SEGREDO! - Leitor flagra Chevrolet Avalanche em São Caetano do Sul

Modelo, fabricado no México, tem motor V8 flexível em combustível
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Gustavo Ruffo
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- Em 2006, a Chevrolet cogitou importar ao Brasil a Chevrolet Avalanche, uma picape grande com motor flexível em combustível. Como a picape não veio, o assunto aparentemente caiu no esquecimento, inclusive porque nenhuma Avalanche havia sido vista no Brasil. Pelo menos até ontem, quando o leitor Lucas Lopes viu uma unidade da Avalanche no estacionamento da GM, em São Caetano do Sul.

“Trabalho próximo à fabrica da GM. Estava indo almoçar e vi esta picape dentro do estacionamento. Entrei no site americano da Chevrolet e vi que é a Avalanche”, disse Lopes, que nos enviou as fotos pouco depois de tirá-las e ainda teve tempo de voltar ao local para fazer fotos maiores. Nós agradecemos pela gentileza!

A possibilidade de utilizar álcool no motor V8 5,3-litros é apenas uma das várias curiosidades da Avalanche. Ela também concilia uma cabine dupla que pode ser facilmente convertida em uma extensão da caçamba. Isso por conta do chamado “portão intermediário”, que rebate a parede traseira da cabine e permite acesso ao interior. É um dispositivo bastante útil para quando for necessário carregar objetos mais longos ou simplesmente quando a quantidade de coisas a transportar for maior do que a que a caçamba regulamentar comporta.

Fabricada no México, a picape pode ser importada sem impostos ao Brasil devido ao acordo de livre comércio com aquele país. Com isso, o preço do Avalanche seria bem competitivo. A tendência é que seja importada a versão LTZ, a mais equipada. Nos EUA ela custará US$ 44.775, ou R$ 71.608, com o dólar a R$ 1,59. No Brasil, com o peso dos impostos e outros custos, ele possivelmente chegaria a um preço bastante competitivo. Considerando que a versão cabine dupla do F-250 com tração nas quatro rodas tem previsão de custo de cerca de R$ 130 mil, resta torcer para que a Avalanche chegue por preço menor.

O maior problema que o Avalanche pode enfrentar no Brasil é a falta de um motor a diesel, importante nos rincões rurais nos quais esse tipo de picape é consumido por conta da autonomia. Se um V8 já bebe muito com gasolina, imagine com álcool. Para tentar resolver o problema, a GM tem um sistema, o Active Fuel Management, ou gerenciamento ativo de combustível, que desliga até quatro dos oito cilindros do motor em casos de pouca exigência, como a 120 km/h numa estrada plana e em boas condições. Há também a possibilidade de o picape receber motorização a diesel, ainda não disponível.

O sistema flexível que será usado nos EUA se baseia no E85, uma combinação de álcool e gasolina na proporção de 85% de etanol e 15% do combustível fóssil. Isso talvez torne a transformação para o álcool puro no Brasil uma mera questão de calibração.

Se você, leitor, tiver mais notícias sobre esse e outros modelos, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar informações e até imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Só podemos aceitar as contribuições oferecidas por seu próprio autor, com origem comprovada. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história detalhadamente. A comunidade de leitores agradece!

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