Suzuki DL1000 V-Strom 2008 oferece big prazer ao guidão

Confortável e potente, big trail é feita para longas viagens e tem preço bastante competitivo: R$ 53.436
  1. Home
  2. Motos
  3. Suzuki DL1000 V-Strom 2008 oferece big prazer ao guidão
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A DL1000 V-Strom, big-trail da Suzuki, não impressiona somente por seu porte, desenho, potente e “torcudo” motor ou pelo alto nível de conforto e acabamento. Em números absolutos de vendas, o desempenho da moto também é de elogiar. Durante o ano passado, a Suzuki Motos comercializou 990 unidades do modelo. Em 2007, a V-Strom só perdeu a primeira posição do ranking de emplacamentos na categoria Maxtrail, segundo a Fenabrave Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, para a XT 660 R 2.256 unidades. Porém, a moto da Yamaha é mais barata e tem motor menor, de 660 cm³, contra o de 996 cm³ da DL-1000. Já este ano, a representante da Suzuki está no lugar mais alto do pódio. Somente em janeiro, a V-Strom já vendeu 88 unidades, contra 60 da on-off da Yamaha.

Sinônimo de robustez e versatilidade, além de oferecer diversão em altas doses de adrenalina, a DL1000 V-Strom encara muitas aventuras, seja no asfalto, na terra ou no rípio. Apesar de suas características off-road, aliado a traços esportivos evidenciados pela carenagem frontal, a moto tem nas rodovias seu habitat natural. Suas concorrente diretas são a BMW R 1200 GS, Buell XB 12 Ulysses, Honda XL 1000V Varadero, Ducati Multistrada 1.100, Yamaha TDM 900 e Triumph Tiger 1050. O preço sugerido da DL1000 2008 é de R$ 53.436, porém as concessionárias Suzuki estão oferecendo, por tempo limitado, bônus promocional de R$ 9.700, para pagamento à vista. Detalhe: a moto tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Motor

Quando o motor “V2” de 996 cm³ entra em funcionamento, é hora de “apertar o cinto”. Com potência máxima declarada de 98 cv a 7.600 rpm e torque máximo de 10,3 kgm a 6.400 rpm, o propulsor responde rapidamente ao giro do acelerador e, de quebra, tem muita força, principalmente nas baixas e médias rotações. Para ajudar no bom desempenho, o propulsor conta com sistema de injeção eletrônica, que é controlado pelo ECM Módulo Computadorizado de Gerenciamento do Motor. O trabalho do ECM é dosar a mistura ar/combustível, proporcionando melhor rendimento e economia.

Ciclística

O conjunto de suspensões está de acordo com suas características de uso e encara, com desenvoltura, os pisos irregulares. Na dianteira, garfo telescópico, com ajuste na pré-carga da mola. Já na traseira, a balança conta com um único conjunto mola-amortecedor, com link. Por meio de uma espécie de registro é possível regular o retorno e a pré-carga da mola, caso a motocicleta carregue garupa ou bagagem. Como a moto é alta, o piloto com menos de 1,70 pode sofrer para se equilibrar ou fazer manobras em baixa velocidade.

Com relação ao sistema de freio, o dianteiro – com duplo disco – mostrou-se bastante eficiente, mesmo em situações extremas. Apesar de eficiente, a adoção do sistema ABS seria muito bem-vindo. Já o traseiro, de disco simples, deixou um pouco a desejar. Porém, temos que levar em consideração que a moto utilizada no teste era “zero” e que as pastilhas ainda não estavam devidamente acomodadas.

Conforto

A posição de pilotagem e o conforto são os destaques desta big-trail. O piloto pode passar horas sobre a DL1000 V-Strom sem se cansar. É a tal ergonomia. O banco é largo e macio e o guidão está na posição ideal. Apesar de seu porte avantajado e seus 208 kg peso a seco, a DL1000 V-Strom é fácil de pilotar e tem uma boa capacidade de inclinação, mesmo com garupa, que também viaja confortavelmente.

Para transportar pequenos objetos o bagageiro tem sua superfície emborrachada. Porém, para aumentar a capacidade de armazenar bagagens é possível instalar maleiros laterais. Além disso, o moto conta com protetores de mão e pneus de uso misto, marcas de sua versatilidade. Há no mercado também outros acessórios para a DL-1000, como, por exemplo, protetores de tanque e motor ou top-case. Outro ponto positivo do modelo da Suzuki é o pára-brisa com regulagem de altura e potentes faróis, que ajudam durante uma viagem noturna.

Para facilitar ainda mais a vida do mototurista, o painel de instrumentos oferece fácil leitura e traz vários indicadores do comportamento da Suzuki DL-1000: velocímetro, tacômetro, hodômetro total e dois parciais, indicadores de temperatura, combustível e última marcha engatada, luzes de seta, neutro, farol alto, pressão de óleo e de fuel injection. Tudo privilegiando a ergonomia, o conforto e a segurança dos moto-aventureiros.

FICHA TÉCNICA – Suzuki DL-1000 V-Strom

















MOTOR Quatro tempos, V-Twin a 90º, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida, 996 cm³
POTÊNCIA98 cv a 7.600 rpm
TORQUE10,3 kgm a 6.400 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
TRANSMISSÃO FINALCorrente
CÂMBIO Seis marchas
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira de aro 19” e traseira de aro 17”
PNEUS Dianteiro 110/80 R19M/C 59H, sem câmara; traseiro 150/70 R17M/C 69H, sem câmara
CHASSIComprimento de 2.295 mm, 910 mm de largura total, altura de 1.395 mm, distância entreeixos de 1.535 mm, altura mínima do solo de 165 mm, altura do assento de 840 mm e peso a seco de 208 kg
TANQUE22 l
SUSPENSÃODianteira com telescópica invertida de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável; traseira com balança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manual da pré-carga
FREIOSDianteiro com dois discos ventilados flutuantes, mordidos por pinças deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico; traseiro com disco ventilado, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulico
CORES Cinza, preta e azul
PREÇOR$ 53.436


Gosta de big-trails?

Então veja aqui no WebMotors a enorme ofertas de modelos para este segmento:

BMW R 1200GS

Suzuki V-Strom DL 1000

Triumph Tiger 1050 S

Leia também:

Suzuki GSX-R 1000

Green Sport 150

Com dois motores elétricos, Motor-Z S1000 tem emissão zero

Yamaha XTZ 125 X, uma supermotard de fábrica

Miza Drago 150, a custom do povo chinês

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors