Nissan planeja ofensiva elétrica

Marca japonesa quer eletrificar todos seus lançamentos até 2030 como parte de suas metas de emissões zero de carbono

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nissan planeja ofensiva elétrica
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Todos os novos lançamentos da Nissan terão versões elétricas até 2030. Essa é a nova meta da marca japonesa dentro do seu programa de atingir a neutralidade das emissões de carbono até 2050 - o que inclui produtos e operações do fabricante.

Para alguns mercados, contudo, a ofensiva elétrica da Nissan promete ser mais ampla. A ideia é ter só novos produtos eletrificados, já no início da próxima década, em países como Japão, China, Estados Unidos, além de mercados da Europa.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para tal, a empresa diz que vai intensificar as inovações em tecnologias de eletrificação e de produção. O projeto inclui inovações em baterias (inclusive de estado sólido), desenvolvimento de um ecossistema de baterias (com prédios em uma infraestrutura de geração de energia), inovações nos processos de manufatura e maior eficiência em materiais e energia.

No Brasil

Atualmente, a montadora japonesa tem o que é considerado o elétrico mais popular do mundo, o Leaf, que já anotou mais de 500 mil unidades vendidas em todo o planeta. A Nissan também tem tecnologias como o e-Power - sistema híbrido em que o motor a combustão abastece o elétrico que movimenta o carro.

Nissan Leaf vermelho estacionado em frente a um prédio envidraçado
Nissan Leaf, que é vendido no Brasil, é considerado o elétrico mais popular do mundo
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, desde 2015 a marca trabalha na versão elétrica da van NV200 com conjunto que usa motor a hidrogênio cujas células de combustível são alimentadas por um propulsor a etanol. O veículo começou a ser desenvolvido no Brasil e agora está no Japão em testes - com a participação de engenheiros brasileiros.

Por aqui, a marca vende o Leaf com preços a partir de R$ 239.900. O hatch acaba de atingir a marca de 150 unidades emplacadas no Brasil e já responde por 20% de participação no segmento de veículos 100% elétricos. A Nissan brasileira desenvolve também uma versão e-Power para o Kicks e estuda importar o novo X-Trail em variante híbrida, porém o dólar não colabora no momento.

Comentários