Volkswagen Iroc

Carro-conceito, com estréia em Paris, trará de volta à vida o Scirocco
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Volkswagen Iroc
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Nem sempre é preciso personalizar um carro para que ele se torne um objeto de desejo. Alguns já nascem assim, originais de fábrica. No caso do Volkswagen Iroc, isso é o que acontecerá pouco tempo depois de sua apresentação oficial no próximo Salão de Paris. Construído sobre a plataforma do Golf V, esse belo cupê de cor verde víbora ganhará as ruas de todo o mundo como uma versão de produção em série. Afinal, ele nada mais é do que o futuro Scirocco, um esportivo que fez bastante sucesso na década de 1970, tendo vendido mais de meio milhão de unidades, algo bastante expressivo para um carro de seu segmento.

Se tudo depender de tradição, a do Scirocco é agradar. Em 1973, ele foi apresentado em Genebra. O original foi desenhado por Giurgetto Giugiaro, tinha quatro bancos individuais e um belo porta-malas, algo que deve se manter na nova versão.

O entreeixos do novo modelo é generoso, com 2,68 m de comprimento, mas a altura, como convém a todo esportivo, é pouca: apenas 1,40 m. Com 4,24 m de comprimento total, ele é largo 1,80 m, o que amplia a estabilidade com que ele já podia contar devido aos grandes pneus 235 e rodas de aro 19.

O desempenho é garantido por novas tecnologias desenvolvidas pelo grupo Volkswagen, como a caixa DSG, com duas embreagens, que evita perdas de tempo nas trocas de marcha. Automatizada, a DSG oferece trocas mais rápidas do que um câmbio manual comum conseguiria obter.

O motor, por sua vez, é o TSI. Ele não guarda, apesar do nome, nenhuma semelhança com a versão TSi do Gol. O "T" da sigla TSI significa Twincharger, o grande segredo deste propulsor de quatro cilindros, 1,4 litro e que gera, no Golf, 150 cv. Além de turbo, ele usa também compressor mecânico, o que garante o melhor dos dois mundos, torque em baixa que vem do compressor e potência em alta responsabilidade do turbo. No Iroc, os engenheiros elevaram a potência a 210 cv.

Sobre a aparência seria irrelevante falar. Veja você mesmo e compare com a primeira geração do Scirocco, no pé da coluna de fotos. Evolução é isso, minha gente!

Gosta de esportivos da Volkswagen?

Então veja como, aqui no WebMotors, temos até o raro Corrado:

Volkswagen Corrado

Volkswagen Gol GTi

Volkswagen Gol GTS

Volkswagen Golf GTI

Leia também:

SEGREDO! - Porsche 911 GT2

ASC Diamondback Viper

Chevrolet Camaro

Ferrari P4/5

Brabus Rocket, o sedã mais veloz do mundo
________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors