Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Lançamento oficial: Nissan March chega a partir de R$ 27,79 mil

Considerado o modelo que vai inaugurar o segmento de compactos “seguros” e equipados, o March chega com a promessa de alavancar as vendas da Nissan

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Lançamento oficial: Nissan March chega a partir de R$ 27,79 mil
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

de San Diego, Califórnia - Antes de ser convidado para o evento de lançamento do Nissan March, primeiro compacto da marca japonesa no Brasil, o WebMotors recebeu uma série de informações sobre o carro, proveniente de leitores e até da própria Nissan. Poderíamos dizer que foi um lançamento totalmente feito por etapas. Semana passada, enfim, chegamos aos Estados Unidos a convite da Nissan para ver de perto como anda o carro que promete ser o cartão de visita dos compactos modernos no Brasil.

O March tem uma vantagem diante da concorrência, o de ser o primeiro deste segmento, seguido pelo Toyota Etios que tem previsão de chegar no primeiro semestre de 2012. O último da fila, entre os primeiros, é o Honda Brio, que só chega no início de 2013. Mais à frente ainda chegarão outros modelos populares modernos como: Fiat City, Volkswagen up! e o Hyundai i15.

Lançado em 2010, o Nissan March foi desenvolvido para atuar nos países pertencentes ao BRIC Brasil, Rússia, Índia e China. Apesar de a propaganda apresentar o carro como japonês, ele é na verdade um mexicano. Sua produção está na planta da Nissan, localizada no México, em Aguascalientes. No Brasil, o Nissan fez várias aparições antes do seu lançamento oficial. A primeira vez, estaticamente, foi no Salão do Automóvel de São Paulo. A segunda vez foi no programa de relacionamento da marca japonesa denominado de Inova Show.

Antes mesmo de o WebMotors aterrissar nos EUA para conferir como anda o compacto, o modelo já estava disponível aos possíveis interessados nas concessionárias da Nissan. A ideia da marca é vender mais de 4.000 unidades do March ao mês a partir de março de 2012.

O March chega a partir de R$ 27.790 e pode atingir o valor máximo de R$ 39.990, na sua versão com conotação esportiva. As opções de motor são duas: 1,0L e 1,6L. As versões de acabamento são quatro: 1.0, 1.0S, 1.6S, 1.6SV e a 1.6 SR com visual mais esportivo. Há também pacotes de equipamentos nas opções de entrada.

Nasce um segmento novo no Brasil – Primeiras impressões
O que mais chama atenção no Nissan March é o seu tamanho compacto mesclado a sua altura. Com um entre-eixos de 2,45 m, o carro se apresenta como um bom oferecedor de espaço interno, mesmo se for levado em conta a sua categoria. O acabamento não é de primeira, mas também não escorrega em nenhum quesito. Os encaixes são precisos e as rebarbas são nulas. O painel é simples, oferece dois marcadores, sendo o de rotações do motor localizado à esquerda do motorista. O volante de rápida resposta tem o mesmo desenho formato do Fiat Uno. A opção eletro-hidráulica só não está disponível na versão de entrada. Os comandos do console são de fácil acesso, assim como os dos vidros elétricos que estão localizados à porta. A Renault, por exemplo, demorou a tirar os comandos do vidro do console central, no caso dos modelos Sandero e Logan. Mas que facilita a abertura dos vidros também ficou restrito aos pacotes e as versões mais sofisticadas.

Ergonomicamente o March ganha ponto positivo por causa da sua altura mais elevada 1,52 m se comparada com outros modelos de entrada. Outro detalhe que favorece é a possibilidade do motorista regular a altura do assento do banco e do volante. Agora, se o espaço para os “habitantes” do March é bom, o das malas é apertado. Com capacidade para levar 265 litros de bagagem, o Nissan acaba levando menos que Fiat Uno 280 litros e Volkswagen Gol 285 litros.

