Motor turbo da Renault vai estrear no novo Captur

Marca francesa vai equipar linha 2022 do SUV com propulsor da aliança com Mercedes. Modelo já é produzido no Paraná

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Motor turbo da Renault vai estrear no novo Captur
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O aguardado motor turbo da Renault começa a virar realidade no Brasil. O fabricante francês iniciou a produção do novo Captur em São José dos Pinhais (PR) com o inédito propulsor 1.3, fruto de uma parceria entre a aliança global que a marca tem com Nissan e Mitsubishi, e a Daimler, dona da Mercedes-Benz. O lançamento do SUV está previsto para o dia 7 de julho.

A Renault não deu detalhes sobre o motor turbo, mas a equipe do WM1 vai dar alguns spoilers. Baseado no mesmo 1.3 que já é usado na Europa, o propulsor é flex, dispõe de injeção direta e tem potência estimada entre 160 e 170 cv. O câmbio é o mesmo automático do tipo CVT, só que com novo mapeamento e marchas simuladas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Segundo fontes da marca, o 0-100 km/h do Captur com esse motor turbo da Renault ficará abaixo dos 10 segundos. Para se ter uma ideia, o desempenho será superior até mesmo em relação aos primeiros Captur vendidos aqui com o 2.0 aspirado, que cumpria a mesma aceleração na casa dos 12 s. Ultimamente, o Captur era vendido apenas com o 1.6 SCe de 120/118 cv e aceleração de 13,4 s.

E o desenho do Renault Captur?

Renault Kaptur (hha)
Captur russo servirá de inspiração para o modelo brasileiro, que ganhará o novo motor turbo da Renault
Crédito: Divulgação
toggle button

O Captur brasileiro lançado aqui em 2017 é baseado no russo Kaptur (com "K" mesmo), e não no que é vendido na Europa Ocidental. O SUV produzido no Paraná usa a plataforma do Duster e o desenho também sempre foi inspirado no exemplar do leste europeu. Com esse face-lift não será diferente.

Observe as fotos do Kaptur - o modelo azul que você vê nesta reportagem - que foi renovado na Rússia em 2020. Então, a linha 2022 do Captur nacional deve adotar basicamente nova grade com nichos pontilhados e barra cromada, além de para-choque com entradas de ar e molduras redesenhadas.

Os faróis mantêm o design das lentes, mas ganharão novas seções. Repare que o Captur francês (o modelo branco da foto abaixo) tem conjunto ótico bem mais elaborado.

Renault Captur frncês é diferente do brasileiro
Renault Captur francês tem plataforma diferente da do brasileiro, além de faróis e grade mais elaborados
Crédito: Divulgação
toggle button

Investimento

O Captur 2022 está dentro do pacote de investimentos do fabricante para o Brasil anunciado recentemente. O novo motor turbo da Renault também será usado em breve em versões do Duster. Há expectativa de que Logan e Sandero recebam uma variante deste propulsor, só que com potência na casa dos 130 cv.

Comentários