Lembra daquele tempo em que carro elétrico parecia coisa de um futuro distante? Pois bem, isso já é passado. A BYD acaba de atingir um marco importante no país: 100 mil carros 100% elétricos emplacados, pouco mais de três anos depois do início das operações.
O número mostra o avanço acelerado da eletrificação no Brasil e reforça como os modelos da marca ganharam espaço entre consumidores que buscavam uma alternativa mais tecnológica — e, muitas vezes, mais econômica — ao carro a combustão.
O crescimento meteórico da BYD no Brasil
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), citados pela própria empresa, a BYD lidera o segmento de carros elétricos e vendeu, nesse período, mais do que a soma de vários concorrentes.
O avanço foi impulsionado pela chegada dos modelos de entrada, principalmente Dolphin e Dolphin Mini, que ampliaram o público interessado em elétricos.
E por que tanta procura por carros elétricos?
Além da experiência de dirigir um carro sem ruído e sem emissões locais, o elétrico também pesa menos no bolso no uso diário.
Dependendo da tarifa de energia e se o carregamento é feito em casa, o custo por quilômetro rodado pode ser até 80% menor do que em um veículo movido a combustão.
Alguns estados, como São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, também oferecem incentivos, como isenção de rodízio ou redução no IPVA — fatores que ajudam a acelerar a adoção desses modelos. Hoje, SP, DF, RJ e RS concentram a maior parte dos emplacamentos da BYD.
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Os modelos 100% elétricos mais vendidos da BYD
Entre os 100 mil veículos, os que mais aparecem nas ruas são:
- Dolphin Mini — 48.301 unidades
- Dolphin GS — 26.916 unidades
- Dolphin Plus — 7.400 unidades
- Seal — 7.169 unidades
- Yuan Plus — 4.959 unidades
Um passo importante para o mercado brasileiro
Cada novo elétrico circulando representa, além da redução de emissões, uma mudança de comportamento do consumidor e um empurrão no desenvolvimento da infraestrutura de recarga. O marco também acontece em um momento em que a rede da marca já supera 200 concessionárias no país e deve chegar a 250 nos próximos meses.
No fim das contas, a conquista dos 100 mil carros elétricos não é só um número. É um sinal claro de que a eletrificação deixou de ser tendência para se tornar realidade nas ruas brasileiras.
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