Showbike – Iceman Bike, a moto de Kimi Raikkonen

Conheça mais da Iceman Bike, a motocicleta desenvolvida na Alemanha pela Walz Hardcore Cycles especialmente para o piloto de Fórmula 1
  1. Home
  2. Motos
  3. Showbike – Iceman Bike, a moto de Kimi Raikkonen
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O mundo da Fórmula 1 sempre esteve muito ligado à excentricidade de seus pilotos. Não é raro encontrarmos personagens que deram nome a rodovias e estrelas, ou mesmo a grandes jatos particulares e até a ilhas na Arábia.

Embora esteja em um patamar um pouco mais “modesto”, o finlandês Kimi Raikkonen, da equipe Ferrari na categoria, também mostrou não estar de fora deste seleto grupo de pilotos. Isso porque, há alguns meses, ele recebeu em sua casa seu novo “brinquedo” para os momentos de lazer fora das pistas de corrida.

Trata-se da Iceman Bike, uma verdadeira peça de colecionador feita sob medida para o piloto e totalmente projetada pela Walz Hardcore Cycles, uma empresa de personalização de motos situada na Alemanha. O nome da obra-de-arte sobre duas rodas vem do apelido de Kimi nas pistas, devido a sua frieza ao pilotar.

Equipada com uma série de detalhes exclusivos, como protetor do filtro de ar em fibra de carbono e o assento estampado com o nome da moto, a Iceman foi desenvolvida ao longo de quase 12 meses de muito trabalho. “Nossas motos são únicas, verdadeiras obras de arte da engenharia. E a Iceman Bike reflete essa nossa filosofia de trabalho”, diz Marcus Walz, dono da empresa. E não é para menos.

Todos os acessórios utilizados no modelo foram trabalhados e modificados de forma a que se adequassem com perfeição ao projeto idealizado com a ajuda direta de seu ilustre proprietário. Para isso, algumas partes tiveram que ser herdadas da americana Harley-Davidson. Neste sentido o destaque é o motor, um V2 Twin Cam aumentado para 1800 cm³ que produz cerca de 120 cv de potência. A transmissão, também Harley-Davidson, é de cinco velocidades com correia dentada e acionamento hidráulico da embreagem.

Infelizmente não são divulgados números como torque e peso para termos idéia de seu desempenho. No entanto, em se tratando de uma moto de 100 mil euros, feita especialmente para um “profissional da velocidade”, não há como duvidar de todo o seu potencial.

Outro destaque são os freios. Segundo o fabricante, o sistema dianteiro é o original utilizado pela equipe Ducati na MotoGP. Os dois discos de 320 mm com pinças de seis pistões são feitos com um composto de magnésio e carbono na dianteira. Já na traseira o sistema desenvolvido por Marcus Walz utiliza apenas um disco perimetral com quatro pistões.

O garfo dianteiro utilizado na Iceman Bike, de alta performance, também foi herdado da equipe Ducati. Os pneus são Metzeler, sendo que na dianteira as medidas são 130/60-18, e, na traseira, 280/35-18.

Walz Hardcore Cycles: uma fábrica de sonhos

Com sua sede localizada na cidade de Hockenheim, na Alemanha, a Walz Hardcore Cycles nasceu do sonho de seu proprietário, o alemão Marcus Walz, um ex-piloto de motocross que, após sofrer um grave acidente no inicio dos anos 90, decidiu abandonar as pistas para se dedicar à personalização de motocicletas.

Seu projeto não só deu certo como parece ter agradado a uma legião de fãs ao redor do mundo. Nos EUA, onde, ironicamente, é mais conhecido, Marcus Walz faz exibições constantes de seus modelos nos principais eventos de motocicleta.

Ao longo de quase 15 anos, os modelos desenvolvidos pela fábrica já renderam alguns prêmios. O mais recente veio de um concurso promovido pelo canal americano Discovery Channel, no programa “Bikers Build-off”, onde a Walz Hardcore Cycles consagrou-se como campeã de 2006.

Com escritórios espalhados pelos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Hungria e Suécia, hoje a empresa é uma das principais referências em personalização de motocicletas. “Fabricamos motocicletas que são verdadeiros sonhos, e eu amo o que faço. Em cada projeto minha maior satisfação é ver uma motocicleta pronta para poder eu mesmo testá-la. Nessas ocasiões, eu geralmente estaciono a moto em frente a algum bar, sento em alguma das mesas para tomar uma cerveja, e fico olhando a reação das pessoas admirando a moto. Essa é a minha maior recompensa!” finaliza Walz.

Gosta de motos?

Então veja aqui no WebMotors algumas das marcas que estão disponíveis em nosso novo sistema de busca:

BMW

Harley-Davidson

Honda

Kasinski

Kawasaki

Sundown

Suzuki

Yamaha


Leia também:

Kawasaki ZX-6R

Honda CBX 250 Twister

Yamaha YS Fazer 250

Motos com transmissão automática

Terra Modena 198
_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors