Conceito transparente: Rinspeed eXasis

Fabricante suiço exibe fotos de roadster translúcido que irá aoSalão de Genebra
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Conceito transparente: Rinspeed eXasis
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em 1967, a Bayer apresentou o primeiro carro feito todo de plástico, na feira de plástico K67, na Alemanha. Quarenta anos depois, a empresa ajudou a trazer à vida outro carro feito de plástico, mas, desta vez, transparente: o Rinspeed eXasis, que será apresentado no Salão de Genebra, que acontece de 8 a 18 de março na bela cidade suíça.

O carro servirá para comemorar os 30 anos da Rinspeed, que ficou famosa por carros pouco convencionais, como o Splash, um carro anfíbio que desliza sobre a água com hidrofólios leia mais sobre ele aqui.

O material, chamado de Makrolon, é semelhante a vidro, mas mais resistente e maleável. Ao contrário de outros modelos da Rinspeed, ele não se baseia em um carro já produzido em série. Trata-se, desta vez, de um veículo totalmente novo, com projeto próprio, como se pode ver através da carroceria, que recobre um chassi em formato de charuto, semelhante ao de carros de corrida antigos, como os da Auto Union. A inspiração se torna ainda mais clara quando se vê a distribuição de bancos: um atrás do outro, como se o carro fosse um monoposto que resolveu levar uma pessoa a mais para passear.

Pela carroceria também é possível ver todas as partes mecânicas, como o motor, de apenas 750 cm³ e dois cilindros, semelhante ao do Splash. Sua transmissão vai instalada abaixo do propulsor, que também é fabricado pela Weber. Num primeiro momento, ele pode parecer raquítico e indigno de um carro com essa aparência, mas, nessa versão, usa álcool e turbo, para produzir 150 cv e, ainda assim, se manter ecologicamente correto.

No fim das contas, o motorzinho Weber, montado entreeixos, à frente do eixo traseiro, tem papel decisivo numa das características mais interessantes do carro: o baixíssimo peso, de apenas 750 kg. A relação peso/potência é de 5 kg/cv, próxima ou inferior à de alguns dos melhores carros esporte do mundo. Em velocidade, quem olhar para o assoalho do carro, também translúcido, terá toda a dimensão de seu movimento.

Os bancos foram projetados em conjunto com a Recaro, que também os produziu. Em vez de trazer um assento tradicional, ele traz doze cintas de Makrolon, número que faz referência ao número de pares de costela que um ser humano tem.

Com tração traseira, o eXasis usa pneus Pirelli e rodas de aro 22”, tendo sido construído pela Esoro, uma empresa suíça especializada na confecção de protótipos automotivos. Curiosamente, não há na Suíça nenhuma fábrica de automóveis, mas isso não deveria surpreender. Afinal de contas, um dos produtores de chocolate mais famosos do mundo, se não o mais, também não tem um só pé de cacau. Se o eXasis fosse um chocolate, seria de um tipo inusitado, mas certamente agradável.

DERRAPAMOS - Ao contrário do que afirmamos, a mulher tem, como o homem, 12 pares de costelas. O texto já foi devidamente corrigido.


Gosta de roadsters?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Mazda MX-5 Miata

Pontiac Solstice

Leia também:

Dodge Demon

Mercedes-Benz SLR McLaren 722

KTM X-Bow, pronto para sair do forno

Showbike – Iceman Bike, a moto do Kimi Raikkonen

SEGREDO! – Subaru Impreza

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors