Motor elétrico dobra potência de Porsche antigo

Modelo da geração 964 trocou o clássico seis-cilindros de 250 cv por propulsor movido a bateria de até 506 cv

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Motor elétrico dobra potência de Porsche antigo
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ainda vai demorar alguns anos para o Porsche 911 ganhar uma variante com motor elétrico, mas a empresa britânica Everrati decidiu criar o seu próprio 911 de emissão zero a partir de um exemplar da geração 964 (produzida entre 1989 e 1994).

O motor original de seis cilindros opostos de 250 cv de potência e 31 kgf.m de torque deu lugar a um propulsor elétrico que entrega 446 cv e 47 kgf.m. Um upgrade de alto desempenho pode ser aplicado para atingir 506 cv e 51 kgf.m.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para efeito de comparação, a versão mais poderosa tem números semelhantes aos do novo 911 GT3.

Segundo a Everrati, o 911 elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Na versão mais potente, o tempo de aceleração cai para apenas 4 segundos.

Para suprir o motor elétrico, a empresa utiliza baterias de 53 kWh, que garantem autonomia de até 290 quilômetros. A recarga de 10% a 100% leva menos de uma hora.

Conta-giros original foi substituído por indicador de potência do motor elétrico
Conta-giros original foi substituído por indicador de potência do motor elétrico
Crédito: Divulgação
toggle button

Para o converter o 911 em elétrico, foi necessário desmontar toda a carroceria para o chassi receber reforços estruturais para suportar o peso das baterias. Os painéis de aço foram substituídos por componentes em fibra de carbono para reduzir o peso total do carro. A Everrati diz apenas que na versão mais potente, o 911 elétrico ficou com menos que os 1.450 kg do modelo original.

A eletrificação permitiu ainda a adoção do sistema de frenagem regenerativa que aciona a função de gerador de energia do motor elétrico assim que o motorista alivia o pedal do acelerador.

Saídas de escape são meramente elementos estéticos
Saídas de escape são meramente elementos estéticos
Crédito: Divulgação
toggle button

Suspensão com novas buchas, amortecedores ajustáveis, além de freios com discos ventilados da Brembo, completam as mudanças no chassi do esportivo elétrico.

As primeiras unidades do Porsche 911 elétrico da Everrati serão entregues no final do ano. Os preços começam em 200 mil libras esterlinas, para a versão de entrada, e 250 mil libras pela configuração de 506 cv (valores equivalentes a R$ 1,5 milhão e R$, 1,9 milhão, respectivamente, em conversão simples na cotação atual).

Comentários