Meses depois de apresentar a nova Ranger, a Ford revelou o Everest 2023, a terceira geração do SUV de sete lugares derivado da picape média. Apesar de ser um ilustre desconhecido no Brasil, o Everest compete com Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4 na Ásia e na Oceania.

Com a promessa de ser um produto mais globalizado, o Everest 2023 é construído sobre um chassi de longarinas e é dotado da mecânica e dos principais equipamentos da Ranger. O design dianteiro, aliás, é idêntico ao da picape.
O interior do SUV ficou mais sofisticado com a adoção do painel digital (de 8 ou 12 polegadas, de acordo com a versão) e da nova central multimídia SYNC4 com tela vertical de 10,1” parecida com um tablet.
Em sua configuração mais completa, Platinum, o Everest será equipado com tecnologias de auxílio à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, além de câmeras com visão em 360°, faróis em LED Matrix e teto solar panorâmico, entre outros recursos.
As motorizações confirmadas para o Everest 2023 serão definidas de acordo com o mercado onde o SUV será vendido. Em alguns países, o SUV será equipado com o motor 2.0 a diesel com um ou dois turbocompressores, enquanto outros mercados terão o EcoBoost 2.3 turbo a gasolina. Já a versão mais cara do Everest será movida por um 3.0 V6 turbodiesel.
A Ford ainda não divulgou os números de potência e torque das motorizações, mas antecipou que o SUV terá opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de 10. O Everest poderá ser configurado em versões com tração traseira ou 4x4 com reduzida.
Assim como a Ranger, o Everest é capaz de atravessar alagamentos de até 80 centímetros de profundidade. Para quem gosta de usar o veículo em trilhas e atividades ao ar livre, o SUV ainda pode carregar 100 kg em equipamentos nos racks de teto e ainda tem espaço para uma bateria auxiliar no cofre do motor para alimentar acessórios de camping.
O monitor de ponto cego, por sua vez, pode ser utilizado durante o reboque de trailers de até 10 metros de comprimento e 2,40 m de largura. Para facilitar nas manobras, o SUV conta com sistema de estacionamento automático (Park Assist) e sensores dianteiros e traseiros.
O Ford Everest 2023 será vendido na Ásia e na Oceania a partir do segundo semestre. As vendas no Brasil ainda não foram confirmadas, mas existe a possibilidade de a Ford ampliar o seu portfólio de SUVs em nosso mercado, uma vez que começará a produzir a nova geração da Ranger na Argentina. Caso decida vender o Everest por aqui, resta saber se o modelo será importado do país vizinho ou da Tailândia, com preços na faixa dos R$ 400 mil.



Email enviado com sucesso!