Ford Verve será vendido nos EUA e feito no Brasil

Apresentação do Verve Concept no Salão de Detroit confirma, por vias indiretas, produção do modelo no país
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ford Verve será vendido nos EUA e feito no Brasil
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O colunista José Luiz Vieira já havia dito: o substituto do Fiesta atual será feito em Camaçari e exportado para os EUA. Isso poderia parecer difícil por dois aspectos: primeiro, o maior mercado do mundo nunca foi muito fã de modelos pequenos; segundo, porque a tendência no Brasil sempre foi manter em linha carros defasados em relação aos que são feitos no exterior. Pois é, minha gente. O Salão de Detroit provou, ao mostrar o Ford Verve Concept, que as coisas estão mudando, aqui e lá nas terras de Tio Sam.

O futuro sedã compacto da Ford deu as caras no maior salão norte-americano como um aperfeiçoamento do que já foi mostrado no Auto Show Guangzhou, na China, modelo que, por sua vez, dava mais pistas sobre o substituto do Fiesta, apresentado no Salão de Frankfurt do ano passado com o nome Verve.

Segundo a Ford, os segmentos de crossovers e de carros pequenos são os únicos que apresentam perspectivas de crescimento a médio prazo nos EUA. Até 2012, as vendas de compactos nos EUA devem aumentar em 800 mil unidades. Considerando que o maior mercado de automóveis do mundo volumes de vendas anuais quase estáveis, o crescimento de um segmento representa a queda de outros. Ter um modelo compacto, para a Ford, é questão de sobrevivência.

Esse segmento está crescendo por lá devido aos preços crescentes do petróleo e à preocupação cada vez maior dos norte-americanos com a preservação do ambiente. A bem da verdade, dos novos norte-americanos, uma moçada entre 13 e 28 anos que é chamada de “Millenial”, ou mileniana, numa tradução bem livre.

O prazo de lançamento do novo carro, nos EUA, é em 2010, o que dá a pista para a chegada de sua versão brasileira. O modelo que será vendido por lá, como já antecipamos por meio de nosso colunista, será produzido na fábrica da Ford na Bahia, o que exigirá ampliação da capacidade produtiva daí a demora no lançamento. Na Europa, como já mostramos por meio das fotos de segredo da Automedia, o Verve chega ainda este ano.

Assim como o sedã, o modelo hatchback do Verve também está sendo exibido nos EUA. Segundo os executivos da empresa, com o objetivo de testar a reação dos norte-americanos a um novo modelo de carroceria. Os compactos, por lá, costumam ser nossos modelos médios, como o Focus e o Honda Civic, e a carroceria que domina o segmento é a dos sedãs.

Assim como na apresentação dos dois primeiros protótipos do Verve, não há informações técnicas disponíveis, a não ser o uso de rodas de aro 18” de 12 raios e de LEDs nos faróis. De todo modo, algumas podem ser intuídas, como a motorização, que deve se manter a mesma que já está no Fiesta europeu, ou seja, quatro motores a gasolina 1,25-litro, 1,4-litro, 1,6-litro e 2-litros, da família Duratec, respectivamente com 75 cv, 80 cv, 100 cv e 150 cv e dois a diesel 1,4 e 1,6-litro, com 68 cv e 90 cv, se os esforços dos fabricantes europeus a favor deste combustível renderem frutos nos EUA.

No Brasil, o único motor à disposição seria o 1,6-litro, uma vez que o 1-litro deve ser exclusivo do B402, o futuro Ford Ka. Há rumores sobre um motor Zetec Rocam 1,4-litro, mas, considerando que a fábrica de motores da Ford, em Taubaté, está estrangulada, isso deve demorar um pouco. Outra opção seria o motor 2-litros Duratec, fabricado no México. Tomara que ele deixe de ser possibilidade para ser uma certeza de oferta!

Gosta dos compactos premium?

Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos deste segmento:

Citroën C3

Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa Sedan

Ford Fiesta

Ford Fiesta Sedan

Leia mais sobre o Salão de Detroit:

Audi TTS, a nova versão do carro mais bonito do mundo

Toyota A-BAT, a picape conceito para Detroit

Buick Riviera: a evolução das portas asa-de-gaivota

Cadillac mostra sua versão do Chevrolet Sequel, o Provoq

Ford Explorer America, conceito próximo da realidade

Mazda Furai quer levar a marca de volta a Le Mans

Vision GLK, uma prévia do futuro utilitário da Mercedes

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors