Vendeu o veículo? Veja como receber o pagamento

Dicas para fechar garantir o dinheiro na sua conta antes de entregar o veículo e a documentação ao novo proprietário

  1. Home
  2. Bolso
  3. Vendeu o veículo? Veja como receber o pagamento
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de anunciar seu veículo na Webmotors e fechar a venda, chegou a hora de entregá-lo ao novo dono e receber o pagamento. Nesse momento, é natural ficar receoso sobre como fazer a transação financeira com segurança e não ser passado para trás.

A recomendação fundamental é apenas preencher o CRV (Certificado de Registro do Veículo), o documento de compra e venda, com os dados do novo proprietário após receber o dinheiro. Como não convém andar por aí com uma considerável soma de dinheiro em espécie, o mais seguro é receber via transferência bancária.

icon photo
Legenda: Bmw Financiamentos
Crédito: BMW Financiamentos

Para o negócio ficar tranquilo e transparente a ambas as partes, marque um encontro com o comprador em um cartório onde você tenha firma reconhecida para preencher o CRV. Antes disso, porém, certifique-se que a transferência do valor combinado foi feita para a sua conta. A transação pode facilmente ser realizada no local, via aplicativo de celular ou por telefone. Ou, ainda, em uma agência bancária próxima ao cartório.

Se a transferência for efetuada entre contas do mesmo banco, o dinheiro entra na hora. Caso os bancos sejam diferentes, solicite que o comprador faça transferência via TED, que também é concretizada em instantes (e cobra uma taxa, a cargo do novo dono, que varia de acordo com a instituição financeira).

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS VANTAGENS DO AUTOPAGO

 Autopago
Legenda: Autopago
Crédito: Webmotors/WM1

Depois de certificar-se que o pagamento foi efetuado e preencher o CRV, providencie duas cópias autenticadas reconhecidas em firma e, só então, entregue o documento original ao novo dono. Uma das cópias deverá ser encaminhada ao Detran, em até 30 dias contados a partir da data da negociação, para que seja feita a comunicação de venda, uma responsabilidade do vendedor.

VEJA TAMBÉM

Se a comunicação de venda não for encaminhada ao órgão de trânsito em até 30 dias, o vendedor está sujeito a multa de até 50 UFIR, além de ser responsabilizado com o comprador por infrações cometidas e passíveis das penalidades impostas.

No estado de São Paulo, desde 2014 não é mais necessário ir a um Detran para comunicar a venda - o próprio cartório onde a firma do CRV foi reconhecida é responsável por enviar as informações à Secretaria da Fazenda e ao Detran. Em São Paulo, a inclusão da comunicação de venda pode ser verificada pela internet em até 72 horas após o registro do documento de compra e venda no cartório.

PAGAMENTO EM CHEQUE

Se você aceitar pagamento em cheque, certifique-se que o mesmo tenha fundos e o dinheiro já esteja em sua conta antes de entregar o carro e o documento de compra e venda preenchido para a transferência. Cheques administrativos diminuem o risco, que só existe se forem falsificados. Confira a validade do cheque administrativo, ligando para o banco com o cheque em mãos. Vale a pena fazer um contrato se o pagamento for parcelado.

Não se esqueça: todos os documentos que envolvem a transação, recibos e comprovantes, devem ser guardados.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors