Muscle car ou pony car: entenda a diferença!

Você já deve ter visto ou lido o termo "pony" como sinônimo de "muscle", mas existe uma diferença. Conheça agora mesmo!

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Muscle car ou pony car: entenda a diferença!
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você que gosta de muscle cars já deve ter ouvido falar ou lido o termo "pony car" e subentendido que eram sinônimos. A história não é bem assim, apesar de muitos sites e canais especializados brasileiros usarem o vocábulo como expressão de sentido semelhante. Na coluna de hoje vou explicar a origem do termo "pony" e a diferença entre um muscle car e um pony car. Confira.

Muscle Culture

"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades e informações sobre a tradicional filosofia norte-americana dos anos 1960 e 1970.

    Muscle car ou pony car?

    Antes de explicar a diferenca, vamos relembrar o que significa muscle car, algo que explicamos no segundo texto da coluna. Na tradução direta do inglês, "carro musculoso" é o termo usado para definir uma categoria de carros esportivos com potência, tamanho e desempenho elevados, nascidos e fabricados originalmente entre os anos 1960 e 1970.

    E o pony, vem da onde? Na tradução direta do inglês, significa algo como "carro pônei". Pelo nome, é de se imaginar que essa nomenclatura seja de um carro menor e menos musculoso (pense em uma analogia entre pôneis e cavalos), mas, ainda assim, forte e com características parecidas com um muscle, certo?

    O raciocínio é exatamente esse. A segmentação de um muscle car menor, mais compacto, acessível e jovem surgiu na medida em que a categoria de muscle cars começou a crescer. Na prática, todo pony car também é um muscle car, mas nem todo muscle pode ser um pony por conta do tamanho.

    Como o Mustang era o maior representante desse segmento até então inédito - ele é um legítimo muscle car e ao mesmo tempo foi um dos pony cars mais promissores -, muitos carros foram criados para seguir essa proposta - afinal o sucesso do carro da Ford foi imediato. O Chevrolet Camaro, o carro da foto que abre essa coluna, é outro exemplo de pony car de muito sucesso no mundo.

    Mustang Mach 1 Na Pista
    Mustang sempre foi exemplo de pony car: um muscle car enxuto, sem muito espaço, com proposta jovial e acessível
    Crédito: Divulgação

    Nos dias de hoje

    Com o passar dos anos, a proposta de muscle car perdeu um pouco o foco - tanto que hoje em dia temos poucos representantes vivos. Fato é que a maioria dos "tradicionais" modelos representantes do segmento de muscle cars desapareceu ou se transformou em carros com estilos completamente diferentes.

    Isso nos leva à seguinte pergunta: Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Dodge Challenger de geração atual são pony cars ou só muscle cars? Para responder, vamos pensar em sua proposta: atrair jovens com pegada descolada (e necessariamente endinheirados em muitos países, como no Brasil) sem exagerar no tamanho, algo contrário do que faziam os muscle clássicos como o Chevrolet Impala, Dodge Charger e o Ford Galaxie.

    Isso nos leva a concluir que os remanescentes da clássica categoria norte-americana são legítimos pony cars - ou vai dizer que dá para levar dois ou três adultos no banco traseiro de qualquer um dos três exemplos?

    Embora essa diferenciação seja clara, a definição de "pony car" e "muscle car" é, e sempre será, aberta a debates. Muitos puristas, aliás, insistem em dizer que apenas o Dodge Challenger é o único muscle car que restou, de modo que os atuais Mustang e Camaro devam ser classificados como pony cars ou meramente esportivos. Mas isso é discussão para uma próxima coluna...

    Comentários