A Citroën revelou imagens de seu futuro sedã compacto destinado ao mercado chinês. É o C3 Lounge, baseado na plataforma PF1, a mesma utilizada por C3, C4 Cactus e Aircross, além dos Peugeot 208 e 2008.
Em termos mercadológicos, temos um sedã de porte e proposta parecidos com os do Chevrolet Onix Plus. Vale lembrar que nos mercados europeu e chinês a marca vende o C-Elysée, uma espécie de "Renault Logan da Citroën".
O C3 Lounge, portanto, nasce com a proposta de ampliar mercado. Ele não aposenta o C-Elysée, ainda mais por conta do visual mais off-road.
O C3 Lounge terá 4,50 m de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1.74 m de largura e 1,51 m de altura. Na China, usará o motor 1.2 de três cilindros turbo (116 cv e 19,4 kgf.m), que também deverá ser empregado na nova geração do Peugeot 208 no Brasil. O câmbio do carro chinês poderá ser manual ou automático de seis marchas.
O visual do sedã segue a nova linguagem de design da Citroën, que traz aspectos de carro aventureiro em todos os seus modelos - é só dar uma olhada nos novos C3 e C4 Cactus europeu, além dos próprios C5 AirCross e C3 XR.
Ele tem caixa de roda com molduras pretas e um aspecto de suspensão elevada. Tal qual o novo Renault Logan quando equipado com câmbio CVT.
A Citroën não deve trazer o C3 Lounge para o Brasil. É importante lembrar que a marca anunciou recentemente um projeto global chamado "Smart Car", no qual irá desenvolver três compactos (hatch, sedã e SUV) para mercados emergentes, mas o C3 Lounge não está nessa lista.