Híbrido, Toyota Crown é global, luxuoso e "cross"

Conheça a nova geração do produto que figura no topo da gama da marca japonesa e que promete fazer até 16 km/litro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Híbrido, Toyota Crown é global, luxuoso e "cross"
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem é fã da marca sabe o que é um Toyota Crown. Lá fora, ele é uma espécie de BMW Série 7, Audi A8 ou Mercedes-Benz Classe S da marca japonesa, refinado e super requintado, que compete em luxo com os rivais acima citados e até com modelos da Lexus, divisão sofisticada da própria empresa.

Pois o Toyota Crown acaba de mudar lá fora. Recebe uma nova (a 16ª!) geração e agora promete ser global - e, portanto, quem sabe, até ser vendido no Brasil, sendo posicionado acima do atual Camry, que hoje custa a partir de R$ 331.790. E tem mais: híbrido, ele promete fazer até 16 km/l.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é  novo Toyota Crown

Com 4,93 m de comprimento, ele é um sedã com jeitão de crossover justamente pelo desenho diferente, que tem estilo aventureiro especialmente na traseira. Note pelas fotos que ele tem suspensão elevada e até cobertura plástica sobre as caixas de rodas, como fazem alguns carros com esse tipo de pegada "cross".

É curioso lembrar, ainda, que o novo Peugeot 408 também tem perfil parecido. E que a Ford trabalha em substitutos para o Fusion com a mesma pegada, seja na versão chinesa ou no utilitário que poderá herdar seu nome. Será este o futuro dos sedãs? Uma "suvinização"?

Toyota Crown 2023
Toyota Crown 2023 será global, híbrido e poderá até vir ao Brasil, mas para ficar acima do Camry
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo a Toyota, o design do novo Crown é inspirado no do conceito bZ4X, que também deve originar outros veículos. Ele terá dois tipos de trem-de-força, mas ambos serão híbridos. O primeiro deles será composto por um motor 2.5 de quatro cilindros combinado a dois motores elétricos - e aqui falamos da quarta geração do conjunto que hoje equipa o RAV4.

Com câmbio CVT, essa opção será dedicada às versões de entrada, XLE e Limited, e será capaz de fazer os 16 km/l anunciados pela empresa.

Já a configuração mais cara, no topo da gama, que será chamada de Platinum, terá um conjunto que combina um motor 2.4 quatro cilindros turbo também com dois motores elétricos, com estimados 345 cv. Nessa, o câmbio será automático com seis marchas. E a promessa é de fazer 11,9 km/l. Todos os conjuntos mecânicos serão completados por um sistema de tração integral.

Aliás, o nível de luxo é tanto que aqui vale dizer que, enquanto as versões de entrada XLE e Limited terão suspensão traseira independente por multibraços, a configuração mais cara deverá ter até suspensão adaptativa variável, com ajuste eletrônico. Na versão mais invocada o carro deverá ter até diferentes modos de condução para tornar a experiência de direção mais divertida.

Toyota Crown 2023 Painel
Toyota Crown é um sedã grande bem popular na Ásia, que já existe há 16 gerações
Crédito: Divulgação
toggle button

Por dentro, conectividade

O bom nível de requinte segue na parte de dentro, com uma série de equipamentos de carros de luxo como outros rivais dessa categoria. O Crown promete oferecer a última versão da central multimídia da Toyota, que poderá ser acessada por uma tela de 12,3" com conexão wi-fi e CarPlay e Android Auto sem fio. Com toda certeza ele será equipado com o pacote de segurança Toyota Safety Sense 3.0.

Embora já tenha sido revelado, os preços do Crown ainda não foram divulgados para nenhum dos 40 países onde ele será vendido. Mas aqui, para nos ambientar, vale dizer que ele custaria muito mais que os atuais R$ 332 mil cobrados pelo Toyota Camry. E aí, você teria um?

Toyota Crown 2023 Traseira
Configuração do Toyota Crown permite colocar rodas de 19" de dois tons ou até de até 21"
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários