VW Passat CC precisa de 1.300 m para atingir 200 km/h

WebMotors rodou com o cupê importado que começa a ser comercializado no Brasil por R$ 174,29 mil
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Rodrigo Samy
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- O WebMotors foi ver de perto como anda o Volkswagen Passat CC equipado com motor V6 de 3,6 litros. Para sentir a potência do motor, a VW reservou a pista de pouso do aeroporto de São Carlos Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes, interior de São Paulo, de 1.720 m. Lá, os 300 cv de potência a 6.600 rpm e o torque máximo de 350 Nm, entre 2.400 e 5.300 rpm, tiveram espaço para se apresentar.

Na primeira vez o WebMotors embarcou com o piloto de testes da montadora, em seguida foi o portal quem acelerou o carro. Os números da fábrica indicam que o CC chega a 100 km/h em 5,6s. No aeroporto, na primeira tentativa, o piloto conseguiu fazer 6,2s. Já com três passageiros o tempo para atingir a mesma velocidade subiu para 7,2s.

Durante as provas de aceleração a equipe da VW utilizou um equipamento muito conhecido pela indústria automotiva. O Correvit, de fabricação alemã, emite raios no chão transmitindo varias leituras a um computador. Além de apontar as acelerações, o aparelho mede a distância das frenagens e o tempo das retomadas.

O WebMotors subiu ao carro depois que a bateria dos testes de aceleração haviam se encerrado. A nossa medição foi feita com base no comprimento da área de decolagem da pista: 1.300m, sendo a largada as faixas da cabeceira. Durante o percurso marcado o carro chegou facilmente aos 200 km/h.

A velocidade máxima do Passat CC é de 250 km/h controlados eletronicamente. Sem o chip o automóvel ultrapassa facilmente essa barreira. Na pista do aeroporto, o WebMotors conseguiu chegar aos 200 km/h e aproveitar a área de escape, que foi o suficiente para o CC “estancar” a velocidade. Isso foi possível graças aos pneus 235/40 R18 com proteção interna contra perfurações de até cinco milímetros, ao sistema de freios com ABS, ao controle de tração ASR e pelo controle de estabilidade ESP.

O Passat CC usa um câmbio de seis velocidades com tecnologia DSG Direct Shift Gearbox. A vantagem deste sistema é que ele usa duas embreagens, elevando a rapidez das trocas e a precisão. Enquanto uma está acionada, a secundária está preparada para agir. Em uma arrancada você nota que, mesmo com a troca, o ponteiro do conta-giros se mantém elevado.

O Passat CC é produzido na fábrica de Emden, na Alemanha. Ele foi lançado oficialmente no Salão de Detroit de 2008. Além do motor V6, vendido por aqui, o Passat tem outras três a gasolina: dois quatro-cilindros, um 1,8-litro TSI de 160 cv e um 2-litros TSI de 200 cv, e um seis-cilindros de 3,6 litros com 280 cv, para os EUA. Há também duas a diesel um 2-litros de quatro cilindros TDI com 140 cv e 170 cv.

Segundo a VW, o carro que custa R$ 174,29 mil, faz uma média de 6,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. O segredo desses números arrancados de um motor V6 é justificado pelo sistema de injeção direta de combustível.

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