Hyundai HB20 é o carro mais vendido em setembro

Hatch da marca sul-coreana toma a liderança e Fiat Toro supera a companheira Strada no ranking dos emplacamentos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Hyundai HB20 é o carro mais vendido em setembro
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em um ano atípico e com várias alternâncias na posição dos emplacamentos, mais uma reviravolta entre os carros mais vendidos ocorre no mês setembro. O Hyundai HB20 ser o carro mais vendido do país nem surpreende muito, já que o modelo sempre figurou no pódio do ranking dos mais comercializados. Porém, a vice-liderança traz a Fiat Toro, que superou a Strada e se tornou o comercial leve mais negociado do país no mês passado.

Na sequência da "classificação" dos carros mais vendidos de setembro, mais uma vez presença forte do Grupo Stellantis. O Jeep Compass ficou em terceiro e a Fiat Strada com um discreto (para os seus padrões de emplacamentos) quarto lugar. Em quinto surge o Volkswagen T-Cross, seguido do Fiat Argo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No total, setembro teve 142.354 1 unidades entregues entre automóveis de passeio e comerciais leves. O número é 28,3% menor que o registrado no mesmo mês de 2020, o que deixa evidente como a falta de peças ainda afeta a produção e as vendas. Contudo, no acumulado de 2021, o mercado registra quase 1,47 milhão de veículos vendidos das duas categorias, número 13% maior que os nove primeiros meses do ano passado.

Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa as concessionárias do país, divulga relatório com os números de vendas de veículos 0 km, com os dados divididos por categoria. Abaixo, veja quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.

Carros mais vendidos em setembro de 2021

Hatch: Hyundai HB20

Hyundai Hb20 Evolution 1.0 1261 carro mais vendido em setembro
Hyundai HB20 foi o hatch e o carro mais vendido de setembro
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Eterno vice do Chevrolet Onix durante anos a fio, o Hyundai HB20 bota banca e assume a liderança entre os hatches, além de fechar como o carro mais vendido de setembro. O compacto da marca sul-coreana teve 7.147 unidades emplacadas no mês, o que o ajuda a ser, no acumulado de 2021, o automóvel de passeio mais negociado do Brasil.

Desta forma, em setembro, o HB ficou bem à frente do Fiat Argo (4.911), que foi o maioral na categoria nos últimos três meses. Em terceiro lugar entre os hatches, outro modelo da marca italiana, o Fiat Mobi, que em setembro teve 4.574 licenciamentos.

Vale registrar que, aos poucos, o Chevrolet Onix, líder do mercado nacional desde 2015, retoma o ritmo. A produção do compacto da General Motors em Gravataí (RS) foi reiniciada há pouco tempo e o modelo ficou em quarto lugar entre os hatches. Porém, as 4.311 unidades ainda são muito tímidas para reverter o quadro e garantir um heptacampeonato no mercado geral.

Pódio dos hatches em setembro

  1. Hyundai HB20 com 7.147 unidades vendidas
  2. Fiat Argo com 4.911 unidades vendidas
  3. Fiat Mobi com 4.574 unidades vendidas
  4. Sedã: Chevrolet Onix Plus

    Chevrolet Onix Plus Premier 2021 carro mais vendido entre os sedãs
    Chevrolet Onix Plus chegou à linha 2022 e assumiu a ponta entre os sedãs
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Se entre os hatches a linha compacta da GM ainda patina, na categoria de sedãs o Chevrolet Onix Plus já retomou a liderança, pelo menos no levantamento dos carros mais vendidos de setembro. O três-volumes produzido no Rio Grande do Sul fechou o mês passado com 3.747 unidades entregues.

    O Onix Plus superou o Fiat Cronos, que já experimentou a liderança do segmento em junho e terminou setembro na segunda colocação (2.302). Foi seguido de perto pelo Toyota Corolla, que fecha o pódio de sedãs de setembro com 2.280. O Hyundai HB20S ficou pouca coisa atrás (2.269) e, em quinto, o Honda Civic, com 1.891.

    Pódio dos sedãs em setembro

    1. Chevrolet Onix Plus com 3.747 unidades vendidas
    2. Fiat Cronos com 2.302 unidades vendidas
    3. Toyota Corolla com 2.280 unidades vendidas
    4. SUV: Jeep Compass

      Jeep Compass Longitude T350 Diesel (pack 80 0401
      Jeep Compass mais uma vez foi o SUV mais emplacado entre os carros mais vendidos de setembro
      Crédito: Ricardo Rollo/WM1
      toggle button

      O Jeep Compass emplacou o segundo mês como o SUV mais comercializado do Brasil. O modelo médio, que passou por atualizações este ano e ganhou motor 1.3 turboflex, anotou 6.823 unidades em setembro. A segunda colocação ficou com o Volkswagen T-Cross, que teve 5.733 unidades, e o terceiro lugar foi para o Hyundai Creta, com 4.550 carros vendidos.

      O líder absoluto dos SUVs no acumulado do ano, o Jeep Renegade, não apareceu no pódio de setembro. Vendeu poucas unidades a menos que o Creta e terminou em quarto lugar, com 4.503, mas na soma dos nove meses de 2021 já passou dos 58 mil emplacamentos. No ranking dos SUVs de setembro, a quinta posição foi do Chevrolet Tracker: 3.936.

      Pódio dos SUVs em setembro

      1. Jeep Compass com 6.823 unidades vendidas
      2. Volkswagen T-Cross com 5.733 unidades vendidas
      3. Hyundai Creta com 4.550 unidades vendidas
      4. Picape: Fiat Toro

        Fiat Toro desbancou a toda poderosa Strada entre os carros mais vendidos de setembro
        Crédito: Ricardo Rollo/WM!
        toggle button

        É isso mesmo que você leu. Depois de anos, a líder absoluta entre os comerciais leves e os carros mais vendidos amarga uma vice-liderança. A picape mais negociada do Brasil em setembro foi a Fiat Toro, que registrou 6.852 vendas. Desta forma, a médio-compacta - remodelada este ano - conseguiu ficar à frente de sua companheira de concessionária, a Fiat Strada, que também enfrenta problemas de insumos para sua produção e anotou 5.769 unidades.

        Na categoria, a Toyota Hilux volta ao pódio, com 4.396 unidades. A picape média da marca japonesa conseguiu ultrapassar a Chevrolet S10 , que foi a terceira em agosto, mas agora ficou na quarta posição, com 4.234. Bem mais distante, em quinto, aparece a insistente Volkswagen Saveiro, com 1.389 emplacamentos em setembro.

        Mesmo assim, a Strada dificilmente perde o posto de carro mais vendido do país em 2021. De janeiro a setembro, já são 85.377 unidades comercializadas.

        Pódio das picapes em setembro

        1. Fiat Toro com 6.852 unidades vendidas
        2. Fiat Strada com 5.769 unidades vendidas
        3. Toyota Hilux com 4.396 unidades vendidas
        4. Esportivo: BMW Z4

          BMW Z4 foi o esportivo mais vendido pelo segundo mês seguido
          Crédito: Divulgação
          toggle button

          Pelo segundo mês consecutivo, o BMW Z4 aparece no topo da categoria e é o carro mais vendido em setembro entre os esportivos. O roadster da marca alemã teve 61 unidades vendidas no mês passado e novamente ficou à frente do Porsche 911, que alcançou 47 emplacamentos. Em terceiro, outro modelo da casa de Stuttgart: o Porsche Taycan, com 29 carros entregues.

          Porém, no acumulado do ano, o 911 ainda reina absoluto entre os sport cars. Nestes nove meses de 2021, o tradicional cupê da Porsche soma 780 unidades, mais que o dobro de vendas do Z4 (357). Lembramos que essa categoria leva em conta só modelos "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, variantes esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6.

          Pódio dos esportivos em setembro

          1. BMW Z4 com 61 unidades vendidas
          2. Porsche 911 com 47 unidades vendidas
          3. Porsche Taycan com 29 unidades vendidas
          4. Tags:Mercado
            Comentários