Depois do surpreendente anúncio da fusão entre o Grupo FCA e PSA, a Peugeot, uma das marcas do conglomerado francês, finalmente lança o 2008 THP automático. O modelo chega por R$ 99.990, mas este preço é promocional.
O 2008 com motor 1.6 turbo até então era só comercializado com câmbio manual. Agora, a transmissão automática de seis marchas é a única a trabalhar com o THP dentro da linha do SUV compacto.
A configuração escolhida para receber o conjunto turbinado com a caixa automática foi a topo de linha Griffe. Segundo a Peugeot, passa a ser o modelo "mais esportivo de sua gama de SUVs".
Ainda de acordo com a marca, o preço de R$ 99.990 é promocional e vem com as três primeiras revisões gratuitas. A oferta é válida somente para quem adquirir o modelo até o final do ano.
A Peugeot não revelou qual será o preço após a promoção. Além disso, a versão Griffe THP com câmbio manual deixa de existir. Desse modo, a linha 2008 2020 fica posicionada deste jeito:
A grande novidade da versão Griffe THP AT é a união do motor THP (Turbo High Pressure) flex de 173 cv e 24,5 kgf.m de torque ao câmbio automático de seis marchas (da Aisin). De acordo com a montadora, o resultado dessa conexão é um 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.
O motor THP tem 16 válvulas, duplo comando no cabeçote e injeção direta. O turbocompressor é do tipo twinscroll, com bomba de alta pressão, bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo. Já a caixa de câmbio traz quatro modos de condução (Drive, Eco, Sport e Sequencial).
Nesta nova configuração, inclusive, o SUV agrega ao pacote o "Grip Control" - o mesmo sistema antipatinagem que já conhecemos do Citroën C4 Cactus. O dispositivo atua com cinco ajustes manuais: Padrão, Areia, Neve, Lama ou ESP Off.
Em termos de lista de itens, essa passa a ser a divisão com o acréscimo da nova versão à linha 2020:
Vem de série com dois airbags laterais (totalizando quatro bolsas); ar-condicionado manual; faróis com guia de luz em LED e DRL; controle elétrico dos retrovisores; vidros elétricos dianteiros e traseiros; limitador e regulador de velocidade; volante multifuncional; sistema multimídia com tela de 7 polegadas e conexão via Android Auto e Apple CarPlay; rodas de aço aro 16" com calotas; barras de teto na cor preta e moldura nas caixas de roda.
Acrescenta aos itens da configuração anterior faróis de neblina; volante revestido em couro; câmera de ré; alarme perimétrico e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Tem a mais que a Allure Pack itens como ar-condicionado digital de duas zonas; seis airbags; roda de liga leve aro 16" diamantada; teto de vidro panorâmico; sensor de chuva e sensor de luminosidade.
Tem tudo que já foi mencionado e, obviamente, o motor 1.6 turboflex de 173cv e o sistema "Grip Control", além de controle de tração, algo inexistente nas demais versões. Com sua chegada, como já dito nesta nota, a versão THP com câmbio manual deixa de ser oferecida.
São sete opções de cores diferentes (branco; branco perolizado; marrom; dois tipos de cinza; preto e vermelho). O 2008 é vendido com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.