BMW M3 CSL

Cupê alemão ganha versão ainda mais esportiva
Redação WM1
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- Exibida pela primeira vez no Salão de Frankfurt, no ano de 2001 – ainda como protótipo – a BMW M3 CSL chega à versão definitiva, que será produzida em série.

O carro oferece nada mais, nada menos do que muita esportividade. Para se ter uma idéia, essa versão é 110kg mais leve do que o modelo “original” do qual deriva. Seu peso total é de 1385 quilos, segundo a BMW.

Há grandes entradas de ar embutidas no pára-choque e nas laterais do carro, além de aerofólio traseiro, que visa manter a estabilidade em curvas.

O teto é feito em fibra de carbono, que resulta em economia de 6 kg em relação ao da versão conhecida do M3. O carro também tem centro de gravidade mais baixo, outro fator importante para manter o carro literalmente colado ao asfalto. O esforço para chegar-se ao menor peso possível foi tanto que a espessura do vidro traseiro é menor que a dos demais.

Em seu interior, nada de luxo e parafernália eletrônica. Itens como ar-condicionado e mesmo o equipamento de som são oferecidos apenas como opcionais. Os bancos têm sua estrutura feita de fibra de vidro e formato “concha”, como os carros de competição. Permanece apenas o controle de estabilidade DSC, com um detalhe: por meio de uma tecla instalada no volante, é possível utilizá-lo no modo esporte, que retarda sua entrada em funcionamento, conferindo mais emoção ao condutor.

A M3 CSL é equipada com motor 3.2 litros, de seis cilindros em linha, capaz de gerar 360 cavalos de potência às 7.900 rpm e torque máximo de 37,0 kgfm às 4.900 rpm. A relação peso-potência é de 3,85 kg/cv. O cupê atinge, segundo dados da própria BMW, 250 km/h de velocidade máxima – limitada eletronicamente – e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos. O modelo é equipado com câmbio seqüencial de 6 marchas SMG, tecnologia desenvolvida na Fórmula 1, que efetua as mudanças em apenas 0,08 segundo, de acordo com a BMW.

O cupê é equipado com rodas especiais de 19 polegadas e pneus especialmente desenvolvidos para ele pela Michelin: 235/35ZR 19 na dianteira e, na traseira, 265/30ZR 19. Seus freios foram redimensionados para maior eficiência e o comprador pode optar por um kit esportivo.

Aqui no Brasil não há sinais de que o modelo venha a ser comercializado. Mesmo na Europa a M3 CSL será vendida apenas sob encomenda.

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