Híbrido Porsche 918 Spyder reúne desempenho e baixo consumo

O motor central é um V8 de 3,4-litros, ele tem um consumo declarado de 33 km/l
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Rodrigo Samy
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A Porsche mostrará no Salão de Genebra, que acontece de 4 a 14 de março, o conceito 918 Spyder. O modelo antecipa a nova geração dos modelos da marca alemã de esportivos de luxo. Segundo a fabricantes, o conceito Porsche 918 Spyder oferece um consumo de combustível de 33 km/l sem perder a performance de um esportivo. A prova disso está na aceleração de 0 a 100 km/h em um tempo de 3,2 s e na velocidade máxima de 320 km/h.

Outro motivo para colocá-lo no patamar dos “velocistas” está no registrado no circuito de Nürburgring, na Alemanha. O Porsche 918 finalizou o tradicional traçado em 7 minutos e 30 segundos, tempo abaixo do Porsche Carrera 911 GT.

O 918 Spyder é o terceiro modelo híbrido que a Porsche exibirá no Salão de Genebra de 2010. O trio que estará lá é composto pelo Cayenne S e 911 GT3 R Hybrid, ambos mostrados pelo o WebMotors.

O motor térmico do Porsche 918 Spyder é um V8 de 3,4 litros, posicionado na área central, que desenvolve mais de 500 cv. Trata-se de um propulsor derivado do utilizado no carro de corrida RS Spyder. Já os motores elétricos, posicionados no eixo traseiro e dianteiro, oferecem 218 cv de potência máxima. A potência combinada é transmitida às rodas pelo câmbio PDK de sete marchas.

A energia é guardada em uma bateria de íon lítio resfriada por líquido arrefecedor, posicionada atrás do banco do passageiro. A grande vantagem dos híbridos que podem ser ligados na tomada é que a bateria pode ser carregada em uma rede elétrica normal. Já a energia cinética do carro é convertida em energia elétrica por meio dos freios regenerativos. A partir do momento que o motorista aplica os freios, é gerado mais energia para uma aceleração rápida e dinâmica.

Um botão no volante permite ao motorista escolher entre quatro modos de direção diferentes. O E-Drive usa apenas força elétrica para operar o carro e percorre até 25 km. No modo híbrido, o 918 Spyder usa tanto o motor elétrico como o motor a combustão dependendo das condições e exigências de direção, oferecendo desde economia máxima de combustível até alta potência.

O modo Sport Hybrid usa ambos os sistemas de direção, porém se concentra no desempenho. A maior parte da tração é dirigida para as rodas traseiras, com o sistema de distribuição de torque Torque Vectoring servindo para melhorar ainda mais a dinâmica de direção do carro.

No modo Race Hybrid, os sistemas se concentram apenas no desempenho, com o mais elevado padrão de dinâmica de direção nas pistas, indo até o limite de potência. Quando a bateria está suficientemente carregada, um botão "push-to-pass" alimenta mais força elétrica E-Boost ao motor quando é necessário fazer uma ultrapassagem ou para um desempenho ainda melhor.

O Porsche 918 Spyder pesa 1.490 kg, o valor próximo de um automóvel convencional foi conquistado devido à combinação de elementos como: magnésio, alumínio e plástico.

Para a Porsche, o conceito do Porsche 918 Spyder representa um marco essencial na estratégia da marca em busca de uma verdadeira capacidade de usar apenas energia elétrica para se locomover.

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