Audi revela o A5 Sportback, o primeiro cupê de cinco portas do mundo

Classificação correta para este novo automóvel seria fastback, mas perfil elegante o confunde com os cupês
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Audi revela o A5 Sportback, o primeiro cupê de cinco portas do mundo
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O mundo hoje anda com conceitos bem pouco precisos. Cupê, por exemplo, deveria ter apenas duas portas, em sua definição clássica, mas a Mercedes-Benz destroçou esse conceito com o Classe CLS, o primeiro cupê de quatro portas do mundo. Desde então, a ideia de misturar propostas, que acabou criando os crossovers, ganhou terreno e vem gerando filhotes. O mais recente deles é o novo Audi A5 Sportback, o primeiro cupê de cinco portas do planeta.

Ao contrário de outros cupês, o A5 Sportback não tem uma tampa de porta-malas tradicional, mas sim uma porta traseira, que se levanta com o vidro. Isso dá um acesso melhor ao compartimento, ainda que possa confundir o carro com um hatchback ou, mais acertadamente, com um fastback. O caso é que a silhueta elegante e esportiva do carro o identifica claramente com um cupê. Seja ele cupê ou fastback, o que é certo é que ele agora tem portas que dão acesso a cada um de seus assentos só quatro.

Apresentado em 2007, no Salão de Genebra, o A5 se inspirou no carro-conceito Nuvolari, de 2003, também mostrado em Genebra. Com 4,71m de comprimento, ele é 8 cm maior que o modelo de três portas. Ele também tem entreeixos mais generoso 2,81 m contra 2,75 m e um porta-malas mais amigo de quatro passageiros 480 l contra 455 l.

Em relação a seus motores, ele traz seis opções: três a diesel e três a gasolina. Das três a diesel, uma é de quatro cilindros o 2-litros de 170 cv e duas são V6 2,7-litros de 190 cv e 3-litros de 240 cv. Das a gasolina, duas se baseiam no quatro-cilindros de 2 litros TFSI, com 180 cv e 211 cv, e um V6 de 3,2 litros e 265 cv.

Com o novo carro, a Audi amplia o alcance revolucionário do carro. A BMW, por exemplo, tem apenas um cupê baseado no Série 3, menor que o A5, e o Série 6, que não é a versão cupê do Série 5, mas um real intermediário, em termos de tamanho, entre o Série 5 e o Série 7. O cupê da marca da Baviera tem 4,82 m, com 2,78 m de entreeixos. A Mercedes-Benz também não tem nenhum cupê deste tamanho, apenas o E Coupé e o CL, que entram no mesmo caso dos veículos da BMW.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de cupês esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

BMW Série 6

Jaguar XK8

Volvo C70

Nissan 350Z

Mercedes-Benz Classe CLS

Leia também:

ABT cria versão especial para o novo VW Golf GTI

Bentley Continental GT ganha pintura especial de Romero Britto

Mugen Type R. Pode acreditar, leitor: isso é um Civic

Mustang ganha versão especial Iacocca em seu 45º aniversário

Devon GTX, com base do Viper, será apresentado em Pebble Beach

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors