BMW M EV Prototype começa a ser testado

O protótipo do esportivo totalmente eletrificado é baseado no i4 M50 e será equipado com quatro motores elétricos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW M EV Prototype começa a ser testado
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano de 2022 marca o 50º aniversário da BMW Motorsport GmbH, renomeada para BMW M GmbH em 1993. A divisão mais esportiva da marca alemã nunca ofereceu um veículo elétrico, até agora.

Os modelos BMW i4 M50 e o iX M60 podem ter o emblema M, mas não são BMW M "puro-sangue". O primeiro carro M adequado com propulsão totalmente elétrica está chegando, assim confirmou a divisão de desempenho da fabricante alemã. Vale lembrar que o BMW i4 será comercializado no Brasil e já consta no site da marca por aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Baseado no i4 M50, o conceito BMW M EV apresenta quatro motores elétricos que oferecem tração nas quatro rodas e um sistema de controle de dinâmica de direção integrado. Juntos, eles fornecem "um nível sem precedentes de desempenho e experiência".

Protótipo M EV é baseado no i4, que já foi confirmado para o mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

O conceito de teste apresenta uma carroceria modificada no estilo BMW M, com os arcos das rodas largos permitindo a integração dos eixos dianteiro e traseiro de alto desempenho construídos para esse propósito.

Na frente, o veículo terá uma rigidez de torção particularmente alta, com o arranjo dos radiadores também baseado na configuração dos modelos M3/M4.

Desempenho do BMW M EV Prototype

No coração do veículo de teste conceito está o sistema de tração nas quatro rodas M xDrive com quatro motores elétricos, que agora está fazendo sua estreia na estrada.

Ter cada roda acionada por um motor elétrico abre possibilidades completamente novas, com a divisão esportiva da BMW dizendo que permite uma distribuição infinitamente variável, extremamente precisa e ao mesmo tempo muito rápida do torque.

BMW M EV Prototype está em fase de testes
Crédito: Divulgação
toggle button

A divisão de alto desempenho da fabricante alemã afirma ainda que a potência e o torque dos motores elétricos de reação instantânea são um divisor de águas para os veículos elétricos de alto desempenho.

Por exemplo, a transmissão de potência ideal para a estrada é calculada pela unidade de controle central em milissegundos a partir dos valores da posição do pedal do acelerador, ângulo de direção, aceleração longitudinal e lateral, velocidades das rodas e outros parâmetros.

Os sinais são então transmitidos com a mesma rapidez e diretamente por meio de uma embreagem multidisco e diferenciais para os quatro motores, que são capazes de implementá-los de forma imediata e precisa.

Assista ao vídeo divulgado pela marca:

Comentários
Wid badge