A marca chinesa JAC Motors revelou a linha 2021 de três de seus SUVs à venda no mercado brasileiro - o trio T40, T50 e T60 - que agora passam a incorporar no nome o sobrenome "Plus". O quarto é o T80, que por ora não muda.
Vamos começar com os preços.
Vamos começar com o menor deles, que foi concebido originalmente para o mercado brasileiro de acordo com a empresa - o modelo seria nacional se a fábrica da JAC em Camaçari, na Bahia, tivesse chegado a existir. Visualmente é o que traz menos mudanças, embora existam: para-choques dianteiro e traseiro são novos, assim como a grade frontal e as rodas aro 17" da versão CVT.
Segundo a JAC, os novos T40 devem começar a chegar à rede de concessionárias da marca já no final deste mês, portanto ainda este ano. A principal novidade, além do leve retoque estético, está na lista de equipamentos, mais recheada.
O modelo será vendido em apenas uma versão de acabamento, com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. Motores são os mesmos: 1.5 flex de até 127 cv e 15,7 kgf.m de torque no caso do carro com caixa manual; 1.6 a gasolina de até 138 cv e 17,1 kgf.m no modelo automático.
Vem de série com novo sistema de DRL nos faróis; novos acabamentos em cromado e black piano na carroceria; antena do tipo barbatana; novas rodas de liga leve (16 polegadas no M/T e aro 17" no CVT); controles de estabilidade e tração; seis airbags; assistente de partida em rampa; monitoramento da pressão dos pneus; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e luzes de conversão estática.
Por dentro, vem com retrovisor antiofuscante; vidros e travas elétricos; alarme; sistema controlador de velocidade; faróis com regulagem de altura do facho e sistema de acendimento automático (sensor crepuscular); banco do motorista com ajuste de altura; bancos traseiros com Isofix; direção elétrica; câmera 360º; teto solar elétrico; central multimídia com tela tátil de 10 polegadas com espelhamento via CarPlay e Android Auto (via cabo); ar-condicionado e volante multifuncional revestido em couro.
A versão CVT ainda inclui os sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas rápidas, para economizar combustível) e ar-condicionado com função automática.
São 450 litros de capacidade no porta-malas. Anote as dimensões: 4,14 m de comprimento, 1,57 m de altura e 1,75 m de largura e 2,49 m de entre-eixos. Além disso, ambas as versões (M/T e CVT) ainda oferecem um pacote opcional chamado Pack 3, de R$ 3 mil, que inclui bancos de couro ecológicos e câmera de ré.
A promessa do T50 é encantar pelo facelift com desenho futurista, além de uma nova oferta de equipamentos (generosa, como um bom carro chinês) e até uma opção de motor elétrico, que chega ao Brasil em maio de 2022.
As versões com propulsor a combustão, que chegam em janeiro, usam o mesmo motor 1.6 a gasolina do T40 CVT, de 138 cv e 17,1 kgf.m, e câmbio do tipo CVT, bem como o sistema start-stop para economia de combustível.
Vamos às versões:
A versão inicial do carro vem com um segundo sobrenome chamado Pack 2. Vem com faróis com DRL; seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois tipo cortina); assistente de partida em rampas; controle de estabilidade e tração; monitoramento da pressão dos pneus; banco traseiro com Isofix; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; rodas de liga aro 16" e luzes de conversão estática.
Lá dentro, o SUV vem com ar-condicionado digital com função automática; vidros elétricos com antiesmagamento; alarme; trava central e retrovisores com ajuste elétrico; computador de bordo; faróis com regulagem de altura; banco do motorista com ajuste de altura; teto solar elétrico; volante multifuncional; duas entradas USB e direção elétrica, além da central multimídia com tela de 10,25 polegadas e espelhamento de celular via CarPlay e AndroidAuto (por cabo).
A configuração mais cara do T50 agrega a tudo que foi citado os bancos de couro e a câmera 360º. Com 4,35 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o modelo chinês ainda tem 1,64 m de altura e 1,77 m de largura. O porta-malas tem 400 litros na classificação tradicional e 600 l quando medido até o teto.
Por fim, o SUV médio T60 também recebe novo design, também com aspecto futurista, e uma série de novos equipamentos. O modelo será vendido em apenas uma versão (Pack 2), mas que oferece um opcional. O motor, no caso do T60, passa a ser turbinado - conjunto 1.5 turbo a gasolina, com até 168 cv e 21,4 kgf.m de torque - e o câmbio é sempre CVT (nele, com simulação de seis marchas).
De série, o T60 se diferencia dos outros dois modelos por trazer itens como chave presencial; faróis com acendimento automático; painel de instrumentos digital com tela de TFT e três modos de apresentação; freio de estacionamento eletrônico por botão e uma central tátil de comandos que inclui funções do sistema multimídia e do de climatização.
Além disso, o T60 traz a maioria dos itens que já foi citada nos outros modelos: faróis em LED com DRL e regulagem de altura, além de luzes de conversão estática; controlador automático de velocidade (tradicional, sem ser o adaptativo); sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; computador de bordo; volante multifuncional; assistente de partida em rampa; controles de tração e estabilidade; monitoramento da pressão dos pneus; bancos com Isofix; vidros e travas elétricos; retrovisores com ajuste elétrico; direção elétrica e, claro, a tela multimídia de 10,25 polegadas com espelhamento (via cabo) para CarPlay e Android Auto.
O modelo também oferta o pacote de opcionais de R$ 3 mil, que faz seu preço chegar a R$ 121.990, que inclui bancos de couro e câmera de ré.
Com dimensões maiores que os "irmãos" – são 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos –, o T60 Plus é a nova proposta da JAC para atender famílias com até três filhos - para mais pessoas, a oferta da empresa é o SUV T80.
Segundo a JAC, outro diferencial é a capacidade de seu porta-malas, que tem 650 litros e com o rebatimento do banco traseiro pode chegar a 1.210 litros.