9 dúvidas sobre alinhamento e balanceamento

Saiba exatamente quando fazer os serviços no seu automóvel e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

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Fernando Miragaya
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Ao levar o carro no mecânico para avaliações ou trocas de pneus, você já deve ter ouvido a seguinte pergunta: quer fazer alinhamento e balanceamento? Mas para responder com propriedade e não cair em conversa de vendedor, você sabe em qual momento é necessário realizar o serviço? Ou melhor, sabe para quê ele serve?

Se não souber, tudo bem, essa é uma dúvida sua e de milhares de motoristas. Para ajudá-los, o WM1 trará as respostas para as principais dúvidas sobre alinhamento e balanceamento.

O que é o alinhamento e balanceamento?

Vamos por partes. Primeiro, vale dizer que alinhamento e balanceamento não são as mesmas coisas. Os dois serviços são extremamente necessários para que você tenha um bom equilíbrio do carro enquanto dirige, mas desempenham funções diferentes.

O alinhamento (ou paralelismo do eixo) é feito para ajustar os ângulos das rodas, para que elas sigam as especificações feitas de fábrica. Já o balanceamento é realizado quando você sente vibrações e trepidações em excesso e desnecessárias.

Quando fazer o alinhamento ou balanceamento?

Não existe uma regra, mas sim uma recomendação por especialistas. O ideal é que, a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que os pneus não apresentem desgastes, seja feita uma avaliação para saber se continua tudo certo. Caso necessário, faça o alinhamento ou o balanceamento.

Para que serve o alinhamento?

O alinhamento está ligado diretamente a vários fatores no dia a dia do motorista, mesmo que não pareça. Ele serve, principalmente, para:

  • Aumentar o conforto do motorista e passageiros
  • Evitar o desgaste dos pneus e aumentar a vida útil deles
  • Melhorar o desempenho dos pneus e aumentar a economia de combustível
  • Tornar as viagens (curtas e longas) mais seguras ao aumentar a estabilidade
  • Como as rodas ficam desalinhadas?

    São diferentes fatores que podem causar o desalinhamento das rodas. Ao passar por um buraco maior, ou encostar com certa força no meio-fio e até mesmo choques mais graves podem deixar a suspensão desalinhada.

    O rodízio de pneus ou a troca de peças da suspensão do veículo também podem ocasionar desalinhamento. Por isso, sempre que realizar qualquer manutenção nos pneus, vale se certificar que está tudo alinhado.

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    Legenda: Desgaste irregular dos pneus pode ser sinal de que o conjunto necessita de balanceamento
    Crédito: iStock

    Como o alinhamento é feito?

    Muitas pessoas acreditam que o alinhamento é feito apenas nos pneus. Na verdade, ele é executado no conjunto de pneus e rodas. Ao balancear a roda, o profissional utiliza uma máquina especializada para balanceamento que identifica os pontos com desnível e peso em excesso.

    Com isso, pesos são colocados no interior e exterior da roda para contrabalancear o peso enquanto ela gira. Para realizar esses ajustes de alinhamento no carro, são utilizados três ângulos: cambagem, convergência/divergência e caster. Conheça como atua cada um deles!

    Cambagem

    Ao realizar o serviço, é comum ouvir falar sobre o alinhamento e cambagem juntos. Para que você entenda, ela é uma referência de ângulo da roda que, quando inclinada em excesso, provoca um desgaste desigual. Os seus dois tipos são:

    Cambagem positiva

    Quando o topo da roda fica inclinado para fora do veículo. O excesso de bagagem positiva faz os pneus se desgastarem na borda externa, tornando-o cada vez mais deteriorado e inapropriado para o uso.

    Cambagem negativa

    Se a positiva já não é boa, a cambagem negativa também não faz bem. Ela acontece quando o topo da roda está inclinado para dentro do veículo. Assim, os pneus também se desgastam na borda interna.

    Convergência e divergência

    Esta é uma medição de distância feita do alto entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus. O ajuste é realizado para diminuir os desgastes dos pneus, principalmente quando estão sob frenagem.

    Convergência em excesso

    Quando ocorre um excesso de convergência, a banda das bordas externas dos pneus se desgastam mais. É possível notar de longe quando isso ocorre.

    Divergência em excesso

    Com a divergência em excesso acontece o contrário. A banda de rodagem interna dos pneus que passam a se desgastar mais, gerando rebarbas na borracha e ficando perceptível mesmo ao passar a mão na região.

    Caster

    Este é o ângulo de inclinação do eixo de direção ou pino-rei em relação à vertical. Para medi-lo, é feita uma linha imaginária entre os pivôs superiores e inferiores da suspensão que visa criar estabilidade central e direcional.

    Como o balanceamento é feito?

    O serviço pode ser feito de duas formas: estático e dinâmico. No primeiro, o balanceamento é realizado com o conjunto totalmente imóvel.

    Já o segundo, dinâmico, é feito com o conjunto em rotação. Ele é mais profundo que o estático e costuma ser utilizado para corrigir falhas que o mesmo não consegue.

    Os sistemas medem as forças do conjunto em rotação. Ao conseguir o equilíbrio, o serviço do estático acontece de forma automática e dispensa a necessidade de fazê-lo separadamente.

    Independentemente da maneira executada, o objetivo do balanceamento é evitar trepidações no carro em velocidades acima dos 60 km/h. Assim, enquanto dirige, você evita desgaste dos pneus e não compromete a capacidade de frenagem do veículo.

    Quando fazer o balanceamento?

    Momentos em que se mostra necessário executar o serviço:

    • Sempre que um pneu for trocado
    • Quando um peso balanceado for perdido ou retirado
    • Toda vez que você comprar pneus novos
    • Quando é feita uma reparação no pneu
    • Além disso, ao notar o veículo saltando ou vibrando em excesso, consulte profissionais especializados e de confiança para realizar o serviço.

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      Legenda: O ideal é procurar lojas com equipamentos de última geração para alinhamento e balanceamento
      Crédito: iStock

      Como saber que preciso fazer alinhamento ou balanceamento?

      A melhor forma de saber que necessita realizar o alinhamento ou balanceamento do veículo é no dia a dia. Conforme você for dirigindo, os sinais aparecem ao notar uma dificuldade para andar com o carro em linha reta ou quando ele começa a puxar para um dos lados.

      Para aumentar a vida útil dos pneus do seu carro e evitar trocas com frequência, realizar os serviços quando necessário é extremamente importante. Por isso, fique atento para levar ao especialista quando for preciso.

      Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

      O preço de alinhamento e balanceamento vai variar de acordo com uma série de fatores: o estabelecimento escolhido para fazer o serviço, os equipamentos do local e o tipo de veículo. Os valores podem ir de R$ 90 até R$ 300.

      Ressaltamos a importância de sempre escolher um local com profissionais especializados em pneus e que tenham equipamentos de ponta para realizar o serviço. Lembre-se, o alinhamento e balanceamento são serviços preventivos que podem te poupar de gastos ainda maiores mais à frente.

      Veja outras informações como essa aqui no WM1!

      Depois de tirar todas as suas dúvidas sobre alinhamento e balanceamento, você já sabe exatamente o que responder ao vendedor que oferecer o serviço, certo? Para ficar por dentro de outras informações como essa, acompanhe todas as nossas novidades aqui no WM1.

       

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