SEGREDO - Dodge Dakota deve ser feita na Argentina pela Fiat

Presidente da empresa italiana no país vizinho, Cristiano Rattazzi, declara intenção à Telam
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO - Dodge Dakota deve ser feita na Argentina pela Fiat
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Que a Fiat quer participar do segmento de picapes médias já não é segredo para o leitor do WebMotors. Ela andou até cogitando as picapes de sua parceira indiana, a Tata, mas a parceria, no Brasil, deve se limitar mesmo ao Nano, o carro mais barato do mundo. De todo modo, a aliança entre a Fiat e a Chrysler colocou no colo da montadora italiana uma senhora picape, a Dodge Dakota, que já foi flagrada em testes da Fiat em Betim pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do blog Autos Segredos. Só não sabíamos como ela seria vendida de novo por aqui. Importada? Fabricada no Brasil? Não. Fabricada na Argentina, como o presidente da Fiat naquele país, Cristiano Rattazzi, falou à agência de notícias argentina oficial, a Telam.

A entrevista, que falava apenas do setor automotivo, dava conta de que o setor, na Argentina, vai bem, obrigado, e que a planta da empresa em Córdoba deve abrir um segundo turno para atender à demanda, mas não só. Aliás, o executivo deu a dica de o que mais poderia vir do país vizinho quando o segundo turno entrar em operação ao mencionar a aliança com a Chrysler. “A aliança está muito forte e é possível pensar em uma picape Chrysler fabricada em Córdoba”, disse Rattazzi.

Isso consolidará a Argentina como fornecedor de picapes médias ao Brasil. De lá já vêm a Toyota Hilux e a Ford Ranger, que ganha esta semana uma reestilização e baixa de preço mais detalhes em breve, mas há mais novidades chegando. Da Argentina virá também a VW Amarok, ou “A Maroca”, como ela já vem sendo chamada, a primeira picape média desenvolvida e fabricada pela montadora alemã. Só faltava a Fiat na festa, mas, pelo visto, essa falta será suprida em breve.

Ao contrário da Dakota anterior, que foi fabricada em Campo Largo, no Paraná, a nova já sairá com uma ampla rede de distribuidores no Brasil. Os da Fiat. Isso levará a picape ao lugar onde ela é mais apreciada, o campo. Isso porque a aliança com a Chrysler prevê que a rede da Fiat será usada para vender modelos da empresa norte-americana. E os concessionários da Fiat no Brasil estão ansiosos para vender esses veículos, o que deve acontecer apenas em cidades onde não exista um distribuidor Chrysler já credenciado, para não ferir contratos nem causar suscetibilidades.

Parte da Dakota já é inclusive feita no Brasil, mais especificamente em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde é produzida sua transmissão manual de seis velocidades, que vai casada a motores V6 e V8. Um dos que estão sendo estudados para vir ao Brasil é o V8 de 4,7 litros e flexível em combustível, exatamente a versão que nosso amigo Marlos Ney Vidal conseguiu flagrar.

Em todo caso, a Fiat também deve colocar na picape um belo motor a diesel, possivelmente o S23, da FTP Fiat Powertrain, o mesmo que equipará o jipe catarinense TAC Stark. Esse turbodiesel 2,3-litros gera 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm. Como a FTP fabricará 20 mil unidades por ano deste propulsor, e ele é relativamente leve, seria a escolha ideal para a versão a diesel da Dakota.

Com a Dakota, os planos para produzir uma picape baseada no Iveco Massif devem ser congelados, uma vez que a Dodge Dakota já é um nome conhecido de uma marca igualmente notória, o que deve facilitar bastante sua comercialização. Vamos ficar de olho para trazer a vocês mais informações tão logo elas surjam.

Aliás, leitor, se você souber de algo antes de nós e conseguir flagrar alguma Dakota circulando no Brasil, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante. A comunidade de leitores agradece!

_________________

Twitter
_________________

Gosta de picapes médias?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Dodge Dakota

Chevrolet S10

Mitsubishi L200

Toyota Hilux

Ford Ranger


Leia também:

SEGREDO - Dacia Duster tem parentesco com Nissan Qashqai

OFICIAL - Bentley chega ao Brasil no último trimestre de 2009

<
Nissan Sentra SE-R, estrela do Quatro Rodas Experience, pode vir ao país

SEGREDO - Revista Motor Trend confirma Chevrolet Viva nos EUA

SEGREDO - Honda City surge quase sem disfarces em São Paulo

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors