Enquanto o Brasil se rende aos SUVs, as configurações hatch e perua do Peugeot 308 se renovam na Europa. A marca do leão apresentou a nova geração, que exibe estilo, conforto e eletrificação.
Além disso, a gama de motores também é ampla, com opções a diesel até uma versão elétrica.
O novo Peugeot 308 chega com visual que reforça o DNA francês da marca. O grande destaque é o novo emblema iluminado na dianteira, que combina com a nova grade e com a assinatura de luz com três garras de LED, que dão personalidade única ao hatch e à perua.
O conjunto de para-choque e entradas de ar não é só visual: ajuda na aerodinâmica, melhorando o consumo e a autonomia das versões híbridas e elétricas.
Os faróis full-LED matriciais, dependendo da versão, completam o conjunto. E a traseira mantém a assinatura de três garras, também em LED, mas agora mais elegantes e uniformes.
Enquanto por aqui as peruas praticamente desapareceram, a Peugeot mantém a configuração SW na linha europeia, oferecendo espaço e praticidade com um estilo sofisticado.
O i-Cockpit do Peugeot 308 continua sendo a estrela da parte interna. A caibiecabine também tem volante compacto e quadro de instrumentos digital em 3D nas versões mais completas.
A central multimídia de 10 polegadas tem Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de atualizações remotas.
Cinco i-Toggles permitem configurar atalhos para funções favoritas, enquanto a iluminação ambiente com oito opções de cores personaliza o clima interno.
Na 308 SW, os bancos traseiros rebatíveis e o porta-malas com capacidade para 598 litros e que pode chegar a 1.487 litros com piso regulável reforçam a praticidade.
Os bancos dianteiros podem ser certificados AGR, com ajustes completos, massagem e aquecimento. O carro também tem monitoramento da qualidade do ar e o app MyPeugeot, que permite controlar a climatização à distância.
A conectividade inclui quatro entradas do tipo USB-C, sistema de som premium da grife Focal com 10 alto-falantes e assistente de voz via ChatGPT no pacote Peugeot Connect Plus.
Veja também: Stellantis confirma Peugeot 208 e 2008 híbridos
O novo Peugeot 308 oferece quatro motores:
Elétrico E-308: 156 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, bateria de 58,4 kWh e autonomia de até 450 quilômetros. Recarga rápida de 20% a 80% em 32 minutos
Híbrido Plug-in: 195 cv de potência combinando um motor elétrico a um 1.6 turbo de 150 cv, com autonomia elétrica de 85 quilômetros
Híbrido leve: motor 1.2 turbo de 145 cv de potência
Diesel: motor 1.5 BlueHDi com 130 cv de potência e transmissão automática de oito marchas
O Peugeot 308 elétrico ainda oferece a função V2L para alimentar equipamentos externos e o sistema "Plug & Charge", que simplifica o pagamento em estações públicas.