Honda apresenta carro-conceito híbrido Acura DN-X nos EUA

Modelo é um sedan superesportivo com 400 cavalos de potência
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Honda apresenta carro-conceito híbrido Acura DN-X nos EUA
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Honda, através da Divisão Acura, apresentou recentemente o DN-X, o mais novo carro-conceito híbrido da marca nos Estados Unidos. O modelo, movido a gasolina e a eletricidade, combina o estilo de alta performance de um carro esportivo com o espaço interno e a funcionalidade típicas dos sedans de luxo. O DN-X, quando movido a gasolina, é capaz de percorrer 17,8 quilômetros com um litro de combustível.

Toda a experiência da Honda em competições e a moderna tecnologia atualmente empregada em seus motores estão aplicadas neste híbrido, que conta com tração integral e é equipado com motor de 3.5 litros DOHC i-VTEC V6, de 400 cavalos de potência, que, em princípio, traciona apenas as rodas traseiras. Um avançado sistema chamado Integrated Motor Assist IMA, ou motor de assistência integrada, aciona a tração também nas rodas dianteiras, garantindo potência e torque suplementares nas acelerações, além de proporcionar a modelo um desempenho econômico, com marca de 17,8 km/l de combustível, com baixo nível de emissão de poluentes. Um ultracapacitador fornece a energia elétrica para o IMA, recarregando o carro durante as frenagens, o que torna desnecessária uma fonte de energia externa com essa finalidade.

O DN-X utiliza câmbio de seis velocidades, que pode ser acionado manual ou automaticamente, conforme o estilo de pilotagem do condutor. Quando em manual, o câmbio opera com a embreagem automática, similar às encontradas nos carros de Fórmula 1. A troca de marchas pode ser feita no próprio volante.

Para garantir performance ainda melhor, o DN-X é equipado com os sistemas Vehicle Stability Assit VSA e Active Torque Transfer System ATTS que trabalham em conjunto para evitar derrapagens e perda de estabilidade. O modelo possui ainda inovações tecnológicas inexistentes em veículos normais, como o Intelligent Driver Support System IDS, que abrange dispositivos eletrônicos de ajuda inteligente ao motorista. Um deles, chamado Lane Keeping Assistance, utiliza câmeras para visualizar as marcas da faixa de rolamento da rua ou estrada, avisando com um sinal sonoro e visual que o carro está fora da linha, centralizando-o automaticamente.

Já o dispositivo Adaptive Cruise Control usa sensores para manter o DN-X a uma distância segura do carro da frente, controlando o acelerador ou o freio quando for preciso. Um radar a laser mantém o modelo a uma velocidade compatível com o veículo da frente.

Outro recurso de alta tecnologia voltado à segurança é o Night Vision System, que utiliza câmeras com visor infravermelho para aumentar a visibilidade à noite. Quando um objeto é detectado, o sistema informa por meio de sinal sonoro e mostra as imagens em infravermelho no painel central.

Os avanços tecnológicos utilizados no DN-X são extensivos aos passageiros. O painel de instrumentos possui identificador de voz e é dividido em três unidades de fácil leitura. O mostrador no centro do console permite acesso à Internet, e-mail e telefone celular, além de mostrar informações sobre navegação por satélite. Uma central de navegação indica as vias próximas e a presença de objetos no caminho.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors