Além de chocolates, a Suíça produz o Enzmann 506

Feito sobre a plataforma do Fusca, carro mostra semelhanças com o Brasil
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Além de chocolates, a Suíça produz o Enzmann 506
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em um de seus informativos de imprensa, a Rinspeed, que cria carros conceituais o tempo todo, como o eXasis leia mais sobre ele aqui, dizia não haver fabricantes de automóveis na Suíça. Só que, além de chocolate, esse pequeno país também já fabricou automóveis, e volta a fazê-lo com o Enzmann 506.

Talvez a Rinspeed não considere o Enzmann como algo que possa ser verdadeiramente chamado de um produtor suíço por conta de seu processo artesanal de fabricação. E esse processo, além dos materiais empregados, mostra que a Suíça, diferentemente do que se pensa no Brasil, esta muito mais próxima da realidade de um país como o nosso do que seria de esperar.

Quando se pensa em um país rico, por exemplo, a idéia, preconceituosa, diga-se, é que qualquer um de seus produtos será sempre tecnologicamente avançado. Não é o caso do Enzmann, que é feito sobre a plataforma do Fusca, chamado por aqui de Coccinelle joaninha, e com carroceria de resina reforçada por fibra de vidro. Isso lembra as belas réplicas de Porsche fabricadas no Brasil pela Chamonix, mas as semelhanças terminam por aí.

Para começar, porque o Enzmann, apesar do jeitão de carro antigo, não é uma réplica. Ele tem desenho original e é feito em uma peça única, com exceção das tampas do capo e do porta-malas. Pode reparar, leitor: o Enzmann nao tem portas. Para entrar nele, só no sistema "Speed Racer", pulando para dentro. A aparência saudosista se deve ao fato de o Enzmann ter sido produzido pela primeira vez em 1957. Sua construção era tão boa, e o sucesso foi tão grande, que a Volkswagen, temendo concorrência ao Karmann-Ghia, suspendeu a venda de chassis do Fusca para a Suíça, o que matou o Enzmann em pouco tempo.

Em segundo lugar, vem o fato de o motor 1,6-litro boxer refrigerado a ar que é usado no carrinho não ser da Volkswagen. Ele é, isso sim, o mesmo que era utilizado no Porsche 356, com 90 cv, o que o torna mais divertido de conduzir. Isso pode ser dito mesmo sem que tenhamos a experiência de dirigi-lo porque 90 cv fazem muito por carrinhos de mais de 900 kg, tornando-os gostosos de dirigir, ainda que não exatamente esportivos. Pois o Enzmann pesa apenas 500 kg. Metade do peso, como se sabe, é o dobro de diversão.

Como o Enzmann é feito sob encomenda, ele pode receber tanto este motor quanto qualquer outro que caiba no cofre, além de freios mais modernos e suspensões multilink, se for desejo do cliente. Isso faz com que não exista nenhum Enzmann 506 semelhante a outro. Por 60.000 francos suíços, ou cerca de R$ 110 mil, e o mínimo que se poderia esperar dele.
________________________________

Oferecimento: Volkswagen

Volkswagen
________________________________

Gosta de carros especiais ou feitos sob encomenda?

Então veja como, aqui no WebMotors, as opções brasileiras:

Americar

Bianco S Tarpan

Chamonix

Dacon Pag Nick

Dardo

Envemo

Lobini

Miura

MP Lafer

Puma

Santa MatildeVeja outras matérias de Genebra:

Genebra esquenta os motores

Fiat Lamborghini Gallardo Superleggera

Fiat Grande Punto Abarth

Mestres italianos fazem a festa em Genebra

VW Golf Variant

Audi A5 e S5

Maserati GranTurismo

Novo Ford Mondeo

Peugeot SW Outdoor

Dodge Demon

KTM X-Bow, pronto para sair do forno

Volvo V70 foca em segurança e esportividade

Novo Peugeot 207 CC

Rinspeed eXasis

Fiat Bravo

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors