Ford planeja novo motor V8 para o próximo Mustang

Embora invista em carros elétricos, fabricante não vai deixar de oferecer o clássico propulsor de oito cilindros

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford planeja novo motor V8 para o próximo Mustang
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford está tão interessada em criar carros elétricos que denominou um de seus primeiros modelos totalmente sustentáveis com a alcunha de seu veículo mais icônico: o Mustang (Mach-E).

Mas o Mustang como conhecemos, aquele pony car com motor V8 e tração traseira, vai continuar vivo e uma nova geração já é esperada para 2022. Agora, a grande notícia: para este carro, a Ford deve apresentar um inédito motor V8 de 6,8 litros.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como nós sabemos?

De acordo com nosso parceiros do site Autología, o sindicato canadense acidentalmente confirmou os planos em uma entrevista coletiva, já que o bloco deste novo motor será fabricado em Windsor, ao lado da produção do "monstro" de 7,3 litros utilizado pelas versões Super Duty da Série F de picapes.

Embora o sindicalista Jerry Dias não tenha confirmado exatamente o número de cilindros, parece muito possível que seja um V8, pois um V6 seria muito grande e teria mais de um litro por cilindro. Mesmo assim, vale lembrar que a Ford já teve um V10 de 6,8 litros no passado, que era usado por picapes de trabalho e pelo Excursion. Só que, em um Mustang um motor V8 parece o mais correto.

Próxima geração do Mustang deve receber novo motor V8, de alumínio e com 6,8 litros de capacidade
Crédito: Divulgação
toggle button

Novo motor V8 será de alumínio

Também é lógico que este novo motor seja parente do citado V8 de 7,3 litros, principalmente se considerarmos que ambos serão fabricados na mesma linha. A mudança mais radical seria a construção em alumínio em vez de aço, uma das coisas que torna quase impossível que o atual Mustang utilize o propulsor 7.3 - afinal ele é extremamente pesado.

Feito de alumínio, este novo motor poderia aparecer também na picape F-150 Raptor e em demais variantes superesportivas do Mustang, como também o próximo GT500.

O curioso, porém, é que este novo V8 de 6,8 litros não teria o mesmo tipo de cabeçote como o atual motor V8 5.0 (chamado de Coyote) do Mustang, mas sim um arranjo de válvulas com hastes, assim como faz a família Hemi da FCA e a LS, da GM.

Mesmo com a divulgação dessa notícia, importante dizer que o motor 5.0 permaneceria em produção - portanto a novidade não seria um substituto, mas um suplemento.

Comentários
Wid badge