Chevrolet no encalço do EcoSport

Prisma Y, aparente exercício de criatividade da marca, é outro carro que pode dar origem a uma versão de produção
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Chevrolet no encalço do EcoSport
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando falava da ampliação da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a GM cogitava produzir ali mais dois modelos além do Celta. O primeiro, segundo as especulações do mercado, seria um sedã. Como o leitor já sabe, este mês foi apresentado o Prisma, o Celta sedã leia a avaliação deste carro aqui . O outro carro seria um utilitário esportivo pequeno, que viria para disputar mercado com o Ford EcoSport, que hoje reina sozinho em seu segmento. Pois eis que, no Salão do Automóvel deste ano, a Chevrolet mostra um “exercício de design”, o Prisma Y.

E o que é o Prisma Y? Nada menos que um utilitário esportivo pequeno, feito sobre a plataforma do Celta/Prisma. A Fiat fez o mesmo com o FCC Adventure leia mais sobre ele aqui, mas exercícios de criatividade não são mais tão pouco pragmáticos quanto eram no passado. Quando surgem, pode apostar que ou eles inspirarão novos modelos, caso do FCC, ou serão base para o desenvolvimento de um produto, como apostamos que será como o Prisma Y.

A Chevrolet não divulgou informações técnicas sobre o carrinho, como vão livre, motorização, espaço interno e outras pistas do tipo, mas informa que o porta-malas foi privilegiado, sendo maior que o do Prisma de 439 l para favorecer a prática de todo tipo de esporte, de surf a bicicleta. Não é segredo que, apesar de parrudo, o EcoSport não oferece um porta-malas lá muito razoável apenas 292 l, pouco maior que o de um VW Gol ou que o do Fiat Palio. Já seria uma vantagem da GM.

Os pneus são de aro 16” e, pelas fotos, nota-se uma boa altura em relação ao solo. Nada exagerado, como os escapes duplos na traseira, típicos de carros equipados com motores em “V”, mas o suficiente para enfrentar a estradinha para o sítio no final de semana.

Para a motorização, pode-se apostar no 1,4-litro, nas versões de entrada, e na 1,8-litro para as mais sofisticadas. O 2-litros também poderia ser uma opção, mas talvez ele não caiba no cofre do motor.

Especulações à parte, e adaptando o ditado popular, quando o mercado diz ou é, ou foi ou será. O Ford EcoSport deve aproveitar bem seus últimos momentos de solidão no segmento que ele inaugurou no Brasil.

DERRAPAMOS: Ao contrário do que dizia o texto, a fábrica da Chevrolet no Rio Grande do Sul fica em Gravataí, e não em Guaíba. O texto já foi corrigido.


Salão Internacional do Automóvel
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209
São Paulo – SP
19 a 29 de outubro
Ingressos: R$ 25 adulto; R$ 15 crianças de 5 a 12 anos e entrada gratuita para crianças até 4 anos e maiores de 65 anos.


Gosta dos “off-road lights”?

Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos deste segmento:

  • Fiat Palio Adventure

  • Fiat Doblò Adventure

  • Volkswagen CrossFox

  • Volkswagen Parati Crossover

  • Volkswagen Saveiro Crossover

  • Ford EcoSport

    Leia também:

    TAC Stark

    Anti-EcoSport da Fiat?

    Jeep Commander

    Degrau dobrável para picapes

    Paris, o salão dos utilitários
    ________________________________

    Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
    ________________________________
    E-mail: Comente esta matéria

    Envie essa matéria para uma amigoa

  • Comentários

    Ofertas Relacionadas

    logo Webmotors