Dafra Next aposta em motor para encarar rivais

Por R$ 14.590 naked tem motor de 300cc e freios combinados para disputar mercado com os modelos de 250cc

  1. Home
  2. Motos
  3. Dafra Next aposta em motor para encarar rivais
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Dafra buscou uma fórmula conhecida para colocar a Next novamente como uma opção no segmento de motos street de 250/300cc. Para enfrentar a última geração da Honda CB Twister 250 e a nova Yamaha Fazer 250 ABS, a Next ganhou um motor de maior capacidade e 27 cv de potência máxima, além de cores e grafismos inéditos, e sistema de freios combinados – uma exigência da legislação a partir do próximo ano.

O preço é outro atrativo. A nova Next 300 tem preço sugerido de R$ 14.590 – um pouco inferior ao valor da Twister (R$ 15.530) e da Fazer (R$ 15.290), ambas com ABS, um opcional não oferecido pela Dafra.

 Acabamento tem novos grafismos e peças pintadas em outra cor, mas a Next 300 merecia um face-lift
Dafra Next 300
Legenda: Acabamento tem novos grafismos e peças pintadas em outra cor, mas a Next 300 merecia um face-lift
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A diferença é pouca, mas a street da Dafra tem outros diferenciais. Seu motor com refrigeração líquida é mais potente (27 cv) e seu câmbio tem seis marchas – a Yamaha ainda usa caixa de cinco velocidades. Isso não significa que a Next seja melhor que as concorrentes apenas por isso. Mas as mudanças fizeram com que a Next voltasse a ser uma opção a ser considerada nessa faixa de preço e cilindrada.

Dafra Next 300 tem motor de 27 cv e freios combinados para encara Honda Twister e Yamaha Fazer
Crédito: Renato Durães / INFOMOTO
toggle button

Visual cansado

Na parte visual, a Next 300 não mudou muito, para não dizer quase nada. Manteve as carenagens e o farol poligonal da primeira geração. Há também um spoiler sob o motor e grandes aletas laterais, que escondem o radiador. A diferença é que as aletas e as tampas laterais agora são pintadas de outra cor. Na unidade avaliada, a vermelha, as peças ganharam um acabamento cinza fosco.

Motor maior: a capacidade passou de 249,5 para 278 cm³. Potência máxima é de 27 cv a 9.250 rpm
Crédito: Divulgação
toggle button

Embora seja praticamente a mesma moto de antes visualmente, é impressionante a diferença que as cores e os novos grafismos fazem. Não foram poucos os motociclistas que perguntaram se essa era a nova Next 300 e comentaram como ela ficou mais bonita.

Painel é bem completo, com indicador de marcha, conta-giros e velocímetro; mas é o mesmo da Next 250
Crédito: Divulgação
toggle button

Painel e sistema de iluminação são os mesmos. A lanterna traseira usa LEDs, mas o farol dianteiro não. Na minha opinião, o modelo merecia um face-lift que acompanhasse a mudança no motor e também piscas mais bonitos. A luzes de direção da Next são muito grandes e destoam do conjunto.

Motor potente e vibrante

Desde quando chegou ao Brasil em 2011, o motor com arrefecimento líquido sempre foi um diferencial da Next. Agora o monocilíndrico com comando simples no cabeçote e quatro válvulas passou de 249,5 para 278 cm³. O aumento de capacidade é a receita mais comum para se obter melhor desempenho.

Alimentado por injeção eletrônica, a potência máxima passou de 25 para 27 cv a 9.250 rpm. Número melhor do que Fazer (21,5 cv) e Twister (22,6 cv) com etanol, já que ambas são flex, mas a Next “bebe” somente gasolina.

Consumo foi de 26,4 km/litro; tanque de 14 litros garante mais de 300 km de autonomia
Crédito: Renato Durães / INFOMOTO
toggle button

No trânsito urbano, o motor maior da Next também se aproveita do bom torque – 2,65 kgf.m a 6.500 giros – para evitar muitas trocas no câmbio de seis marchas. Há força suficiente para rodar em segunda, terceira marcha em baixos giros e ter boas retomadas.

A embreagem é macia, mas o engate das marchas poderia ser mais suave. Em algumas trocas foi preciso aplicar uma força maior no pedal para a marcha “entrar”. Pode ser que com o tempo isso melhore, já que a unidade testada tinha apenas 400 km.

Next 300 ficou melhor no trânsito urbano; ângulo de esterço deu a impressão de ser maior
Crédito: Renato Durães / INFOMOTO
toggle button

O consumo, predominantemente em uso urbano, foi de 26,4 km/litro – razoável para a categoria, porém acima das médias das concorrentes que fazem em torno de 30 km/l. Como o tanque da Next tem capacidade para 14 litros, a autonomia supera os 300 km.

Em um curto trecho de rodovia, o desempenho do motor correspondeu às expectativas. Chega-se facilmente aos 120 km/h e parece haver fôlego para velocidade maiores. Mas nessa situação, que obriga o motor a girar mais, aparece um dos pontos negativos da street da Dafra: a vibração. Sentida principalmente nas pedaleiras, pode se tornar um incômodo em trajetos mais longos.

Consumo foi de 26,4 km/litro; tanque de 14 litros garante mais de 300 km de autonomia
Crédito: Renato Durães / INFOMOTO
toggle button

Urbana

Porém, se a ideia for usar a Next 300 na cidade, o modelo cumpre com sua proposta. A posição é confortável e o banco bipartido oferece bom espaço para o piloto e para a garupa. O guidão alto tem boa alavanca e a Dafra parece ter corrigido outro problema do modelo. As primeiras unidades vendidas no Brasil tinham um ângulo de esterço muito limitado, o que comprometia manobras em baixa velocidade e dificultava a tarefa de “costurar” entre os carros no trânsito pesado de uma cidade como São Paulo.

Nesse novo modelo, não enfrentei essa questão. A nova Next 300 parece estar mais à vontade nas mudanças de direção. Entretanto, a Dafra não informou se houve alterações na geometria do quadro.

Next 300 tem pinça radial na frente e sistema combinado, que se mostrou um pouco brusco
Crédito: Divulgação
toggle button

Uma mudança bem-vinda está nos pneus. A Next 300 testada usava Pirelli Diablo Rosso II radiais e sem câmara, medidas 110/70 (diant.) e 130/70 (tras.), nas rodas de liga-leve de 17 polegadas. A construção radial oferece mais segurança, principalmente em altas velocidades e também garante mais agilidade nas curvas.

O conjunto de suspensões também se mostrou adequado para nossas ruas e estradas. O garfo telescópico convencional na dianteira e a balança monoamortecida encaram bem o asfalto ondulado e malcuidado da capital paulista.

Dafra equipou a Next 300 com pneus Pirelli Diablo Rosso II, radiais e sem câmara
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o sistema de freios combinados – com disco nas duas rodas – se mostrou um pouco brusco demais. Ao pisar levemente no pedal de freio traseiro, o sistema hidráulico da Dafra não aciona a pinça dianteira. Mas ao carregar na força do pé, a transferência de peso para a dianteira não é progressiva. Em algumas oportunidades, levei um susto porque a dianteira afundou demais ao frear a traseira.

Mas, em geral, os freios, que ganharam pinça de fixação radial na dianteira, dão conta de parar os 167 kg a seco da Next 300 – um peso bem elevado se comparado às concorrentes.

Banco bipartido é um dos diferenciais da Next, que ganhou logo em alto relevo no modelo de 300cc
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão

Com um acabamento mais atrativo, a Next 300 chama a atenção no trânsito. O motor arrefecido a líquido tem bom desempenho para a categoria, mas vibra demais em altos giros e seu consumo foi maior do que o esperado. Na verdade, foi o mesmo obtido com o antigo modelo de 250cc.

A nova geração, mais potente e com freios melhores, volta à disputa do segmento de streets 250/300cc. Com preço levemente inferior às concorrentes, a Next 300 também é apontada por muitos motociclistas como uma moto “menos visada” do que os modelos Honda e Yamaha. Talvez por seus números de venda serem inferiores, o que evitaria o roubo para a comercialização de peças.

Mas, sinceramente, acredito que um novo visual poderia tornar o modelo da Dafra mais atraente ao consumidor. A Honda Twister, lançada em 2015, e a nova Yamaha Fazer, lançada no Salão Duas Rodas 2017, têm design mais moderno, o que pode pesar na hora da decisão de qual moto compar.

 Dafra Next 300 ganhou motor maior e freios combinados: preço sugerido é de R$ 14.590
Dafra Next 300
Legenda: Dafra Next 300 ganhou motor maior e freios combinados: preço sugerido é de R$ 14.590
Crédito: Divulgação
toggle button

Ficha Técnica

Dafra Next 300

Motor monocilíndrico, SOHC, 4 válvulas, com refrigeração líquida

Capacidade cúbica 278 cm³

Potência máxima 27 cv a 9.250 rpm

Torque máximo 2,65 kgf.m a 6.500 rpm

Alimentação Injeção eletrônica

Capacidade do tanque 14 litros

Câmbio 6 velocidades

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 125 mm de curso

Suspensão traseira Monoamortecedor com 110 mm de curso

Freio dianteiro Disco simples de 287 mm com pinça radial de dois pistões

Freio traseiro Disco simples de 220 mm com pinça de um pistão

Chassi tipo Diamante

Dimensões (C x L x A) 2.005 mm x 790 mm x 1.050 mm

Altura do assento 790 mm

Altura mínima do solo 170 mm

Entre-eixos 1.335 mm

Peso a seca 167 kg

Cores Vermelha e preta

Preço público sugerido R$ 14.590

Comentários
Wid badge