Pagani Zonda R, só para pistas, custará quase R$ 4,4 milhões

Supercarro italiano terá apenas dez unidades e motor de750 cv
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Gustavo Ruffo
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- O tempo realmente voa. Falamos do Pagani Zonda R pela primeira vez em março de 2007. Na época, ele estava sendo apenas anunciado. Era projeto. Agora, janeiro de 2009, o carro finalmente aparece em fibra de carbono e cromo-molibdênio. E ele também deve voar.

O novo superesportivo, que terá apenas dez unidades, nasceu fruto da ideia de um fã da Pagani. Fã e consumidor: ele tem três Zonda na garagem. Curiosamente, porém, ele não será um dos beneficiários da máquina. Segundo a Pagani, ele não tem interesse em corridas... Isso porque o Zonda R só poderá ser usado em pistas de competição ao redor do mundo, não nas ruas.

De todo modo, uma das dez unidades será instalada na casa de um cliente da marca. Será a peça principal de decoração de uma sala de estar projetada por Horacio Pagani com os mesmos materiais usados no Zonda F, outro modelo da marca. Entre os luxos da sala, um sistema de som de alta fidelidade reproduzirá o Zonda R cortando as pistas de Nürburgring e Le Mans. Pode ser que seja justamente a casa do cliente que sugeriu a criação do R. Como a empresa mantém as identidades em sigilo...

O Zonda R tem entreeixos 47 mm maior chega agora a 2,78 m, contra 2,73 m do F, comprimento total de 3.94 m e o máximo de sustentação negativa que o carro poderia ter. Do Zonda F, que serviu de base a ele, só 10% das peças foram aproveitadas. Além disso, a bitola também cresceu 50 mm, para aumentar ainda mais a estabilidade em curvas.

Para o coração do carro, foi escolhido o mesmo motor que equipa o CLK GTR, um dos carros mais extremos já construídos pela Mercedes-Benz, usado em competições e feito em série limitadíssima. Com 750 cv a 8.000 rpm, é fácil entender o porquê! Comandado por um novo câmbio seqüencial de seis marchas, o carro tem monocoque de fibra de carbono, como o a.d. Tramontana, e um tanque de combustível com quatro bombas aeronáuticas, para alimentar a sede do motorzão.

Quem puder pleitear o prazer de dirigir um carrão destes terá de desembolsar 1,4 milhão de euros, uma bagatela equivalente a quase R$ 4,4 milhões, sem contar os impostos. Para quem pode, é um brinquedão!

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