Salão de Genebra 2008

Acompanhe as principais novidades do primeiro dia do evento
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Salão de Genebra 2008
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Genebra - O Salão do Automóvel de Genebra tem um terço da área de exposição dos dois gigantescos salões europeus que se alternam no segundo semestre: Paris, nos anos pares; Frankfurt, no anos ímpares. Ainda assim, por se realizar todos os anos sempre em março e ser considerado campo neutro, pois a Suíça não possui marca ou fabricante de grande porte, continua na linha de frente quanto aos lançamentos.

Mais de 40 novidades mundiais, incluindo os pequenos produtores de automóveis ou de carrocerias especiais, destacam-se nesta 78ª edição do salão suíço. Em todas as faixas de preços os 700 mil visitantes esperados até o dia 16 de marco terão muito para ver, inclusive uma nova ala de peças e acessórios.

No extremo superior, a Rolls-Royce apresentou o Phantom Coupe, baseado diretamente no modelo conceito 101EX, revelado aqui mesmo em Genebra há dois anos. O Alfa Romeo 8C Spider só estará à venda dentro de um ano. Mas causou impacto, pois a marca italiana pretende dispor dessa versão e do cupê já à venda e também muito bonito para disputar o difícil mercado dos EUA.

Os Citröen C5 sedã e station wagon impressionaram por suas linhas ousadas e acabamento de alta qualidade. O Scirocco é um cupê médio compacto muito bonito mesma arquitetura do Golf que reabilita o mesmo nome surgido há 34 anos. Concorrerá entre outros com o futuro Mégane Coupé apresentado como nova referência de estilo da Renault, ao lado do Koleos, primeiro utilitário esporte SUV da marca francesa.

A Honda lançou a versão européia do novo Accord. O sedã com traseira que procura lembrar um hatch e a perua, de linhas mais clássicas, estão bem posicionados no segmento dos médio-grandes. O subcompacto iQ da Toyota é um dos grandes destaques da exposição com seu layout interno de 3+1 lugares na realidade, três adulto e uma criança. A marca nipônica também antecipou o Urban Cruiser, um utilitário esporte compacto baseado na plataforma Yaris, mas que só estará à venda em 2008.

A Ford teve presença marcante com o lançamento simultâneo de dois modelos. O inteiramente novo Fiesta foi elogiado por suas linhas muito modernas e equilibradas, como há muito não se via na Europa, enquanto o Kuga vem para marcar forte presença no já muito disputado mercado de SUVs médio-compactos.

A Tata causou rebuliço ao mostrar o Nano, primeiro carro no mundo que custará menos de US$ 3.000,00 em seu país de origem, a Índia. Uma hora e meia depois de sua apresentação ainda havia jornalistas à procura do kit de informação, tal a curiosidade despertada. A empresa pretende vender o carro na Europa em uma versão superior em segurança e acabamento, mas não disse quando.

Nos bastidores

Entre os comentários de bastidores, o de maior impacto foi a decisão da Porsche de aumentar de 31% para 50,1% sua participação acionária na Volkswagen nos próximos meses, assim que obtiver o sinal verde dos órgãos de defesa da concorrência na União Européia. Significa que alcançarão o comando do maior fabricante europeu de veículos e terceiro em nível mundial, caminhando para o segundo posto. A VW também acaba de elevar sua participação na marca sueca de caminhões Scania, alem de já possuir boa parte do capital da MAN, fábrica alemã de caminhões.

As estratégias administrativas da Porsche deverão ter sensível influência no crescimento e nos resultados financeiros da Volkswagen que, recentemente, anunciou ter alcançado o maior lucro de sua história no exercício de 2007. Ao preço de hoje a Porsche vai desembolsar US$ 15 bilhões para adquirir as ações.

Fernando Calmon fernando@calmon.jor.br é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 44 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just Auto Inglaterra.


Leia mais sobre o Salão de Genebra aqui:

Seat Bocanegra

É oficial: Volkswagen mostrará o Scirocco em Genebra

Koenigsegg CCXR Edition: um flex de 1.018 cv

Mercedes-Benz GLK Bluetec

Lotus Europa

Fotos da Opel Meriva Concept “vazam” na internet

Mitsubishi divulga primeiras fotos oficiais do Prototype-S

Versão esportiva do Maserati GranTurismo será exibida em Genebra

Maybach começa a comercializar o Landaulet

Mini John Cooper Works vai ao Salão de Genebra

Porsche 911 GTStreet

Renault apresentará o Laguna GT em Genebra

Opel mostra nova imagem da futura Meriva

Nova Fiat Fiorino

Audi A4 Avant fica maior que o modelo vendido em 2007

Volvo finalmente revela o XC60, que estreará em Genebra

Fiat Concept Car 500 Aria

Peugeot 308 SW

Peugeot 308 GT THP

Alfa Romeo 8C Spider

Fiat levará ao Salão de Genebra o 500 Abarth

Rolls-Royce Phantom Coupé

Ford Fiesta

Morgan LIFECar

Toyota iQ

Chevrolet Aveo três-portas será mostrado em Genebra

Honda apresenta Accord exclusivo para a Europa

Renault mostra fotos do Koleos, seu primeiro SUV

Versão de produção em série do Artega GT aparecerá em Genebra

Lancia ressuscita o nome Delta em Genebra

sQuba, o automóvel submarino da Rinspeed

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors