Marcas que já pertenceram a mais de uma empresa

Alguns fabricantes passaram por várias mãos em suas ricas histórias; veja a trajetória da Jeep e outras quatro empresas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Marcas que já pertenceram a mais de uma empresa
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As montadoras nascem, em sua maioria, independentes. Seus donos nutrem expectativas de permanecer na indústria. No entanto, nem sempre as coisas saem conforme o planejado, e essas marcas são adquiridas por concorrentes.

Algumas dessas empresas mudam de mãos até mesmo mais de uma vez. Listamos cinco destes exemplos, de marcas que já pertenceram a mais de uma empresa e ainda estão por aqui, dando o ar da graça e até fazem sucesso.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Marcas que já mudaram de dono mais de uma vez

Volvo Cars

A marca sueca, que recentemente deixou de importar para o Brasil carros puramente à combustão, foi fundada em 1927 por Gustav Larsson. Nasceu como subsidiária da AB SKF, referência na fabricação de rolamentos.

Estacionamento Híbridos Volvo
Volvo terá este ano somente carros eletrificados em seu portfólio aqui no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

No fim da década de 1990, a Volvo acabou absorvida pela Ford. A marca ficou nas mãos da gigante norte-americana até 2010, quando foi vendida para os chineses da Geely.

Chrysler

Uma das grandes produtoras de automóveis dos Estados Unidos, a Chrysler nasceu em 1925. Walter Chrysler a fundou com base nos restos da Maxwell Motor Company.

Em 1998, após anos difíceis, a Chrysler foi adquirida pela Daimler AG (à época Daimler-Benz). Em 2007, a Chrysler voltou a operar com alguma independência. Isso até 2014, quando se tornou subsidiária da Fiat. Deste casamento nasceu a FCA (Fiat Chrysler Automobiles).

Hoje, a Chrysler faz parte do grupo Stellantis, empresa que nasceu este ano com a fusão dos grupos FCA e o Groupe PSA (Peugeot Citroën).

Jaguar

A Jaguar, que recentemente anunciou que busca parceiros para desenvolver nova plataforma de veículos elétricos, é mais uma das marcas que já pertenceram a mais de uma empresa. Fundada em 1922, adotou seu atual nome em meados da década de 1940.

Jaguar foi criada em 1922, mas adotou o atual nome somente em meados da década de 1940
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Em 1966, a marca passou por processo de fusão com a British Motor Company. Depois, em 1968, as duas se uniram à Leyland, e formaram a British Leyland. Em 1984, houve desmembramento da companhia e as ações da Jaguar foram para a Bolsa de Londres.

Em 1990, a marca foi adquirida pela Ford. No entanto, em 2008, a empresa vendeu a Jaguar para a indiana Tata Motors. Em 2013, a Tata uniu as operações de Jaguar e Land Rover, e formou a Jaguar Land Rover.

Land Rover

A Land Rover também passou por algumas mãos durante sua rica história. Entre 1978 e 1994 a empresa foi da British Leyland. No entanto, entre 1986 e 1994 operou com mais independência na Rover Group, mas ainda sob o guarda-chuva da BL.

Land Rover Defender é um dos modelos da marca vendidos aqui no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

A BMW comprou a Rover Group em 1994. Com ela, claro, veio a Land Rover. Os alemães, contudo, se desfizeram da marca em 2001, quando a venderam para a Ford.

Em 2008, a Tata Motors adquiriu a Land Rover. Como já falamos anteriormente, a Tata uniu as operações de Land Rover e Jaguar em 2013, e formou a Jaguar Land Rover, que no início deste ano anunciou a realização de pesquisas de materiais mais leves para a construção de seus modelos.

Jeep

A Willys-Overland se uniu à Kaiser Motors em 1953. Uma década depois, a empresa passou a se chamar Kaiser-Jeep.

Em 1970, a American Motors Corporation comprou as operações da Jeep, que davam prejuízo à Kaiser. Em 1979, a Renault passou a ter controle sobre a American Motors e, por conseguinte, sobre a Jeep.

O renovado Compass é um dos produtos de sucesso da Jeep aqui no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Em 1987, a American Motors foi adquirida pela Chrysler, que absorveu a Jeep. Hoje, tal qual a Chrysler, a Jeep, líder do segmento de SUVs no Brasil com o Renegade e o renovado Compass, faz parte do grupo Stellantis.

Comentários