Os 4x4 de Genebra: pensar pequeno está na moda

Quatro das cinco estréias apresentadas no salão foram mundiais, sendo três delas classificadas pelos fabricantes como crossovers
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Os 4x4 de Genebra: pensar pequeno está na moda
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Salão de Genebra é relativamente compacto, fácil de visitar e de se orientar com suas placas padronizadas de identificação e, ao contrário das outras gigantescas exposições bienais européias, se realiza todos os anos. O mercado suíço, de menos de 300.000 veículos/ano, possui alto poder aquisitivo e atratividade para os exportadores por não dispor de nenhuma fábrica de automóveis e utilitários. A atividade 4x4 alinha-se com a de outros países da União Européia, portanto, bem forte.
Quatro das cinco estréias apresentadas no salão foram mundiais, sendo três delas classificadas pelos respectivos fabricantes como crossovers utilitários mais baixos, leves e econômicos. Afinal, os europeus continuam obcecados por limitar as emissões de gás carbônico CO2 para evitar o agravamento do efeito estufa e as suspeitas que alguns cientistas discordam de acelerar o aquecimento do planeta. Como o meio de alcançar esse objetivo é diminuir o consumo de combustível – nisso ninguém está contra – os modelos de maior massa perdem competitividade.
Com exceção do Saab, os outros lançamentos devem chegar ao Brasil entre 2008 e 2009.

Volvo XC60

Quem associava Volvo às linhas quadradonas e pesadas, pode contar que essa fase terminou. O XC60 é a resposta da marca sueca ao crescimento previsto de 75%, entre 2007 e 2009, do mercado mundial de SUVs de porte médio. Esse concorrente direto do Freelander 2 e do RAV4, em porte, mas com preço mais próximo do BMW X3, começa a ser vendido em meados do segundo semestre. Brasil, só ano que vem.

Inicialmente apenas a versão 4x4 estará disponível, ficando para 2009 a oferta 4x2. O motor é o turbo de seis cilindros em linha, 286 cv, a gasolina, além de duas possibilidades a diesel. As suspensões têm grau de amortecimento variável eletronicamente, iguais às do sedã S80.

O destaque em segurança é o sistema de frenagem automática, que evita colisões até 15 km/h independente da ação do motorista. Entre 15 e 30 km/h atual de forma parcial, diminuindo bastante os danos comuns no trânsito urbano.

Renault Koleos

Primeiro crossover do fabricante francês, o Koleos herdou o sistema de tração total e suspensões do Nissan X-Trail. É construído na Coréia do Sul pela Samsung, subsidiária da Renault. Medindo 4,52 m de comprimento, tem comprimento equivalente ao de um CR-V e pouco inferior ao Chevrolet Captiva, que virá do México.

A altura livre do solo chega a 20,6 cm, valor muito bom, comparável a um legítimo veículo todo-terreno. Ângulos de ataque 27° e de saída 31° também não deixam a desejar. Recebeu de série o sistema de controle de descida capaz de limitar a velocidade a 7 km/h. Também dispõe de assistente eletrônico para facilitar as arrancadas em ladeiras, tanto à frente como à ré.Vendas européias começam no próximo mês de junho.

Toyota Urban Cruiser

Eis a antítese do Land Cruiser. Concebido para uso preferencial urbano, associa-se a um desempenho previsível pouco mais que discreto no campo. A Toyota apresentou o Urban Cruiser em Genebra sem adiantar pormenores, pois só estará à venda em meados de 2009.
Forneceu apenas as dimensões externas. Com menos de 4 m de comprimento 3,93 m, para ser exato, 1,72 m de largura e 1,54m de altura, garante baixa massa em ordem de marcha e, em conseqüência, economia de combustível.

O jipinho tem presença graças ao estilo musculoso, realçado pelos generosos arcos de rodas. Dimensionado para cinco lugares, distingui-se pelo banco traseiro que corre sobre trilhos, podendo aumentar ou diminuir o volume do porta-malas.

Ford Kuga

Um dos destaques do Salão de Frankfurt do ano passado, ainda como protótipo, o Kuga teve estréia mundial no salão suíço. As vendas iniciam-se em maio, na Europa. O carro destaca-se pela ousadia do estilo e mudou quase nada desde a exibição na Alemanha. Construído sobre a arquitetura do Focus, apresenta bitola 5 cm mais larga.

Tem 4,44 cm de comprimento, praticamente igual ao VW Tiguan arquitetura do Golf lançado em Frankfurt/2007. Pode vir, à escolha do comprador, tanto 4x2 como por 4x4, sendo este sistema não-permanente tração traseira sob demanda, a exemplo do EcoSport.
No início oferecerá apenas um motor diesel de 2 litros/136 cv e caixa de cambo manual de 6 velocidades.

Saab 9-4X BioPower

Esse crossover sueco, ainda um carro conceito para quatro ocupantes, teve sua apresentação mundial no Salão de Detroit, em janeiro último. Estreou, no entanto, em salões europeus com a ponderável vantagem de um motor movido a biocombustível, especificamente álcool. Na Suécia mais da metade dos postos vendem E85 mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina. Trata-se de um motor turboflex, de 2.000 cm³ e nada menos que 300 cv com álcool 245 cv, gasolina, para ninguém botar defeito quanto ao desempenho.
A Saab destaca suas qualidades para o fora-de-estrada, sem perder tanta agilidade no dia-a-dia de ruas e estradas. Pouco menor que um BMW X5, tem visual limpo, mas realçando o dinamismo. A tração nas quatro rodas, sem diferencial central, tem acoplamento sob demanda por embreagem multidiscos sistema Haldex.

Gosta de utilitários esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Kia Sportage

Hyundai Tucson

Honda CR-V

Toyota RAV4

Land Rover Freelander

Leia mais sobre o Salão de Genebra aqui:

Bugatti Veyron Fbg par Hermès


Seat Bocanegra

É oficial: Volkswagen mostrará o Scirocco em Genebra

Koenigsegg CCXR Edition: um flex de 1.018 cv

Mercedes-Benz GLK Bluetec

Lotus Europa

Fotos da Opel Meriva Concept “vazam” na internet

Mitsubishi divulga primeiras fotos oficiais do Prototype-S

Versão esportiva do Maserati GranTurismo será exibida em Genebra

Maybach começa a comercializar o Landaulet

Mini John Cooper Works vai ao Salão de Genebra

Porsche 911 GTStreetRenault apresentará o Laguna GT em Genebra

Opel mostra nova imagem da futura Meriva

Nova Fiat Fiorino

Audi A4 Avant fica maior que o modelo vendido em 2007

Volvo finalmente revela o XC60, que estreará em Genebra

Fiat Concept Car 500 Aria

Peugeot 308 SW

Peugeot 308 GT THP

Alfa Romeo 8C Spider

Fiat levará ao Salão de Genebra o 500 Abarth

Rolls-Royce Phantom Coupé

Ford Fiesta

Morgan LIFECar

Toyota iQ

Chevrolet Aveo três-portas será mostrado em Genebra

Honda apresenta Accord exclusivo para a Europa

Renault mostra fotos do Koleos, seu primeiro SUV

Versão de produção em série do Artega GT aparecerá em Genebra

Lancia ressuscita o nome Delta em Genebra

sQuba, o automóvel submarino da Rinspeed

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors