A Kia Motors está mesmo disposta a investir forte na eletrificação dos veículos que produz. A marca, que acabou de conquistar o prêmio de Carro do Ano 2022 na Europa com o elétrico EV6, anunciou que lançará mais 14 modelos eletrificados até o fim de 2027. Os planos contemplam tanto carros 100% elétricos quanto híbridos.
E mais: entre os carros que virão por ai estarão duas picapes. Com essa estratégia, a marca sul-coreana deverá apresentar pelo menos dois novos veículos elétricos por ano, plano que supera um compromisso inicial de ter 11 novos elétricos até 2026.
Com essa "ofensiva", a Kia pretende alcançar um volume de vendas de 4 milhões de veículos até 2030, dos quais 1,2 milhão serão modelos 100% elétricos. A soma total engloba os 100% elétricos e também os movidos por motores tradicionais, a combustão, e os híbridos e híbridos plug-in.
A estratégia anunciada é uma evolução do chamado "Plano S" divulgado em 2020, mas com metas mais ambiciosas, e investe também na ideia de a Kia tornar-se "uma fornecedora de soluções de mobilidade sustentável". O plano é baseado em três pilares - pessoas, planeta e lucros - e, para chegar lá, a marca investirá US$ 23 milhões.
Atualmente a Kia vende no Brasil seis modelos (entre os quais o utilitário comercial Bongo), e apenas um apresenta algum grau de eletrificação. É o Kia Stonic, carro dado como prêmio ao atacante Hulk por ter sido eleito o melhor jogador da Supercopa do Brasil. O modelo é um SUV que utiliza um sistema híbrido-leve, no qual um pequeno motor elétrico de 48V funciona como gerador para auxiliar em determinadas situações e "poupar" o propulsor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina de 120 cv de potência e 20,4 kgf.m de torque.
Há previsão para a marca lançar por aqui ainda este ano o Kia Niro, SUV compacto que promete conjunto híbrido mais eficiente, além de bons espaço interno e tecnologia embarcada. As vendas da segunda geração do Niro começaram no início deste ano na Coréia do Sul, e a previsão é de chegada ao Brasil entre setembro e novembro.