Em um ano atípico e com várias alternâncias na posição dos emplacamentos, mais uma reviravolta entre os carros mais vendidos ocorre no mês setembro. O Hyundai HB20 ser o carro mais vendido do país nem surpreende muito, já que o modelo sempre figurou no pódio do ranking dos mais comercializados. Porém, a vice-liderança traz a Fiat Toro, que superou a Strada e se tornou o comercial leve mais negociado do país no mês passado.
Na sequência da "classificação" dos carros mais vendidos de setembro, mais uma vez presença forte do Grupo Stellantis. O Jeep Compass ficou em terceiro e a Fiat Strada com um discreto (para os seus padrões de emplacamentos) quarto lugar. Em quinto surge o Volkswagen T-Cross, seguido do Fiat Argo.
No total, setembro teve 142.354 1 unidades entregues entre automóveis de passeio e comerciais leves. O número é 28,3% menor que o registrado no mesmo mês de 2020, o que deixa evidente como a falta de peças ainda afeta a produção e as vendas. Contudo, no acumulado de 2021, o mercado registra quase 1,47 milhão de veículos vendidos das duas categorias, número 13% maior que os nove primeiros meses do ano passado.
Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa as concessionárias do país, divulga relatório com os números de vendas de veículos 0 km, com os dados divididos por categoria. Abaixo, veja quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Eterno vice do Chevrolet Onix durante anos a fio, o Hyundai HB20 bota banca e assume a liderança entre os hatches, além de fechar como o carro mais vendido de setembro. O compacto da marca sul-coreana teve 7.147 unidades emplacadas no mês, o que o ajuda a ser, no acumulado de 2021, o automóvel de passeio mais negociado do Brasil.
Desta forma, em setembro, o HB ficou bem à frente do Fiat Argo (4.911), que foi o maioral na categoria nos últimos três meses. Em terceiro lugar entre os hatches, outro modelo da marca italiana, o Fiat Mobi, que em setembro teve 4.574 licenciamentos.
Vale registrar que, aos poucos, o Chevrolet Onix, líder do mercado nacional desde 2015, retoma o ritmo. A produção do compacto da General Motors em Gravataí (RS) foi reiniciada há pouco tempo e o modelo ficou em quarto lugar entre os hatches. Porém, as 4.311 unidades ainda são muito tímidas para reverter o quadro e garantir um heptacampeonato no mercado geral.
Se entre os hatches a linha compacta da GM ainda patina, na categoria de sedãs o Chevrolet Onix Plus já retomou a liderança, pelo menos no levantamento dos carros mais vendidos de setembro. O três-volumes produzido no Rio Grande do Sul fechou o mês passado com 3.747 unidades entregues.
O Onix Plus superou o Fiat Cronos, que já experimentou a liderança do segmento em junho e terminou setembro na segunda colocação (2.302). Foi seguido de perto pelo Toyota Corolla, que fecha o pódio de sedãs de setembro com 2.280. O Hyundai HB20S ficou pouca coisa atrás (2.269) e, em quinto, o Honda Civic, com 1.891.
O Jeep Compass emplacou o segundo mês como o SUV mais comercializado do Brasil. O modelo médio, que passou por atualizações este ano e ganhou motor 1.3 turboflex, anotou 6.823 unidades em setembro. A segunda colocação ficou com o Volkswagen T-Cross, que teve 5.733 unidades, e o terceiro lugar foi para o Hyundai Creta, com 4.550 carros vendidos.
O líder absoluto dos SUVs no acumulado do ano, o Jeep Renegade, não apareceu no pódio de setembro. Vendeu poucas unidades a menos que o Creta e terminou em quarto lugar, com 4.503, mas na soma dos nove meses de 2021 já passou dos 58 mil emplacamentos. No ranking dos SUVs de setembro, a quinta posição foi do Chevrolet Tracker: 3.936.
É isso mesmo que você leu. Depois de anos, a líder absoluta entre os comerciais leves e os carros mais vendidos amarga uma vice-liderança. A picape mais negociada do Brasil em setembro foi a Fiat Toro, que registrou 6.852 vendas. Desta forma, a médio-compacta - remodelada este ano - conseguiu ficar à frente de sua companheira de concessionária, a Fiat Strada, que também enfrenta problemas de insumos para sua produção e anotou 5.769 unidades.
Na categoria, a Toyota Hilux volta ao pódio, com 4.396 unidades. A picape média da marca japonesa conseguiu ultrapassar a Chevrolet S10 , que foi a terceira em agosto, mas agora ficou na quarta posição, com 4.234. Bem mais distante, em quinto, aparece a insistente Volkswagen Saveiro, com 1.389 emplacamentos em setembro.
Mesmo assim, a Strada dificilmente perde o posto de carro mais vendido do país em 2021. De janeiro a setembro, já são 85.377 unidades comercializadas.
Pelo segundo mês consecutivo, o BMW Z4 aparece no topo da categoria e é o carro mais vendido em setembro entre os esportivos. O roadster da marca alemã teve 61 unidades vendidas no mês passado e novamente ficou à frente do Porsche 911, que alcançou 47 emplacamentos. Em terceiro, outro modelo da casa de Stuttgart: o Porsche Taycan, com 29 carros entregues.
Porém, no acumulado do ano, o 911 ainda reina absoluto entre os sport cars. Nestes nove meses de 2021, o tradicional cupê da Porsche soma 780 unidades, mais que o dobro de vendas do Z4 (357). Lembramos que essa categoria leva em conta só modelos "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, variantes esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6.