Novo jipe no mercado: Bognor Diva 4x4 1.9 diesel

Modelo, importado do Uruguai, chega para substituir o ‘guerreiro’ Niva
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Redação WM1
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O segmento off-road acaba de ganhar mais uma opção de marca e veículo 4x4. Trata-se do novo Bognor Diva, que entra no mercado nacional por intermédio da Diva do Brasil Ltda., representante da Bognor, responsável pela montagem do jipe no Uruguai – a empresa fabricava os Citroën Xsara.

Segundo Sílvio Lourenço, gerente da Diva do Brasil Ltda., embora o modelo seja “a cara” do conhecido Lada Niva, “o Diva 4x4 é um carro novo e não tem nada a ver com o primo-irmão russo”. A informação pode confundir a princípio, mas explica-se:

“O Diva é fabricado no Uruguai com aprovação dos governos brasileiro, argentino e uruguaio, em um acordo do MERCOSUL”, afirma Lourenço. “Utiliza tintas brasileiras, vidros uruguaios, bancos, rodas, bateria, pneus brasileiro e elétrica Argentina. Da Autovaz, na Rússia, vêm a lataria e a transmissão”, esclarece Lourenço.

Os veículos Bognor Diva 4x4 chegam inicialmente ao mercado nacional nas versões a diesel e diesel blindado de fábrica nível III-A.

O valor estimado de comercialização do Bognor Diva 4x4 versão básica, R$ 48.000,00, tem causado grande polêmica em grupos de discussão pela Internet sobre o Niva. Os participantes argumentam que o preço é bastante elevado para o carro e que nessa faixa é possível encontrar modelos maiores – e mais bem equipados.

O Diva 4x4 é equipado com motor Peugeot DW8 1.9 diesel aspirado, quatro cilindros, potência máxima de 51 Kw 4600 rpm e torque máximo de 12.5 mdaN 2500 rpm, com garantia de um ano ou 30.000 km.

De acordo com Lourenço, o objetivo inicial é comercializar 600 unidades até o final deste ano e ampliar para 1000 unidades no segundo ano.

A Diva do Brasil está se estruturando para manter e garantir todo suporte de pós-vendas para os futuros clientes. Para tal, a empresa inaugura, em breve, na cidade de São Paulo, um show-room e oficina. Para outros estados também há programa de formar uma rede de representantes, nas principais cidades brasileiras.

Dados técnicos:
Transmissão: embreagem tipo monodisco com comando hidráulico, caixa de cinco velocidades, caixa de transferência tipo mecânica de duas combinações com diferencial entre eixos, relação de transmissão alta: 1.2, relação de transmissão baixa: 2.135.

Direção: rosca sem fim globoidal, relação de transmissão: 16.4, coluna de direção de duplo cardan.

Freios: hidráulicos de dois circuitos com servofreio, freios dianteiros de disco e freios traseiros de tambor.

Pneus: 205 75R 15

Equipamento elétrico: bateria de 12V, alternador, regulador de tensão elétrica.

Suspensão dianteira: independente, sobre braços transversais oscilantes, com molas cilíndricas, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito e estabilidade transversal, articulações de engraxe permanente.

Suspensão traseira: com molas cilíndricas, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito, quatro barras longitudinais e uma transversal.

Pesos: carga útil 400 kg e peso total de 1610 kg.

Tanque de Combustível: 42 litros.

Equipamentos de Série: assentos dianteiros removíveis com regulagem de profundidade e inclinação, apoio para cabeça de altura regulável, assento traseiro removível que permite aumentar a capacidade do baú, limpadores de pára-brisas com velocidades intermitentes e contínua, limpadores de pára-brisa elétrico dos faróis dianteiros, regulador de intensidade de luz do painel, acendedor, cinzeiro no console central e laterais traseiros.

Opcionais: direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, teto solar, engate bola, bancos de couro, blindado nível III-A.



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