Coronavírus: como ficam os lançamentos de carros?

Novos Peugeot 208 e Fiat Strada tiveram apresentações suspensas, mas Nissan Versa e VW Nivus ainda estão programados

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Coronavírus: como ficam os lançamentos de carros?
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O setor automotivo teve de se adequar à pandemia de coronavírus não só no que diz respeito às fábricas, mas também à programação de lançamentos. De abril a junho, eram esperados quatro novos importantes carros. Duas estreias foram adiadas, enquanto outras duas ainda estão programadas - pelo menos, por enquanto.

As medidas de restrição devido ao Covid-19 impactaram diretamente os lançamentos das novas gerações de Peugeot 208 e Fiat Strada, programados para abril. Já modelos como o novo Nissan Versa e o inédito Volkswagen Virtus estavam previstas para o fim do semestre e, por isso, ainda estão mantidas.

Mesmo assim, internamente Nissan e VW não têm certeza se o lançamento está garantido. Fontes dentro das duas empresas dizem que  monitoramento da pandemia do coronavírus e a avaliação do lançamento são debatidos diariamente.

Para outras marcas, há ainda a questão dos produtos envolverem outros países, o que exige um alinhamento de estratégias. O 208, por exemplo, virá da fábrica da PSA Peugeot Citroën na Argentina. Já o Versa será importado do México.

Veja como ficam os lançamentos de carros

Fiat Strada

A tão esperada segunda geração da picape iria estrear, finalmente, nos dias 6 e 7 de abril. Mas a pandemia do coronavírus forçou a marca italiana a suspender o lançamento da renovada picape.

Nova Fiat Strada de traseira na cor grafite em estúdio
icon photo
Legenda: Nova Fiat Strada já tinha data de lançamento no Brasil, mas coronavírus adiou os planos da marca
Crédito: Divulgação

Oficialmente, ainda não há nova data prevista para a apresentação da Strada. Uma fonte ligada à montadora diz, inclusive, que não está descartado um lançamento ainda no primeiro semestre. Mas reconhece que tudo depende do controle do Covid-19.

De qualquer forma, já adiantamos várias informações sobre a nova Strada aqui no WM1.

Nissan Versa

O modelo estava programado para ser lançado em junho e sua apresentação, oficialmente, está mantida. Contudo, a Nissan avalia diariamente as condições para a estreia da segunda geração do sedã compacto no país. Segundo fontes dentro da marca, há reuniões diárias para tratar do tema.

Nissan Versa 2020 No Salão De Los Angeles 5
icon photo
Legenda: Novo Nissan Versa no Salão de Los Angeles: sedã ainda pode ser apresentado no primeiro semestre
Crédito: Rodrigo Ferreira/WM1

O carro já foi lançado no México - de onde será importado para o Brasil. E o WM1 já mostrou as primeiras impressões ao dirigir do novo Versa.

Peugeot 208

O hatch compacto já estava no forno, pronto para ser mostrado em abril para o mercado brasileiro. Mas sua apresentação também teve de ser cancelada. A marca ainda não bateu o martelo sobre uma nova data para o lançamento do carro, que é feito na Argentina.

Novo Peugeot 208 vermelho em movimento em uma estrada
icon photo
Legenda: Novo Peugeot 208 será produzido na Argentina e seria lançado no mercado brasileiro em abril
Crédito: Divulgação

Em nota, a PSA Peugeot Citroën diz que, "devido aos efeitos do Covid-19, o Groupe PSA está reavaliando a data de lançamento na América Latina do Novo Peugeot 208 fabricado na Argentina. Essa decisão será informada oportunamente.”

Só que aqui no WM1 a gente já adiantou como será a segunda geração do 208, desde design e motores, até equipamentos e preços estimados.

Volkswagen Nivus

O inédito SUV-cupê compacto da marca alemã já tinha sido confirmado para o fim do primeiro semestre. A Volks, a princípio, mantém oficialmente a previsão de lançamento, porém, a empresa também sabe que tudo pode mudar de uma hora para a outra. "Estamos avaliando os cenários constantemente", diz uma fonte de dentro da marca.

O VW Nivus vem sendo constantemente flagrado em testes pelo país. E no WM1 nós também já adiantamos diversas informações sobre o futuro SUV.

icon photo
Legenda: Volkswagen Nivus está em fase de testes e já foi flagrado com camuflagem
Crédito: Matheus Martins

 

Comentários