F-Truck: Mercedes-Benz prepara novidades em Interlagos

Geraldo Piquet, atual líder da F-Truck, e Wellington Cirino, apostam que potência de seus caminhões, entre 1.200 e 1.250 cv, fará a diferença
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. F-Truck: Mercedes-Benz prepara novidades em Interlagos
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A prova de Interlagos da Fórmula Truck 2008, que será realizada no dia 6 de julho, já começou. Pelo menos nos bastidores das equipes. Uma delas, a ABF Mercedes-Benz, composta por Geraldo Piquet, filho de Nelson, tricampeão da Fórmula 1, e atual líder da F-Truck, e Wellington Cirino, já prepara suas novidades. Os pilotos pretendem usar no máximo a potência entre 1.200 e 1.250 cavalos que seus Axor atingem. Além disso, a equipe pretende tirar a melhor performance dos ajustes no novo sistema de suspensão dianteira e traseira, que melhora a tração e equilíbrio nas curvas.

“Será a estréia ao grande público do novo caminhão de Cirino, que fez a sua primeira prova em Fortaleza quarta etapa. Seu Axor 2044 traz um novo conceito de suspensão, melhorias na ergonomia do piloto, novas carenagens e o veículo está mais leve. Isso foi possível por uma nova distribuição de peso”, afirma Franz K. Fschmidt, analista de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz.

Adalbert Beck, supervisor de Marketing da montadora, acredita que o grande diferencial dos pilotos será a potência que o Axor 2044 atingirá em Interlagos. “Essa faixa de rendimento entre 1.200 e 1.250 cv será essencial num circuito misto como o de Interlagos, que possui duas grandes retas. A dos boxes e a oposta. Quem tiver mais velocidade vai se dar melhor, sem dúvida”, acredita.

“Os caminhões dos dois pilotos são diferentes, mas não existe um melhor. O Axor do Geraldo estreou em Interlagos 2007. E o que for sendo aprovado no veículo do Cirino será colocado no de Geraldo”, completa Beck.

“Não podemos arriscar tudo num caminhão que lidera a competição e tem 19 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Isso mostra que o Axor do Geraldo poderá melhorar ainda mais”, afirma Fschmidt.

Faro de campeão

Piquet revela os segredos de sua atuação condição de líder da competição, com 78 pontos. “A excelente performance do caminhão deve-se à relação adequada de eixo para a rotação do motor, o que é feito de acordo com as características de cada pista”, afirma. Levando isso em conta, a equipe ABF prepara uma adaptação especial no sistema de suspensão dianteira e traseira, para a melhor adequação ao circuito de Interlagos.

Na pista paulista quanto mais equilíbrio nas curvas, mais chances dos pilotos obterem sucesso, devido as características clássicas de alta velocidade em retas e subidas. No autódromo, o caminhão obtém uma velocidade final de até 240 km/h.

“Não pensamos numa estratégia para apenas uma corrida, mas sim no campeonato. Mas, o ideal é nossos pilotos consigam ficar entre os cinco primeiros no grid de largada. Interlagos desgasta demais os caminhões e vai vencer quem manter a regularidade durante a prova. Eles poderão usar toda a potência que desenvolvemos nos seus motores”, analisa Fschmidt.

Outras mudanças

A equipe ABF também preparou mudanças na aerodinâmica dos dois Axor 2044. O caminhão recebeu melhorias na carenagem frontal e lateral. Com isso, os dois veículos melhoraram a refrigeração de componentes críticos, como freios, motor e amortecedores.

Especificamente, no novo caminhão de Wellington Cirino, houve uma grande melhora no conforto dentro da boléia. Foi feito um novo posicionamento dos instrumentos no painel, o que facilita as verificações de elementos como conta-giros, nível de temperatura da água e do motor e outros itens. O curso do câmbio foi otimizado, agilizando as mudanças de marcha pelo piloto.

Na prova de Interlagos, a quinta do ano, se depender da torcida, os pilotos da Mercedes-Benz já ganharam. A montadora está organizando um apoio de 8 mil vozes, entre clientes, convidados e colaboradores.

Leia também:

Mercedes-Benz deve ser a líder de vendas em 2007

Mercedes registra recorde histórico em outubro

Zappellini compra 42 caminhões Mercedes-Benz

Mercedes muda estratégia de Marketing

Mercedes-Benz lança microônibus escolar

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors