Linha do tempo: veja a história da Ford no Brasil

Marca, que anunciou fim da produção de carros, inaugurou a primeira fábrica de automóveis do país em 1919

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Linha do tempo: veja a história da Ford no Brasil
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford no Brasil foi de pioneira a simples importadora. A marca do oval azul, que inaugurou, em 1919, a primeira fábrica de automóveis em nosso território, deixou de produzir no país. Embora a empresa diga que se manterá comprometida com os seus clientes, a decisão dá fim a uma história centenária de operações.

Modelos como Ecosport e Ka deixarão de ser vendidos, assim que terminarem os estoques, conforme a própria empresa já anunciou.  E os veículos que agora formarão o portfólio da empresa serão importados, como a Ranger e o Territory.

Selecionamentos alguns momentos importantes da Ford no Brasil. Confira a trajetória da marca do oval em nosso país:

1904 - Começa a ser vendido no Brasil o Model A original, primeiro veículo produzido por Henry Ford. Importado, o automóvel era comercializado pela agência de William T. Right, no Bom Retiro, em São Paulo.

1908 - O Model T começa a ser vendido no Brasil. Importadores independentes são responsáveis pela comercialização do veículo que caiu no gosto popular.

1919 - Há algum tempo, Henry Ford já pensava em iniciar as operações de sua empresa no Brasil. Em 24 de abril de 1919, a diretoria da companhia aprovou a criação da filial brasileira. Dias depois, em 1º de maio, a Ford começou a montar o Model T em galpão na rua Florêncio de Abreu, no Centro de São Paulo.

Sede Ford no Brasil
Primeira sede da Ford no Brasil
Crédito: Divulgação

1920-1921 - A montadora transferiu suas operações para galpão mais espaçoso na Praça da República. Depois disso, mudou sua sede para a rua Sólon, no Bom Retiro. Lá, a Ford teria sua primeira linha de montagem de veículos em série no Brasil, com capacidade de produção de 4.700 automóveis e 360 tratores por ano.

1928 - Modelo A, sucessor do Model T, chega ao Brasil. No mesmo ano, Henry Ford criou Fordlândia, vila de 10.000 km2  no meio da selva amazônica, no Pará. O local foi escolhido por ter quase 2 milhões de seringueiras para a produção de borracha. Com isso, a empresa não dependeria de fornecedores do exterior para fazer pneus. Uma epidemia acabou com os seringais em 1933 e Fordlândia acabou sendo deixada de lado.

1932 - A Ford tentou, mais uma vez, criar uma vila na selva amazônica. A empresa trocou suas terras pelas de Belterra, que ficava a 60 km de Fordlândia. Logo após o início da Segunda Guerra, no entanto, a companhia devolveu a posse ao governo federal.

Belterra Ford no Brasil
Belterra foi segunda tentativa da Ford de estabelecer vila nos moldes americanos no Brasil
Crédito: Divulgação

1938 - Mercury 1939 começa a ser montado no Brasil. Luxuoso para a época, modelo era produzido sob encomenda.

1953 - Ford inaugura fábrica do Ipiranga, com 200.000 m² de instalações. A produção diária da companhia passou para 125 automóveis. A unidade contava com mais de 2.500 funcionários.

1957 - O caminhão F-600, primeiro veículo Ford brasileiro, sai da linha de montagem. Equipado com motor V8, modelo tinha 40% de índice de nacionalização.

F600 Ford no Brasil
Primeiras unidades do F-600 deixam a linha de montagem
Crédito: Divulgação

1958 - Linha nacional é ampliada com os modelos F-100, F-350 e F-600. No mesmo ano é inaugurada a fábrica de motores no Ipiranga e a fundição de Osasco.

1967 - Ford adquire operações da Willys Overland no Brasil. Galaxie, nacional de luxo, é lançado com motor V8 e direção hidráulica.

1968 - Corcel é lançado. Modelo chega para competir em um segmento que ainda engatinhava no país. Com desenho e nome inspirados no Mustang cupê, vinha equipado com motor 1.3 ou 1.4 e tinha câmbio manual de quatro marchas. Em 1977 seria substituído pelo Corcel II.

Ford Corcel
Ford lançou o Corcel, modelo de muito sucesso no Brasil, em 1968
Crédito: Divulgação

1970 - Ford investe na linha Corcel e lança a perua Belina. Fábrica de São Bernardo do Campo passa a produzir 250 unidades por dia, em dois turnos de trabalho.

1973 - Maverick chega ao Brasil oferecido na configuração cupê e equipado com motor 3.0 seis cilindros em linha e V8 5.0. Depois, o modelo teria versão GT, de produção limitada, e variante de quatro portas.

Maverick chegou ao Brasil em 1973
Crédito: Divulgação

1974 - Fábrica de motores de Taubaté é inaugurada. Ford anuncia investimentos de 400 milhões de dólares no Brasil.

1978 - Campo de Provas de Tatuí é inaugurado.

Embora a Ford tenha fechado suas fábricas, campo de provas de Tatuí manterá suas operações
Crédito: Divulgação

1982-1983 - Ford lança a Pampa, picape derivada do Corcel. No ano seguinte, companhia começa a produzir o Escort, primeiro veículo de plataforma mundial fabricado no Brasil.

1987 - Ford e Volkswagen se juntam e formam a Autolatina, holding que rendeu novos carros para o mercado brasileiro. O acordo entre as duas fabricantes durou quase uma década, terminando em 1995.

1993-1994 - Com a abertura do mercado, a Ford passa a importar Explorer, Taurus, Ranger e Mondeo para o Brasil.

1995 - Ford começa a trazer o Fiesta da Espanha. No ano seguinte, o modelo passaria a ser produzido em São Bernardo do Campo. Companhia anuncia investimento de 2,6 bilhões de dólares no Brasil.

1997 - Primeira geração do Ka, modelo que deixou de ser produzido este ano no Brasil, é lançada. Courier, picape derivada do Fiesta, e perua do Escort também começam a ser vendidas.

Um dos carros mais emblemáticos da Ford no Brasil, Ka começou a ser vendido em 1997
Crédito: Divulgação

1999 - F-250 substitui F-1000 e passa a ser a representante da Ford no segmento de picapes grandes. Fábrica de motores Zetec Rocam é inaugurada em Taubaté.

2000 - Focus chega ao Brasil nas versões hatchback e sedã.

2001 - Ford inaugura complexo industrial em Camaçari, na Bahia. Fábrica de caminhões inicia suas operações em São Bernardo do Campo.

2002-2003 - Novo Fiesta, primeiro modelo do projeto Amazon, é lançado. No ano seguinte, marca começa a vender EcoSport, que foi líder do segmento de SUVs no Brasil por uma década.

Ford EcoSport liderou segmento de SUVs por uma década
Crédito: Divulgação

2006 - Importado do México, Fusion começa a ser vendido no Brasil e se torna representante da Ford no segmento de sedãs grandes.

2010 - Marca lança o Fusion Hybrid, pioneiro no oferecimento de tecnologia híbrida total no Brasil. New Fiesta Sedan começa a ser vendido, assim como a nova geração do Edge.

2011 - Fábrica de Taubaté comemora a produção de 5 milhões de motores e 4 milhões de transmissões.

2013 - New Fiesta começa a ser produzido no Brasil. Fusion ganha versão flex. Linha de caminhões ganha os extrapesados Cargo 2042 e Cargo 2842.

2014 - Nova geração do Ka estreia nas versões hatch e sedã. No mesmo ano, a Ford começa a produzir o motor 1.0 TiVCT tricilíndrico.

Nova geração do Ka começou a ser vendida em 2014
Crédito: Divulgação

2015 - EcoSport comemora 1 milhão de unidades produzidas em Camaçari.

2018 - Ford começa a vender oficialmente o Mustang no Brasil. A sexta geração do modelo chegou com motor 5.0 V8 de 466 cv e 58,1 kgf.m de torque e transmissão automática de 10 velocidades.

Ford só foi começar a vender o Mustang oficialmente no Brasil em 2018
Crédito: Divulgação

2019 - EcoSport perde o estepe na traseira. Ford encerra a produção de caminhões em São Bernardo do Campo.

2021 - Ford fecha suas fábricas no Brasil. Ka e EcoSport deixam de ser produzidos, assim como o Troller T4. Marca passa a ser uma importadora no país.

Comentários