Durante o test-drive o Nissan March equipado com motor 1,0L se demonstrou desenvolto nas ruas e rodovias planas de San Diego. O motor de 74 cv sofreu apenas nas ladeiras mais íngremes. O câmbio com relações curtas aliado ao motor de 16 válvulas deu ao March o resultado de um casamento quase que perfeito. Falta um pouco de fôlego nas arrancadas, mas sobra respiro acima de 80 km/h.

Opções que serão vendidas no Brasil

Serão comercializadas no Brasil duas opções de motor para March, a 1,0L e a 1,6L, ambas flexíveis em combustível. A base do propulsor mais potente é a HR16, a mesma da família do Tiida e a mesma do Nissan Versa, sedã que começa a ser vendido em outubro. Já a opção 1,0L utiliza a mesma tecnologia dos populares da Renault, Clio e Sandero. A opção com câmbio automático foi descartada, ficando apenas uma previsão para o segundo semestre.

O motor 1,0L, de 16 válvulas, tem 74 cv de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol como com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 14,48 s com gasolina e em 13,79 s. Na opção 1,6L, d e 16 válvulas, o March desenvolve 111 cv de potência a 5.600 rpm e tem torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm, também com qualquer um dos combustíveis. O March com motor mais forte faz de 0 a 100 km/h em 9,88 s gasolina e 9,49 s etanol.

Bumerangue
Uma das sacadas da Nissan para o March está na aplicação de guelras, denominadas de bumerangue no teto. Segundo a Nissan os dois “V” permitem a utilização de uma placa de aço mais fina na hora da construção do carro. O resultado é um automóvel mais leve e ao mesmo tempo seguro. Outro benefício do detalhe está na melhora do centro de gravidade, assim como da aerodinâmica. De acordo com a marca, o arrasto do compacto é de 0,33.

Ponto positivo: Garantia de 3 anos, assistência 24 h válida por dois anos, airbag duplo de série em todas as opções.
Ponto negativo: Falta sistema de freios com assistência por ABS em todas as versões. O item não está disponível nem como equipamento opcional.

Versão, principais equipamentos e preços:

1.0 R$ 27.790 – Airbag para motorista e passageiro e banco do motorista com regulagem de altura.
1.0S R$ 33.390 - Ar-condicionado, direção elétrica progressiva, abertura e fechamento das portas, desembaçador do vidro traseiro, vidros dianteiros e traseiros elétricos e volante com regulagem de altura.
1.0 + Pacote “Plus” R$ 28.490 - Limpador, lavador e desembaçador traseiro, regulagem interna dos espelhos retrovisores e calotas integrais.
1.0 + Pacote “Conforto” R$ 31.990 - Ar-condicionado, direção elétrica progressiva, volante com regulagem de altura e rodas de liga-leve de aro 15 e pneus 175/60 R15.
1.6S R$ 35.890 – Todos os itens da versão 1.0
1.6SV R$ 37.990 - Todos os itens da versão 1.6S acrescidos de: Alarme, rodas de liga leve de aro 15 e pneus 175/60 R15, altofalantes e rádio CD Player.
1.6SR R$ 37.990 - Todos da versão 1.6SV acrescidos de: Adesivos específicos para versão SR, saias laterais, espóilers dianteiro, traseiro e aerofólio. Ponteira de escapamento cromada rodas de liga leve de 15” na cor titanium e pneus 175/60 R15.

Propaganda do Nissan March - Cara de Abobrinha



Linha do tempo Nissan March...
Setembro de 2009: Primeiras imagens do Nissan Micra March são divulgadas e o carro ganha o código X02A. Na época o WebMotors antecipou a estreia do carro no Brasil em 2011.

Março de 2010: Nissan March é exibido no Salão de Genebra

Setembro de 2010: Fabricante japonesa confirma compacto como atração do Salão do Automóvel de São Paulo

Agosto de 2011: Primeira impressões sobre o Nissan March, feita diretamente do México

Viagem feita a convite da Nissan do Brasil

Gosta de urbaninhos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

smart ForTwo


Volkswagen New Beetle


Fiat Cinquecento


Ford Ka


MINI Cooper

Daihatsu Cuore

Hyundai Atos

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors