram uma quantia aproximada de US$ 1 bilhão em projetos, a resposta definitivamente é não, e vem amparada em sólidas pesquisas de opinião pública.

Mas vamos aos fatos. A General Motors está apresentando em Detroit a Avalhanche foto, uma picape que combina o conforto e a capacidade off-road de um utilitário-esportivo com o desenho de uma picape tradicional. O resultado é um modelo de quatro portas, com motor V8, equipado com bagageiro coberto e de fácil manuseio. O modelo deve estar nas ruas no início de 2001.

A Ford não fica atrás nesta corrida e apresenta a F-150 SuperCrew 4x4, que chega ao mercado nos próximos meses, equipada com motor V8. A Ford preferiu lançar seu produto mais rápido no mercado apostando que pode, com isso, diferenciar seus veículos dos precursores dos modelos híbridos, casos da Subaru, Nissan e Dodge.

Outras montadoras preparam suas armas também neste novo segmento. São os casos da Toyota Tundra e Sequoia, a BMW X5, o Pontiac Aztek, além dos modelos DaimlerChrysler, como o PT Cruiser, o Lincoln Blackwood e o novo Subaru Forester. A Acura, que pertence ao grupo Honda, também vai mostrar em Detroit o conceito MD-X, um misto de utilitário-esportivo, van e picape fechada.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors