Você pode não acreditar, mas muitos carros elétricos usados já custam menos de R$ 100 mil — alguns modelos até estão abaixo de R$ 80 mil!
Pensando em você, que quer entrar em 2026 sem ter que visitar todas as semanas um posto de combustível, nós do WM1 montamos uma lista com 5 carros elétricos usados por menos de R$ 100 mil que estão anunciados na Webmotors por concessionárias e lojistas de todo o Brasil. Importante destacar que todos os modelos da lista têm como principal característica a praticidade urbana. São carros com dimensões menores, autonomia não muito elevada e boas listas de equipamentos. A performance também não é o ponto forte. Por isso, ao analisar cada modelo, veja qual é o mais interessante para o que você necessita, combinado?
Veja também
5 carros elétricos usados por menos de R$ 100 mil
1. BYD Dolphin Mini
Vamos começar a nossa lista com o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024 e em 2025. Sim, estamos falando do BYD Dolphin Mini. Uma unidade 0km parte atualmente de R$ 118.990 e pode chegar a R$ 119.990, dependendo da versão. No entanto, na Webmotors, unidades abaixo de R$ 100 mil já são oferecidas.
Importante: ainda não são muitas unidades. Portanto, corra! O BYD Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento, sendo 2,50 metros de distância entre os eixos, o que garante um bom espaço interno para o porte do hatch. Sua bateria de 38 kWh proporciona uma autonomia de aproximadamente 280 km.
BYD Dolphin Mini - Ficha Técnica
- Motor: Elétrico dianteiro — 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque
- Câmbio: Automático — 1 velocidade
- Tração: Dianteira (FWD)
- Bateria: 38 kWh (Blade, LFP)
- Autonomia: 280 km (PBEV), aproximadamente
- Comprimento: 3,78 metros
- Distância entre os eixos: 2,50 metros
- Altura: 1,58 metro
- Largura: 1,71 metro
- Porta-malas: 230 litros
2. Renault Kwid E-Tech
Se o BYD Dolphin Mini figura na liderança dos carros elétricos mais vendidos, o Renault Kwid E-Tech é o mais barato, quando falamos de modelos 0km, partindo de R$ 99.990 - ou seja, já está abaixo de R$ 100 mil. No entanto, caso precise de uma unidade ainda mais em conta, na Webmotors é possível encontrar exemplares abaixo de R$ 85 mil! O Renault Kwid E-Tech usado tem medidas mais acanhadas em relação ao arquirrival da BYD. São 3,73 metros de comprimento com 2,42 metros de distância entre os eixos. A bateria de 26,8 kWh garante uma autonomia de cerca de 186 km.
Renault Kwid E-Tech - Ficha Técnica
- Motor: Elétrico dianteiro — 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque
- Câmbio: Automático — 1 velocidade
- Tração: Dianteira (FWD)
- Bateria: 26,8 kWh
- Autonomia: Até 186 km (PBEV)
- Comprimento: 3,73 metros
- Distância entre os eixos: 2,42 metros
- Altura: 1,50 metro
- Largura: 1,57 metro
- Porta-malas: 290 litros
3. JAC E-JS1
O JAC E-JS1 não é o carro elétrico mais vendido nem o mais barato - postos ocupados atualmente por BYD Dolphin Mini e Renault Kwid E-Tech, respectivamente -, mas é um dos mais experientes do mercado brasileiro e com maior número de ofertas abaixo de R$ 100 mil na Webmotors.
Confira ofertas de JAC E-JS1 por menos de R$ 100 mil
O JAC E-JS1 é um dos menores carros elétricos usados à disposição no mercado brasileiro, atualmente. O modelo importado da China tem apenas 3,65 metros de comprimento e 2,39 metros de distância entre os eixos. A bateria de 31,4 kWh gera uma autonomia de aproximadamente 181 km.
JAC E-JS1 - Ficha Técnica
- Motor: Elétrico — 62 cv de potência e 15 kgfm de torque
- Câmbio: Automático — 1 velocidade
- Tração: Dianteira (FWD)
- Bateria: 31,4 kWh
- Autonomia: Até 181 km (PBEV)
- Comprimento: 3,65 metros
- Distância entre os eixos: 2,39 metros
- Altura: 1,54 metro
- Largura: 1,67 metro
- Porta-malas: 120 litros
4. Caoa Chery iCar
Se o BYD Dolphin Mini é o mais vendido, o Renault Kwid E-Tech é o mais barato (zero) e o JAC E-JS1 é um dos mais experientes no mercado brasileiro entre os carros elétricos, o Caoa Chery iCar é, definitivamente, o menor - e o único duas portas dessa lista.
Confira ofertas de Caoa Chery iCar por menos de R$ 100 mil
O iCar tem apenas 3,20 metros de comprimento, o que pode ser encarado como uma qualidade se olharmos para o lado da praticidade. Já a distância entre os eixos é de 2,15 metros, garantindo excelente espaço para os ocupantes da frente, mas algo bem apertado para os outros dois ocupante do assento traseiro.
Para ter uma autonomia de aproximadamente 282 km, o pequenino da Caoa Chery utiliza uma bateria de 30,8 kWh.
Caoa Chery iCar - Ficha Técnica
- Motor: Elétrico — 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque
- Câmbio: Automático — 1 velocidade
- Tração: Dianteira
- Bateria: 30,8 kWh
- Autonomia: Até 282 km
- Comprimento: 3,20 metros
- Distância entre os eixos: 2,15 metros
- Altura: 1,59 metro
- Largura: 1,67 metro
- Porta-malas: 100 litros
5. Nissan Leaf
Uma opção com maior espaço interno para quem não quer a praticidade dos pequeninos que apresentamos nesta lista é o Nissan Leaf. Na Webmotors é possível encontrar unidades abaixo de R$ 100 mil do modelo, mas, assim como o demais, poucas unidades são encontradas.
Confira ofertas de Nissan Leaf abaixo de R$ 100 mil
O Leaf é o maior de todos, com 4,48 metros de comprimento e uma excelente distância entre-eixos de 2,70 metros. A bateria é de 40 kWh, o que garante uma autonomia de aproximadamente 192 km.
Nissan Leaf - Ficha Técnica
- Motor: Elétrico — 150 cv de potência e 32,6 kgfm de torque
- Câmbio: Automático — 1 velocidade
- Tração: Dianteira (FWD)
- Bateria: 40 kWh
- Autonomia: Até 192 km (PBEV)
- Comprimento: 4,48 metros
- Distância entre os eixos: 2,70 metros
- Altura: 1,56 metro
- Largura: 1,79 metro
- Porta-malas: 435 litros
Saiba mais:
- 10 carros até R$ 300 mil que vão mais longe
- Ford e Renault juntas por dois carros elétricos
- 12 carros elétricos até R$ 200 mil: encontre o seu
- Calor e chuvas extremas exigem cuidados na pintura
Dicas para comprar carro elétrico usado por menos de R$ 100 mil
O mercado de carros elétricos usados ganhou força nos últimos anos, impulsionado pela queda natural de preços após três ou quatro anos de uso e pela chegada de novos modelos ao país. Para quem busca entrar no mundo dos elétricos gastando menos de R$ 100 mil, há boas oportunidades na Webmotors — mas também cuidados diferentes daqueles aplicados aos veículos a combustão.A seguir, um guia objetivo com os principais pontos que devem ser verificados antes de fechar negócio e comprar um carro elétrico usado.
1. Estado da bateria
A bateria é o componente mais caro de um carro elétrico e, por isso, deve ser o primeiro item a ser analisado.- Verificar o SOH (State of Health), indicador que mostra a saúde da bateria.
- Conferir se o modelo permite leitura via scanner ou relatório da concessionária.
- Conferir se a bateria ainda está dentro da garantia, que é de 8 e 10 anos, dependendo do modelo e da marca.
2. Histórico de carga
Saber como o antigo proprietário recarregava o veículo ajuda a prever sua durabilidade.- Identificar se o carro era carregado majoritariamente em casa, com baixa potência — o que tende a preservar a bateria.
- Evitar unidades que dependiam somente de carga rápida (DC).
- Verificar se havia estação adequada no local de uso (condomínio, residência, comércio).
3. Sistema de arrefecimento da bateria
Nem todos os elétricos utilizam o mesmo tipo de resfriamento.- Preferir modelos com arrefecimento líquido, que controlam melhor a temperatura.
- Verificar se há registros de manutenção do sistema, como troca de fluido.
- Observar a presença de alertas no painel relacionados à temperatura.
4. Revisões e histórico de manutenção
Embora elétricos tenham menos peças móveis, ainda exigem cuidados.- Conferir revisões obrigatórias: itens como filtros, fluido do arrefecimento, software e inspeções gerais.
- Verificar se o veículo passou por campanhas de recall.
- Observar eventual troca de componentes eletrônicos, como inversores e módulos de potência.
5. Estado dos carregadores e cabos
O kit de carregamento original é caro e indispensável.- Checar se o carro vem com carregador portátil e cabo de carga AC.
- Inspecionar pinos, conectores e trincas no cabo.
- Confirmar se o conector é compatível com estações da sua região (padrões tipo 1, tipo 2 ou CCS2).
6. Pneus, freios e suspensão
Mesmo que o powertrain exija pouca manutenção, o peso maior dos elétricos provoca desgaste diferente.- Pneus tendem a se desgastar mais rápido; verificar data de fabricação e desgaste por ombro.
- Freios podem sofrer cristalização por uso reduzido graças à regeneração.
- Olhar buchas e amortecedores, já que o peso das baterias exige mais do conjunto.
7. Software, atualizações e conectividade
O funcionamento do carro elétrico depende fortemente do software.- Verificar versão do sistema e se há atualizações pendentes.
- Confirmar funcionamento de telas, sensores, câmeras e assistentes de condução.
- Avaliar se o modelo suporta atualizações OTA (over the air), que prolongam a vida útil do veículo.
8. Compatibilidade com eletropostos
Antes de fechar negócio, é importante entender as rotas mais frequentes do comprador.- Identificar disponibilidade de estações próximas.
- Confirmar se o padrão de carga rápida do carro (CCS, CHAdeMO, GB/T) possui rede adequada na sua região.
- Levantar custo de carregamento, principalmente em viagens.
9. Desvalorização e liquidez
Elétricos ainda estão formando histórico no mercado brasileiro.- Analisar o comportamento de preço dos últimos anos do modelo desejado.
- Observar liquidez: alguns elétricos têm procura alta no usado; outros, nem tanto.
- Avaliar se existe rede de concessionárias capaz de atender o veículo no pós-venda.
10. Test-drive é essencial
O teste de rodagem deve incluir:- Verificação de ruídos anormais no conjunto elétrico.
- Teste da regeneração em diferentes níveis.
- Rodagem em piso irregular para sentir o comportamento da suspensão.
- Conferência do uso da autonomia real durante o trajeto.
Comentários