Veja 10 dicas para conservar sua moto

Como manter sua motocicleta confiável e bonita mesmo com a passagem do tempo e após muitos quilômetros rodados

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Redação WM1
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Assim como os seres humanos, as motos sentem a passagem do tempo. As peças plásticas perdem o brilho e surgem muitos barulhos que podem até tirar o prazer de rodar com sua companheira.

Mas, acredite, assim como é possível envelhecer com saúde, também dá para conservar sua moto sempre pronta para um passeio no domingo ou uma longa viagem.

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Para isso, basta ter alguns cuidados básicos e evitar erros comuns na forma de pilotar. Veja abaixo dez dicas para conservar sua moto sempre nova:

1 - Fique atento às revisões

Consultar periodicamente o Manual do Proprietário e fazer as revisões nas quilometragens ou nos prazos indicados pelo fabricante é fundamental para conservar a moto em boas condições. A primeira revisão – feita geralmente aos 1.000 km – é muito importante para garantir vida longa à sua moto. Nas revisões seguintes é importante verificar a folga das válvulas, as condições da linha de combustível, o estado das bombas e das velas. Além disso, também devem ser feitas averiguações nas suspensões e nos freios.

Fazer as revisões nas quilometragens ou nos prazos indicados é fundamental para conservar a moto
Crédito: Divulgação
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2 - De olho no nível

O óleo lubrificante é muito importante para a durabilidade do motor. Ele tem a função de diminuir o atrito entre as partes móveis do motor e câmbio. Por isso sua troca deve ser feita nos intervalos recomendados pelo fabricante. Porém, muita gente esquece de verificar o nível. O ideal é dar uma olhadinha no nível de óleo toda vez que for rodar com a moto.

O lubrificante é importante para a durabilidade do motor
Crédito: Divulgação
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3 - Relação equilibrada

A relação final (apelido do conjunto formado por corrente, coroa e pinhão) também exige atenção. A corrente deve estar sempre regulada, não pode estar esticada ou folgada demais, para evitar o risco de travamento da roda ou o rompimento dos elos. A verificação e a lubrificação devem ser feitas a cada 1.000 km ou sempre que a moto rodar na chuva ou em estradas de terra.

Relação equilibrada: corrente não pode estar esticada ou folgada demais
Crédito: Divulgação
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4 - Na pressão certa

Calibrar os pneus é um hábito fundamental para manter a moto em boas condições. Eles devem estar sempre na pressão recomendada pelo fabricante, informação que consta no Manual do Proprietário e, habitualmente, também em um adesivo colado na balança traseira. Rodar com o pneu murcho força o motor e aumenta o consumo de combustível. Mas não exagere: pneu muito cheio pode comprometer a suspensão e o conforto.

Rodar com o pneu murcho força o motor e aumenta o consumo de combustível
Crédito: Divulgação
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5 - Comandos em ação

Muitos motociclistas nem sabem que é preciso lubrificar os cabos do acelerador e da embreagem. A cada 12.000 km é importante verificar as condições desses componentes. Caso o acionamento dos manetes esteja difícil, é bom ficar atento: pode estar faltando lubrificação ou a folga pode estar errada. Com isso, existe o risco do cabo se romper. A mesma atenção deve ser dada aos pedais de freio e do câmbio, que precisam ser verificados e regulados periodicamente.

É preciso lubrificar os cabos do acelerador e da embreagem
Crédito: Divulgação
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6 – Em qualquer clima

Sempre que rodar por lugares com muita poeira, lama ou água do mar é importante uma lavagem completa da moto para evitar a corrosão. O filtro de ar também deve ser limpo ou substituído quando a moto for usada constantemente em locais muito poluídos ou na terra. Quando possível, evite deixar a moto exposta aos raios solares, que tiram o brilho da pintura e ressecam as partes plásticas e o banco.

Após rodar lugares com muita poeira, lama ou água do mar é importante uma lavagem completa da moto
Crédito: Divulgação
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7 – Aceleração excessiva

Rodar com a moto em rotação máxima, com o acelerador totalmente aberto, força o motor e diminui sua vida útil. E mais: as motos de baixa cilindrada e os scooters devem ser usadas de acordo com a sua potência, pois forçar o motor por longos períodos ocasiona o desgaste prematuro de peças internas. Por isso é preciso respeitar a limitação de giro.

Rodar com a moto em rotação máxima força o motor e diminui sua vida útil
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8 – Ritmo civilizado

Acelerar bruscamente ou levar a rotação do motor até a faixa de corte compromete a durabilidade do motor e da relação. Não é preciso andar devagar, mas sim evitar “trancos” nas acelerações e nas trocas de marchas. Uma pilotagem suave, com fluidez, que aproveite o torque do motor, garante vida longa à sua moto.

Uma pilotagem suave, com fluidez, que aproveite o torque do motor, garante vida longa à sua moto
Crédito: Divulgação
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9 – Não jogue dinheiro fora

Assim como nas acelerações, as frenagens radicais, a ponto de arrastar o pneu, causam prejuízos. Esse hábito aumenta o desgaste dos pneus, das pastilhas e dos discos de freios, e pode afetar até as suspensões. Quem antecipa a desaceleração e usa o freio motor nas reduções de velocidade economiza combustível e aumenta a durabilidade da moto - além de pilotar de forma mais segura.

Freadas bruscas aumentam o desgaste dos pneus, das pastilhas e dos discos de freios
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10 – Cuidado na hora de abastecer

É difícil conferir a qualidade do combustível que compramos e o que resta é procurar um posto "de confiança". Mas, por outro lado, sempre desconfie: postos com preços muito abaixo da média podem estar com a gasolina “batizada”. Já mostramos aqui no WM1 como identificar combustível batizado, que acelera o desgaste de peças internas e aumenta o consumo. Peça ao frentista para abastecer até a marca limite, indicada no bocal, e assim não correr o risco de derramar combustível no tanque. Caso isso aconteça, lave imediatamente com bastante água e sabão.

Procure abastecer em um posto de confiança e fique atento quando o preço estiver muito abaixo da média
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