SEGREDO! – Polo GTi

Volkswagen confirma a venda do carro no país, mas não diz que ele pode ser fabricado aqui
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! – Polo GTi
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- No lançamento do novo Polo no Brasil, havia um exemplar do GTi na entrada do Grande Hotel, em Águas de São Pedro. O diretor de Marketing da Volkswagen, Paulo Kakinoff, em entrevista, disse que o carro seria importado e vendido no Brasil a preços competitivos, abaixo do dos praticados para o Golf GTi, modelo nacional. O que ele não disse, e, a bem da verdade, também não foi questionado, é o que fazia um Polo duas portas acompanhando o comboio que um leitor deWebMotors, Bruno Vicaria, flagrou em 29 de agosto passado. A coincidência de circunstâncias, ressaltadas por outros leitores do site Felipe Ramos Pereira Bruel e Raphael Albert André Levy, entre outros pode apontar para outra solução para o Polo GTi: em vez de sua importação, a fabricação no Brasil.

E o que leva a essa conclusão? Primeiro, a foto que se encontra em primeiro lugar na coluna ao lado, mostrando o flagrante que Vicaria fez em registro, no interior de São Paulo leia mais sobre isso aqui. Segundo, o fato de que já é produzido um veículo no Brasil com motor 1,8-litro turbo, o Golf, em São José dos Pinhais. Terceiro, que havia outro carro ali que usava o mesmo motor, o Audi A3, que deixou recentemente de ter fabricação nacional. O quarto motivo, que também poderia justificar a produção de uma carroceria de três portas, seria uma eventual versão mais em conta do Polo, quem sabe com o motor 1,4-litro que é usado na versão de exportação do carro. Por fim, o Polo GTi, importado, possivelmente custaria mais do que o Golf GTi, algo que mataria o carro antes mesmo de ele começar a ser vendido.

O fato é que o veículo flagrado em testes com a carroceria do Polo GTi bem poderia ser o modelo importado em testes de homologação, a alegação mais provável da Volkswagen quando for questionada sobre o carro. E ela pode até ser verdadeira, o que levaria, de novo, a uma recomendação à matriz da Volks: que ela dê a autonomia de que os profissionais brasileiros precisam para fazer a empresa crescer ainda mais por aqui.

Não espere, entretanto, que o esportivo seja vendido aqui dentro de pouco tempo. O modelo exibido no Grande Hotel trazia os repetidores de direção nos retrovisores, uma solução que, se for incorporada ao modelo brasileiro, talvez o seja apenas em uma futura linha 2008. Isso talvez indique, também, a chegada do esportivo à linha Polo, algo que a revigoraria e muito.

Os motivos para essa nova força são muitos: O primeiro deles é o belo motor turbo 1,8-litro de 150 cv a 5.800 rpm, facilmente “ampliáveis” para 180 cv ou 210 cv, o que tornaria o pacato Polo em um devorador de estradas. Com os 150 cv ele já é, chegando aos 216 km/h de velocidade máxima e levando 8,2 s para ir de 0 a 100 km/h, graças aos 22,4 kgm de torque máximo, disponíveis dos 1.950 rpm aos 4.500 rpm. Isso considerando que o carro pesa apenas 1.164 kg...

Equipado com ABS, EBD e toda a série de letrinhas que garantem a segurança, o carro calça, em belas rodas de aro 16”, pneus 205/45. As medidas de conforto são as mesmas do Polo nacional, com 2,46 m de entreeixos e porta-malas de 270 l. Com um carro destes na concessionária, não é difícil que se repita com o Polo o fenômeno que o Gol experimentou quando tinha em sua linha o GTS e o GTi, carros que, sendo o sonho de tantos consumidores, levaram diversos deles às revendas. Quem não podia levar para casa as versões topo de linha frequentemente se contentava com as mais em conta, comprando, se não o sonho em si, pelo menos um pedaço dele.

Gosta de esportivos da Volkswagen?

Então veja como, aqui no WebMotors, temos até o raro Corrado:

Volkswagen Corrado

Volkswagen Gol GTi

Volkswagen Gol GTS

Volkswagen Golf GTI

Leia também:

Chevrolet SSR – a picape conversível com motor de Corvette

SEGREDO! - Porsche 911 GT2

ASC Diamondback Viper

Ferrari P4/5

Brabus Rocket, o sedã mais veloz do mundo
________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors