Na última semana, a Ford divulgou a nova geração do Bronco e ao mesmo tempo um modelo inédito: o Bronco Sport. A marca aproveitou o nome do SUV focado no off-road para lançar um SUV médio bem mais urbano.
No entanto, isso não é novidade entre os fabricantes automotivos. Diversas vezes as marcas optaram por reaproveitar um nome de sucesso para batizar carros de outros segmentos. Separamos alguns exemplos abaixo.
Apesar de receberem sobrenomes, a dupla de SUVs da empresa japonesa se aproveita mesmo é do nome de modelos que fazem sucesso. O Corolla é o carro mais vendido do mundo, enquanto o Yaris tem bons números na Europa. A propósito, ambos são contados para chegarem ao Brasil nos próximos anos.
“Carro de jogador de futebol” nos anos 1990, o Eclipse era um esportivo da marca japonesa. Apesar do relativo sucesso, especialmente em termos de conhecimento de marca, o pioneiro ficou pouco tempo no Brasil. Recentemente, a Mitsubishi iniciou a fabricação do agora SUV por aqui.
O icônico pony car se transformou em um SUV - e elétrico ainda por cima. Foi o jeito que a Ford encontrou para criar impacto em um segmento com cada vez mais concorrentes. O modelo também é cotado para chegar ao Brasil futuramente.
Não bastou ressuscitar com o hatch, o Tipo precisou trazer uma família toda consigo. Tem versões sedã e perua. Além disso, para a próxima geração, já se especula que o modelo passe a ser um SUV, mesmo com o sucesso da linha atual.
Lembra do cupê de 1973? Bem, longe das Américas, a história é um pouco diferente. A Ford usou esse nome entre 1988 e 1994 para um SUV australiano derivado do Nissan Patrol. Na Europa, entre 1993 e 1999, a Ford escolheu o Nissan Terrano II, outro SUV, mas de tamanho inferior, para ser vendido como Ford Maverick. Por fim, entre 2004 e 2007, também na Europa, a versão européia do Escape também usava o nome. Recentemente foi cogitada o retorno em outro SUV.