Venda de híbrido é a que mais cresce

Ainda incipiente, vendas de híbrido cresce 95% em um ano
  1. Home
  2. Bolso
  3. Venda de híbrido é a que mais cresce
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Embora tenha ainda uma participação ínfima no mercado brasileiro, o carro híbrido (que funciona com um motor a combustão e outro elétrico) tem aumentado as vendas e despertado interesse no consumidor.

Nas vendas acumuladas neste ano, até maio, os híbridos tiveram aumento de 95%, num período em que o mercado de carros e comerciais leves teve queda de 5,2%. Nos cinco primeiros meses do ano passado foram comercializados apenas 175 unidades de híbridos e no mesmo período deste ano foram 341.

Além do híbrido, apenas o carro à gasolina aumentou as vendas este ano, mas num índice bem menor: + 4,3%, enquanto todas as outras fontes de energia tiveram queda de vendas no período (veja quadro). O crescimento do motor a gasolina é resultado do aumento de vendas de alguns modelos de grande volume, como o Golf, que passou a ser importado da Alemanha com motor a gasolina, o Audi A3 sedã e o Hyundai i30.

As vendas de carro tetracombustível: álcool e gasolina (flex) + gás, foram as que mais caíram até maio: foram 1.681 unidades neste ano, contra 2.247 de janeiro a maio do ano passado.

O carro flex, que representa a maior parte das vendas (88%) também teve queda no período, de 5,9%, e os modelos movidos a diesel tiveram queda de 3,5% (de 85.051 para 82.082 unidades).

Além dessas, o mercado brasileiro oferece outras sete fontes de energia, sendo que a maioria é resultado de duas ou mais fontes combinadas. Todas elas, no entanto, são experimentais, não têm volume comercial, com exceção do motor a álcool, que já não é comercialmente viável, mas ainda faz presença com uma ou outra unidade.

Entre as fontes de energia alternativas que o Brasil dispõe estão: gás metano, gasogênio, combinação diesel + gás natural e combinação gasolina + GNV.

O carro híbrido já é uma realidade em vários países e só não decolou no Brasil porque ele não tem uma classificação fiscal. Sendo assim, entra no item “outros”, recolhendo a maior carga tributária entre todos os tipos de combustível.

Essa situação está prestes a mudar; a Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, atua junto ao governo fcaptional para que o carro híbrido, assim como o elétrico, tenha algum incentivo tributário. A expectativa é que o pacote de incentivos seja divulgado em breve e que ele contemple a eliminação total do IPI, que é de 25% para carros importados. Os empresários acham que essa medida – adicionada a outras, como a isenção do IPVA, já aprovada na cidade de São Paulo - vai propiciar um rápido crescimento das vendas de híbridos no Brasil.

Atualmente o híbrido mais barato é o Toyota Prius, custa R$120,8 mil.

Ranking de crescimento

Jan-Mai/2014 X Jan-Mai/2013

 

Combustivel

2013

2014

%

 Híbrido (gasolina e elétrico)

175

341

94,9

 Gasolina

73.733

76.907

4,3

 Diesel

85.051

82.082

-3,5

 Flex (álcool/gasolina)

1.243.780

1.171.016

-5,9

 Flex (álcool/gasolina/GNV)

2.247

1.681

-25,2

Fonte: Renavam

 

 

 

 

 

Vendas de híbridos - 2014

Marca

Modelo

Unid/Jan-Mai

Preço

Ford

Fusion

285

R$ 128,7 mil

Toyota

Prius

52

R$ 120,8 mil

Lexus

CT200H

4

R$ 134 mil

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors