Projetista português desafia Bugatti com Voisin Concept

Marca clássica francesa, principal oponente da marca de Molsheim, é recriada pelo estúdio LusoMotors, de Ernesto Freitas
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Projetista português desafia Bugatti com Voisin Concept
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em 2007, o salão de antigos Rétromobile homenageou um dos construtores de automóveis mais extraordinários da história. Gabriel Voisin, além de amigo de Santos Dumont e um dos pioneiros da aviação ele ajudou a construir o 14 Bis, também foi o criador de máquinas incríveis sobre quatro rodas, como o C27, que, em 1935, era capaz de atingir 150 km/h e tinha um dos motores mais eficientes de sua época. Com 3 litros e seis cilindros, ele gerava 110 cv a 3.800 rpm e não tinha válvulas, mas sim um sistema de camisas que cuidava da admissão e exaustão do ar. Este ano, a homenagem ao mestre francês, morto em 1973, com 94 anos, parte de Guimarães, em Portugal, onde o designer Ernesto Freitas, fundador da LusoMotors, trouxe a marca de volta à vida com o Voisin Concept.

“A marca neste momento é detida por uma multinacional francesa. Foi adquirida quando da sua falência. Já estive em conversações com os ditos proprietários para me ‘facultarem’ a licença de utilização do nome para a construção de um protótipo, mas as negociações não chegaram a lado nenhum, eventualmente por a minha empresa ainda ter uma dimensão pequena e não ter um nome tão sonante como os italianos... penso eu”, disse Freitas ao WebMotors.

Quando estava ativa, a Voisin era considerada uma das únicas marcas capazes de desafiar a Bugatti. Hoje, a marca de Molsheim, controlada pela Volkswagen, reina sozinha, sem oponentes capazes de enfrentar o Veyron. O Voisin Concept também não poderia enfrentar os 1.001 cv do monstro da Bugatti, mas seria um excelente começo nessa direção.

Se chegar à produção em série, pode-se esperar que o supercarro tenha 4,30 m de comprimento, 2 m de largura, 1,11 de altura e 2,70 m de entreeixos, com bitolas de 1,68 m na dianteira e 1,60 m na traseira. Os pneus, 255/35 R19 na dianteira e 345/35 R19 na traseira, denunciam sua disposição em acelerar, mas é o motor que poderia equipá-lo que o credencia a um lugar de honra entre os modelos atuais do segmento: seria o mesmo que equipa o Audi R10, campeão de Le Mans, um V12 de 5,5 litros e 650 cv, movido a diesel, com torque suficiente para cavar buracos no asfalto e, dependendo do peso final que o Voisin atingiria, levá-lo seguramente a mais de 300 km/h.

Para que ele atravesse o estágio de projeto e chegue ao de modelo de produção em série, porém, é preciso que investidores o enxerguem como uma oportunidade. Por enquanto, Freitas não recebeu nenhuma proposta concreta. “O interesse neste modelo tem-se pautado pelas felicitações e pelos pedidos de informações... para já é o que tem acontecido”, disse o projetista, que continua confiante na concretização do sonho de trazer a Voisin de volta à vida.

“No entanto, a revelação do Concept foi apenas a público na passada sexta-feira e hoje é apenas segunda-feira... Pode ser que alguém do Bahrain ou dos Emirados Árabes Unidos veja as imagens e se interesse!” Os fãs brasileiros de carros com certeza farão votos de que isso aconteça. Não só por solidariedade ao irmão d’além mar, mas também porque o Voisin Concept é bonito que dá gosto!

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

De Tomaso Panthera Concept, clássico com ajuda da Lamborghini

Saleen S5S Raptor, o novo supercarro americano

Spada TS Codatronca, um Corvette italiano e flexível

F&M Vulca V12, o irmão maior do Antas

MCE MC1, um supercarro de 600 cv com toques de brasilidade

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors