Lada Niva 4x4 deve voltar ao Brasil por apenas R$ 30 mil

Veículo 4x4 a gasolina pode chegar ao país por meio do grupo Caoa. A idéia é começar com um lote mensal de 500 unidades
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Lada Niva 4x4 deve voltar ao Brasil por apenas R$ 30 mil
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Lada Niva deve voltar ao trânsito brasileiro por meio da empresa Caoa, também representante oficial no país das marcas Subaru e Hyundai. A notícia ainda não foi confirmada oficialmente pelo grupo, mas o presidente da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, disse à revista AutoEsporte que o processo de importação já está bem adiantado.

O motor será o mesmo que equipou a última versão do Lada Niva vendida no Brasil, um 1,7-litro a gasolina com injeção eletrônica, 80 cv de potência máxima e torque de 13 kgm. O câmbio é o manual de cinco velocidade e a tração continuará integral.

Apesar de ser idolatrado no país por ser uma opção barata para enfiar o pé na lama, o Niva esbarrou na manutenção complicada. A dificuldade para encontrar peças de reposição e a ausência de mecânicos acostumados à “tecnologia russa” fizeram do carro um certo mico para os não adeptos das trilhas.

Para ter uma idéia de como é o mercado do Lada Niva, veja o Guia de compra do jipinho russo.

Uma vida de desilusões

O Lada Niva foi lançado em 1976 e ganhou notoriedade por aqui em 1990, numa época de poucas opções e início da abertura das importações. Antes de ser comercializado no Brasil, ele passou por uma reestilização em 1985. Depois que o carro abandonou o Brasil, ele ganhou um motor a diesel de 1,9 litro em 1993.

Em 1998, a Chevrolet fechou uma joint-venture com a fabricante dos modelos da marca Lada para revigorar o carro 4x4. Usando o mesmo nome e a mesma mecânica do modelo tradicional, a Chevrolet criou um veículo novo. A GM chegou a estudar a aplicação do motor 1,8-litro Ecotec da Opel em 2003, porém não houve êxito. A intenção da marca era tornar o Niva um veículo exportável. O utilitário emite 233 CO2 g/km e faz cerca de 4 km/l.

O modelo que a Chevrolet fabrica é exclusivo para a Ásia, porém aquele velho tanque de guerra que foi trazido para o Brasil continua pelo mundo. Tudo indica que é este que voltará para cá. Em países como Colômbia, Equador e Venezuela, é possível encontrar veículos da marca Lada zero quilômetro.

Gosta de 4x4 pequenos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Lada Niva

Mitsubishi TR4

Troller T4

Sukuki Samurai

Leia também:

Doblò Adventure Locker - Fiat lança multiuso com bloqueio eletrônico de diferencial

SEGREDO! - Iveco Massif é flagrado em trilhas de Minas Gerais

O que é Locker? Fiat lança um sistema inédito para o Palio Adventure

VW Kombi 4x4 chegou a passar pelas pranchetas da VW

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors