A nova geração do Nissan Kicks na versão Sense tem motor 1.0 turbo, câmbio automatizado e um pacote bacana - tudo isso sem pesar tanto no bolso. E aí surge a pergunta: quais modelos disputam nessa faixa de preço e motor, no segmento de SUVs compactos?
Se você está de olho num SUV compacto automático, moderno e com bom desempenho, vale a pena conhecer os principais rivais do Kicks Sense: Hyundai Creta 1.0 TGDI Comfort, Volkswagen T-Cross 1.0 200 TSI Comfortline e Honda HR-V EX.
Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Então vamos bater um papo agora para te ajudar a entender melhor essas opções.
A versão Sense é a porta de entrada para a nova geração do Nissan Kicks. Mas nem por isso chega com aquele visual simplão que a gente vê em algumas versões de entrada por aí. Muito pelo contrário.
Além do novo motor 1.0 turbo de três cilindros, que rende 125 cv e 22,4 kgfm de torque, o Kicks Sense tem câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT), que proporciona trocas rápidas e suaves.
E o pacote de equipamentos também agrada: faróis full-LED, luzes diurnas em LED, rodas de 17 polegadas (mesmo que com calotas) e um interior moderno, com tela de sete polegadas para o quadro de instrumentos e de 12,3 polegadas para a central multimídia, que já traz Android Auto e Apple CarPlay de série. O ar-condicionado é manual, mas cumpre seu papel.
Veja também: Renovado, Kicks estreia novo motor e câmbio
Outro destaque vai para o porta-malas, com capacidade para 470 litros, maior que os dos principais concorrentes diretos.
O preço promocional de lançamento é de R$ 159.990, o que posiciona o Kicks no meio do caminho entre os rivais — é mais caro que o Creta Comfort, mas entrega mais equipamentos e espaço interno logo de cara.
O Creta tem um lugar cativo no segmento dos SUVs compactos e a versão Comfort com motor 1.0 TGDI é uma das apostas para quem quer um carro turbo com preço competitivo.
O motor 1.0 turbo rende 120 cv e 17,5 kgfm de torque. É combinado com um câmbio automático de seis marchas. Não é o mais potente da turma, mas entrega desempenho suficiente para quem usa o carro no dia a dia, principalmente na cidade.
O pacote de equipamentos traz o essencial: central multimídia com tela sensível ao toque e conexão com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, volante multifuncional e rodas de liga leve de 16 polegadas. Já o ar-condicionado é manual, como no Kicks Sense.
O Creta tem 4,30 metros de comprimento e um porta-malas com capacidade para 422 litros — é menor que o do Nissan, mas ainda acima da média da categoria.
O preço? R$ 149.620, sendo a opção mais barata entre os rivais.
Se você curte um SUV compacto com pegada urbana e um toque de esportividade, o T-Cross 200 TSI é uma ótima pedida. É equipado com um motor 1.0 turbo, que entrega até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Esse motor tem respostas bastante ágeis no trânsito da cidade e nas estradas.
O câmbio automático de seis marchas é eficiente e ajuda a deixar a condução mais suave.
O T-Cross tem 4,20 metros de comprimento - um pouco menor que o Kicks e o Creta, mas sua distância entre-eixos de 2,65 metros proporciona espaço interno satisfatório.
Entre os equipamentos, o modelo vem com faróis de LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de sensor de estacionamento. A câmera de ré está disponível na versão imediatamente acima, que é mais cara.
O porta-malas comporta 420 litros, um volume interessante para quem precisa levar bagagens no dia a dia.
O preço é R$ 152.490, tornando a disputa ainda mais acirrada.
O HR-V é conhecido pela tradição e pelo conforto que oferece no segmento dos SUVs compactos. A versão EX tem com motor 1.5 aspirado, que rende 126 cv e 15,8 kgfm de torque — torque menor que no Kicks e no T-Cross, mas com uma entrega suave e progressiva.
O câmbio continuamente variável CVT ajuda a manter o consumo sob controle e garante uma condução bem confortável, principalmente em trajetos urbanos e em trânsito pesado.
O HR-V mede 4,33 metros de comprimento e tem o menor porta-malas desse comparativo, com 354 litros. Isso pode ser um ponto negativo para quem valoriza espaço.
De série, essa versão tem faróis full-LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, central multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e ar-condicionado digital.
O HR-V EX custa R$ 156.100 e compete diretamente com o Kicks Sense. Mas ganha no conforto e na tradição da marca.
Se juntarmos tudo, fica claro que o Nissan Kicks Sense tem como trunfos o motor turbo moderno, um bom pacote de equipamentos e o maior porta-malas entre os rivais — 470 litros.
O Hyundai Creta é a opção mais acessível e entrega um bom conjunto pelo preço, mas vem um pouco mais simples nos equipamentos e espaço.
Já o T-Cross, com seu motor 1.0 turbo de até 128 cv e central multimídia maior, entrega boa agilidade e um visual moderno, mas com dimensões um pouco menores e um porta-malas menor que o do Kicks.
Por fim, o Honda HR-V EX aposta no conforto e na tradição da marca japonesa, mas perde em potência, torque e espaço interno quando comparado aos outros modelos.
No fim das contas, a escolha vai depender do que você mais valoriza: espaço e equipamentos (Kicks), preço mais baixo (Creta), agilidade e tecnologia (T-Cross) ou conforto e tradição (HR-V).



Email enviado com sucesso!